Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala gente, seguinte... eu tinha um computador a mais de 2 anos que era um Ryzen 3 3200g  com uma ASUS b540m br 16gb ram, no meio do ano ele deu um problema de ligar e não da vídeo, após ir em algumas assistências, deram o problema no processador e eu acionei a garantia, essa semana comprei um novo processador, o Ryzen 5 5600g com a grana da garantia, e ele continua o mesmo problema, não da vídeo de jeito nenhum, alguém consegue me salvar? 

Postado

@Igor Reny 

1 hora atrás, Igor Reny disse:

ASUS b540m br

você quis dizer B450  isso?   As B450 precisam atualizar a BIOS para ter suporte aos Ryzen 5000

Sua placa-mãe é essa? B450M Gaming/BR      verifique a versão da sua BIOS para ver se tem suporte ao 5600g.

Vai precisar usar um Ryzen de 3ª geração ou menos para poder atualizar a BIOS. [se não tiver atualizado ainda]

-*Sempre conferir o suporte de CPU informado pelo fabricante antes de comprar outro processador ou de geração superior, para não comprar à toa, também serve para verificar se oferece suporte e qual a BIOS necessária para tal feito. *-

No seu caso a partir da BIOS 2409 a placa tem suporte aos Ryzen 5000

Ressalto que se mesmo atualizando a BIOS continue não funcionando, encaminhe novamente para uma assistencia, pois o problema pode ser a placa-mãe.

• Membro VIP
Postado

@Igor Reny Boa tarde e seja bem vindo ao fórum

Essa assistência que você levou esta de parabéns, eles colocaram culpa em um dos componentes mais caro e mais difícil de dar problema no computador.

É claro processador pode dar problema, mais sempre que esse problema acontece é fundamental começar pelos itens mais simples e barato de dar problema.

Que seria memória RAM e fonte de alimentação que são os campeães para dar problema quando a máquina liga e não dá vídeo.

Sempre que esse tipo de problema acontece a primeira coisa a fazer se é remover as memórias e tentar ligar sem elas, e você precisa de um "Speaker" conectado.

Ligou começou a dar bip, pode ter 90% de certeza que o processador está funcionando.

D_NQ_NP_994517-MLB29459384696_022019-O.j

Pode fazer o teste se você ligar o computador sem processador, ou se ligar um processador danificado, ou que não seja compátivel por problema de BIOS (é o erro mais comum) a placa-mãe não da bip.

Existem também as placas mãe mais top que tem um display de diagnóstico que faz o mesmo trabalho do "Speaker" só que ao invés de ser um código sonoro, será um valor que vai aparece no display.

images?q=tbn:ANd9GcScE1jTbk5GaP8ZXqQuLbX

Existem também as placas de diagnóstico se você trabalha como técnico é um mão na roda.

maxresdefault.jpg

Bom, suponhamos que a máquina deu bips depois que tirou as memória, tente colocar apenas um pente de memória, ou mude de slot.

Mais caso a placa-mãe não deu bip, teste com outra fonte.

Agora se mesmo com outra fonte não deu bip, ai a coisa começa a complicar um pouco mais.

Não importa se for soquete LGA ou AM4, AM4, etc, remova o processador com cuidado e veja se os pinos do processador ou soquete da placa-mãe se está danificado.

Para ver como apenas um pino do processador pode fazer a máquina não dar vídeo.

Uns anos atrás eu havia uma placa-mãe soquete LGA 1151 de um um upgrade de um amigo meu em casa parado.

Entrei no mercado libre a procura de um processador barato só para por essa placa-mãe para funcionar, então compreu um do aliexpress, só que no anúncio o vendedor falou que precisava de uma placa-mãe soquete LGA 1151 com chipset H110, e tinha que ser da marca ASUS ou ASRock.

O processador que comprei é esses "Intel confidential", esse tipo de processador são fabricados pela intel, só que processadores de teste que um produto novo é lançado, e normalmente ele são vendidos com preço mais em conta.

