Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal!

Notei que meu computador nos últimos tempos tem se tornado meio lento e demorando pra responder em algumas coisas simples (abrir o Firefox por exemplo) e as vezes do nada ele fica super lento e com uso de disco de 100%. Começo desse ano eu coloquei um SSD de 500 Gb nele e reinstalei o Windows, então o problema não foi esse.

Atualmente eu to tendo bastante problema ao tentar jogar o Age of Empires IV e hoje fui atualizar o Windows para o 11 (para ver se não era esse o problema) e descobri que meu processador não é compatível. Pesquisando mais descobri que ele é a segunda peça que eu to a mais tempo (é um i5 3570, comprado em 2013), então imagino que a CPU esteja perto do fim de sua vida útil e faça sentido um upgrade. Minha placa-mãe também é bem antiga (comprei lá por 2011-12), então pode ser esse o problema.

Minha config hoje:

- i5 3570

- 12 Gb RAM DDR 3 (8Gb + 4 Gb)

- Gygabyte GA H61M

- EVGA GeForce GTX 970 4Gb

- Fonte Seasonic S12II-520W

- SSD Crucial BX500

Pesquisando aqui no fórum vi que o pessoal recomenda pegar CPUs da AMD (tipo um Ryzen 5).

Nesse caso, considerando o resto do setup, vocês acham que valeria a pena trocar o CPU e a placa-mãe? Nesse caso, eu trocaria que trocar a RAM também? O que vocês me recomendam? (Quero ter uma ideia de preço para ver se consigo trocar agora, então não to com um orçamento muito fechado)

Postado

@Nonenmacher não era pra ficar lento não. E Age of empires usa pouco do processador. Deve ser a memória RAM. O jogo usa 14gb fácil.

Recomendo 2x8gb do aliexpress a 1600 MHz.

Se quiser rodar jogos mais pesados, faça upgrade pra Ryzen 5 2600, Ryzen 7 2700 juntamente com uma b450m e memórias DDR4.

Postado

@Openkore eu não tenho um orçamento fechado, pensei em torno de 2.000 - 2.500. Mas se fazer sentido pagar um pouco a mais (ou pouco a menos) dado custo-benefício, posso considerar sim. 

O que tu recomendaria de melhor custo-benefício?

Postado

@Nonenmacher

Com esse valor você consegue pegar um ...

1. Core i5 10400f R$1100 +-
  2. Uma placa-mãe b560 (TUF Gamming é R$1100 a vista, tem outras por R$900 [Aorus] e outras mais baratas). Se achar uma b460 mais em conta, pode ser também. A diferença que a b560 serve também processadores da 11º geração (desnecessário, pois o de 10º indicado ja é bem proximo do 11º)
  3. 2x8gb 3000~3600 MHz (R$440,00 +-)

Postado

@Openkoreopa, muito obrigado pela recomendação. Uma dúvida: me lembro a uns anos atrás quando o Ryzen lançou que o pessoal tava recomendado ele ao invés da Intel, mas parei de acompanhar nos últimos anos. Dado sua recomedação pelo i5, tu acha que agora a intel ta valendo mais a pena?

Postado

@Nonenmacher

Questão de preço e desempenho. 

O i5 10400 você acha por menos de R$1100. 

De desempenho igual da AMD, temos o Ryzen 5 3600 que é R$300 mais caro.

Se olhar então para o Ryzen 5 5600 já quase R$700 de diferença.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...