Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, bom dia. Como meu próprio nome de usuário diz, eu não entendo nada de computador.

Tenho um notebook HP, com 8gb de RAM, entretanto, uso o Firefox (já testei outros navegadores) e fica sempre muito pesado. Tenho desinstalado atualizações do Windows para ver se melhora, mas não consigo sequer assistir aula nele sem que tudo acabe fechando (uso algumas abas+aula online+word, ao mesmo tempo, e o notebook não aguenta). Antes eu usava para tudo, até para desenhar, e agora não funciona mais.

Decidi então, montar um computador eu mesma (posso comprar um já pronto, gostaria da opinião de vocês)

Não aguento mais ter dor de cabeça com notebook, então eis a configuração que fiz:

Placa-mãe: ASUS (ainda não sei qual mas gostaria de indicação, se possível)

Processador: Ryzen 5 3600 (fiquei na dúvida entre esse e o Core i5)

Placa de Vídeo: RTX 2060

Fonte: Corsair 550 CV (fiquei na dúvida entre esse e a Redragon 600W)

RAM: 16GB ou 32GB (estou inclinada a escolher 32GB porque quero um PC que dure)

Armazenamento: HD

Gabinete: T-Dagger P03W

Uso somente para jogo online (uns bobos, bem leves, só pra passar o tempo de vez em quando), para estudar e para desenhar (então tem que aguentar Photoshop, etc). No total, vai dar uns R$ 3.600. Será que vale a pena? Se vocês fossem usar para o mesmo fim, o que vocês escolheriam? Quero um computador que vá durar, sem dar dor de cabeça.

Agradeço quem teve a paciência para ler até aqui e me ajudar!

Postado
33 minutos atrás, nao_entendo_de_computador disse:

Não sei onde e nem quando você fez essa pesquisa, mas com 3600 mal compra a RTX 2060, esse setup todo ai passa fácil dos 6k.

image.thumb.png.943dfac9920314959504c816f3132390.png

36 minutos atrás, nao_entendo_de_computador disse:

Se for o i5 10400F vai no kit que tiver mais barato (Processador e placa-mãe) pois ambos entregam basicamente a mesma performance.

37 minutos atrás, nao_entendo_de_computador disse:

B450 Gaming/br

B440 TUF PLUS

Considere também Gigabyte B450 Ds3h ou Ds2 que são boas placas.

38 minutos atrás, nao_entendo_de_computador disse:

Para a proposta do seu setup é exagero investir tanto em placa de vídeo, uma GTX 1050 ou mesmo 1650 já levam Photoshop com a mão nas costas.

39 minutos atrás, nao_entendo_de_computador disse:

Nem uma nem outra.
Pichau Niddus 500w ou Mance Thunder 500w, custam menos e entregam a mesma qualidade, principalmente a Pichau, fora que 500w já é muita coisa pra esse setup, quem dirá 600.

40 minutos atrás, nao_entendo_de_computador disse:

Gasto desnecessário. Dificilmente apenas Photoshop e outras aplicações das citadas por você vão bater 16Gb de memória, já é uma quantidade muito boa para o seu nível de uso.
E se ainda sim em um futuro acontecer de precisar de mais, basta adicionar outro pente. Vale lembrar que mais memória não trás mais desempenho, então não adianta colocar 32Gb se sua máquina consumir apenas 10.

2 pentes de 8Gb são suficientes, frequências na casas dos 3000mhz são ótimas opções.

43 minutos atrás, nao_entendo_de_computador disse:

Com a economia feita nos outros componentes, coloque um SSD ou mesmo um NVMe para alocar o Sistema operacional e programas, deixando o HD como backup para arquivos etc.
Um SSD muda completamente sua experiência no uso da configuração.

44 minutos atrás, nao_entendo_de_computador disse:

Gabinete bonito mas péssimo no quesito refrigeração, se quer que seu hardware dure esse quesito é fundamental, então dê preferência a modelos com a frente em grade ou malha que facilitam a passagem de ar.

Postado

@NIGHT FALL

2 horas atrás, NIGHT FALL disse:

Não sei onde e nem quando você fez essa pesquisa, mas com 3600 mal compra a RTX 2060, esse setup todo ai passa fácil dos 6k.

Pois é, dei uma pesquisada no resto e acabei adicionando umas coisas e nem parei pra somar direito. Pra mim tá sendo chato demais pesquisar isso tudo, não tenho a menor noção de nada, e é difícil achar alguém de confiança pra fazer isso pra mim. Já considerei também comprar até um computador pronto, não sei se vale a pena ou se seria o barato que sai caro.