Paguei mais ou menos 200 reais nele, parcelado no cartão ficou um preço bacana, só que a minha placa-mãe é da gigabyte, e como sou meio teimoso comprei assim mesmo kkkkkkkkkkk (não é esse o modelo da foto).

D_NQ_NP_768875-MLB44141345550_112020-O.j

Processador chegou instalei na minha placa e não deu vídeo e nem bips, abri uma reclamação no aliexpress e consegui recuperar a grana sem precisar devolver o processador.

Então para não deixar o processador parado pesquisei uma placa da ASRock ou ASUS com esse soquete no mercado livre, e achei uma um placa da ASRock modelo H110 HDS por 60 reais, só que o mesmo estava com defeito.

Perguntei ao vendedor qual defeito e o mesmo falou que estava com alguns pinos do soquete torno.

E como não era um valor muito alto resolvi arriscar, assim que chegou com ajuda de uma agulha e uma câmera miscrocópia consegui desentortar o melhor que consegui.

Montei somente, fonte a placa processador e sem a memória e o speaker, liguei e começou a dar bip, coloquei uma placa de vídeo já que no anuncio falou que precisa e a memória e deu vídeo kkkkkkkk.

Boa sorte.

Postado
9 horas atrás, Igor Reny disse:

Fala gente, seguinte... eu tinha um computador a mais de 2 anos que era um Ryzen 3 3200g  com uma ASUS b540m br 16gb ram, no meio do ano ele deu um problema de ligar e não da vídeo, após ir em algumas assistências, deram o problema no processador e eu acionei a garantia, essa semana comprei um novo processador, o Ryzen 5 5600g com a grana da garantia, e ele continua o mesmo problema, não da vídeo de jeito nenhum, alguém consegue me salvar? 

Pelo tempo de uso q seu computador tem, n tem como ele esta com defeito no processador, na memória ou na fonte o mas provável é q a BIOS esteja corrompida a solução seria regravar a BIOS, coloque o processador antigo leve o computador em uma assistência e peça para fazer a regravação da BIOS.

As vezes a BIOS fica travada e o computar liga sem imagem remova a bateria da placa-mãe e coloque de volta depois de 5 minutos se tiver travada isso vai destravar se n resolver mande regravar a BIOS.

Postado

Galera, eu abri um pedido no suporte da AMD, para receber o boot kit para a atualização da BIOS, a Kabum se negou a fazer e o suporte da gigabyte ainda não me respondeu, em breve vou atualizar os senhores, muito obrigado pelas respostas, me ajudaram bastante!

Postado
8 horas atrás, Igor Reny disse:

Galera, eu abri um pedido no suporte da AMD, para receber o boot kit para a atualização da BIOS, a Kabum se negou a fazer e o suporte da gigabyte ainda não me respondeu, em breve vou atualizar os senhores, muito obrigado pelas respostas, me ajudaram bastante!

você n vai conseguir atualizar a BIOS usando um arquivo bootável porque pra fazer isso o computador teria q da imagem e ele n esta dando imagem, a única forma de atualizar a BIOS é fazendo a regravação da BIOS em uma assistência técnica  para o computador voltar a da imagem.

Postado
17 horas atrás, Igor Reny disse:

Kabum se negou a fazer e o suporte da gigabyte ainda não me respondeu,

Sobre isso infelizmente e isso ai mesmo.   Kabum e uma empresa de empacotamento, o cliente que se vire depois. pode limpar o bumbum com a garantia deles porque não serve pra nada rsrs

Se a placa-mãe estiver dentro da garantia, solicite o RMA direto com a gigabyte. 

Caso contrario o jeito e seguir as recomendações e levar para uma assistência que realmente entenda, para REGRAVAR sua BIOS.   

Sem dar vídeo voce não vai chegar a lugar nenhum. 

Pode tentar testar com outro Ryzen G de 3ª geração pra ver se consegue vídeo.   Mas pelas circunstancias apresentadas mesmo que de vídeo ainda não descarta o problema implícito na placa-mãe.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!