Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia pessoal

Se esse não for o lugar mais apropriado para fazer esse tipo de pergunta me desculpem, porque o que busco não é exatamente resolver um problema e sim entende-lo 

Estou realizando um trabalho, e estava querendo falar nele sobre problemas que algumas configurações da BIOS podem trazer (inclusive aceito ideias), achei um bem interessante que é o não reconhecimento de dispositivos bootaveis.

Achei alguns vídeo onde várias pessoas conseguiram resolver o problema ativando a opção CSM (obs: todas as placa-mãe onde essas pessoas tiveram esse problema era da ASUS, independente da linha)

Em todos os sites que vi, só falavam que o CSM tinha haver com o compatibilidade da BIOS com SO's mais antigos que não tem compatibilidade com UEFI, gostaria de saber o porque ao ativar essa opção a BIOS consegue reconhecer esses dispositivos bootaveis e o que essas outros opções da imagem fazem.

Capturar.PNG

Postado
1 hora atrás, Sinbad disse:

Em todos os sites que vi, só falavam que o CSM tinha haver com o compatibilidade da BIOS com SO's mais antigos que não tem compatibilidade com UEFI, gostaria de saber o porque ao ativar essa opção a BIOS consegue reconhecer esses dispositivos bootaveis

CSM permite que UEFI e BIOS "conversem".. Isso inclui, não só software, como hardware.. Influi também em particionamento de discos..

UEFI usa GPT.. BIOS usa MBR.. O CSM permite que, dispositivos particionados em MBR, possam rodar em ambiente UEFI..

Postado

@RS Faria Ok, deixa eu ver se entendi, então isso basicamente acontece pelo formato em que foi particionado o disco e a configuração da minha placa-mãe, certo? então por exemplo, se eu mudar as configurações da placa-mãe para legacy, e minha unidade de boot estiver particionada em GPT, não dará boot, mas se eu usar essa mesma unidade e mudar para UEFI o boot acontecerá normalmente e a mesma coisa caso eu use uma partição em MBR e tentar dar boot com a opção da BIOS em UEFI, ela não dará boot a não ser que o CSM esteja ativado ou eu mude as as configurações da placa-mãe para UEFI com CSM.

Postado
2 horas atrás, Sinbad disse:

Ok, deixa eu ver se entendi, então isso basicamente acontece pelo formato em que foi particionado o disco e a configuração da minha placa-mãe, certo? então por exemplo, se eu mudar as configurações da placa-mãe para legacy, e minha unidade de boot estiver particionada em GPT, não dará boot, mas se eu usar essa mesma unidade e mudar para UEFI o boot acontecerá normalmente e a mesma coisa caso eu use uma partição em MBR e tentar dar boot com a opção da BIOS em UEFI, ela não dará boot a não ser que o CSM esteja ativado ou eu mude as as configurações da placa-mãe para UEFI com CSM.

Isso mesmo..

MBR e GPT tem formas diferentes de mostrar ao sistema, onde um sistema bootável fica no disco.. Por isso, algum disco pode não ser reconhecido, caso haja essa diferença..

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...