Se for o i5 10400F vai no kit que tiver mais barato (Processador e placa-mãe) pois ambos entregam basicamente a mesma performance.

Inclusive, não sabia essa dos kits. Dei uma olhada agora e achei um que é o i5 11400F e mais a placa ASRock H510M-HVS. Não consegui achar muitas opções com o i5 10400. Aliás, sempre tive computadores que eram intel, o meu hoje no caso é o core i3. Sempre achei que era ruim por ser intel. Acho que o problema então estava no resto do computador todo que também não devia cooperar, né?

B450 Gaming/br

B440 TUF PLUS

Considere também Gigabyte B450 Ds3h ou Ds2 que são boas placas.

Achei um kit com esse B450 Gaming/br e com o Ryzen 7 5700G, mas tá bem caro, acho que também é muita coisa, não sei. Aliás, eu já tinha considerado o Gigabyte b450 ds3h com a Ryzen 5 3600, também considerei a Gigabyte H410M-H com o i5 10400, acredito que pro que preciso deve estar bom. Queria uma coisa potente o suficiente pro que preciso, e talvez um pouquinho mais potente caso eu um dia queira jogar algo.

3 horas atrás, nao_entendo_de_computador disse:

Gabinete bonito mas péssimo no quesito refrigeração, se quer que seu hardware dure esse quesito é fundamental, então dê preferência a modelos com a frente em grade ou malha que facilitam a passagem de ar.

Vou dar uma olhada em outros, valeu pela dica. Honestamente, qualquer gabinete que seja discreto e não fique parecendo um edifício no meio da minha sala já está bom.

De resto, vou procurar fazer como você falou. Muito obrigada pela ajuda! Vou ter que pesquisar bastante ainda mas me deu bastante noção. Obrigada!

Postado
31 minutos atrás, nao_entendo_de_computador disse:

Pois é, dei uma pesquisada no resto e acabei adicionando umas coisas e nem parei pra somar direito. Pra mim tá sendo chato demais pesquisar isso tudo, não tenho a menor noção de nada, e é difícil achar alguém de confiança pra fazer isso pra mim. Já considerei também comprar até um computador 

É tão simples quanto parece.
Qual valor total você tem disponível pra compra do setup?

32 minutos atrás, nao_entendo_de_computador disse:

Inclusive, não sabia essa dos kits.

Quando disse "KIT" quis dizer conjunto de placa-mãe e processador. Normalmente o i5 10400F é mais barato que o Ryzen, o problema que as placa-mãe intel costumam ser mais caras, como ambos tem o mesmo desempenho vale a pena optar pelo mais barato.

34 minutos atrás, nao_entendo_de_computador disse:

Sempre achei que era ruim por ser intel. Acho que o problema então estava no resto do computador todo que também não devia cooperar, né?

Intel está longe de ser ruim, a questão é que muita gente monta um computador sem levar em conta a utilização, isso acontece muito com celular, galera compra um celularzinho de entrada baratinho e reclama que trava, mas quer instalar tudo que é aplicativo, quer usar dezenas de recuros ao mesmo tempo, coisa para a qual claramente ele não foi projetado, pra PC vale a mesma receita.

Fora que existem pcs a venda que são verdadeiro lixo tecnológico, infelizmente quem é leigo acaba caindo nessas latadas.

1 hora atrás, nao_entendo_de_computador disse:

Queria uma coisa potente o suficiente pro que preciso, e talvez um pouquinho mais potente caso eu um dia queira jogar algo.

Tanto i5 10400F quanto Ryzen 5 3600 são processadores bem fortes, pra multitarefa atendem perfeitamente até públicos mais exigentes,

combinados com uma GTX 1050 ou 1650 formam um excelente kit, mesmo pra jogos.

Postado

@nao_entendo_de_computador Nunca compre pronto, eles n te informam frequência da ram, a fonte usada, a placa-mãe eles põe a mais barata possível, armazenamento com a menor taxa de leitura e escrita. N os culpo, precisam lucrar em alguma peça.

Escolhendo as peças por si além do custo ser menor tem o fator qualidade das peças a serem escolhidas.

Se os jogos que você vai usar são realmente leves, os Ryzen 5600g possuem igpu quase equivalente a uma gtx750ti, outra opção é pegar o 5600x, que n possui igpu, e uma placa de vídeo bem básica. Indico o 5600 no lugar do 3600 por ser mais recente, além do preço de ambos serem idênticos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!