Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Buenas galera, estou aqui novamente, no início do ano me aventurei em montar meu próprio PC (sem experiência) por diversão e aprendizagem, gosto de fazer e aprender, porém me arrependo..

Comprei todos os componentes novos, com exceção da placa de vídeo e, desde que montei o computador ele tem tem me dado dores de cabeça.

Como a placa de vídeo era de um amigo e, ele havia me dito que ela tinha um pequeno problema de desempenho, eu acreditava que o problema era ela e por isso nunca tinha levado em um profissional pra resolver.

Então, a pouco tempo descobri um erro que cometi, a placa-mãe não é compatível com o processador, erro tosco!!!

Nunca desconfiei disso, primeiro porque não sabia que deveria haver compatibilidade e segundo porque o computador funcionava, porém depois de alguns meses ele começou a desligar com algumas horas em jogo, depois de um tempo não conseguia jogar por minutos e agora não consigo mais ligar, quando eu não tava mais conseguindo ligar o computar foi que eu notei que o problema poderia ser de compatibilidade e então pesquisei e era isso mesmo.

Especificações:

AMD Ryzen 1600af

ASUS 1050ti 4gb

1 pente Hp 8gb gddr 4 3600mhz

SSD M.2 2280 Pci-e

PRIME A520M-K

Ktrok atx 500w 80 plus

Minhas dúvidas:

Primeiro, eu queria saber se ao utilizar o processador sem compatibilidade com a placa-mãe, pode ter desencadeado algum problema nos componentes, ou não tem nenhuma chance de estragar nada?

Segundo, queria saber uma dica de placa-mãe para substituir essa, que tenha compatibilidade com o restante das peças que ja tenho e, finalmente, ter um computador que funcione 🥲

Apenas uma ênfase, acabei descobrindo depois que esse processador não suporta os 3600mhz dessa memória e que a BIOS reduz a velocidade para 2666mhz, suportada pelo processador. Sei que tem muitos erros aí, mas eu gosto disso, de aprender e ter um pouco de conhecimento, curto essa área.

Desde já, agradeço a quem ajudar

Postado

A peça que é mais afetada em um processador errado é a placa-mãe , o que acontece é que na BIOS fica as informações de cada processador suportado e quanto de energia vai ser liberado para determinadas tarefas , quando um processador não esta registrado na BIOS acaba liberando muita energia e aquecendo demais os componentes como mosfets e capacitores e aos poucos vai morrendo um a um até que queima de vez.

Se substituir a placa-mãe por uma compatível provavelmente vai funcionar o PC , mas não é garantido que isso ocorra.  

Postado
11 horas atrás, EDrosso Nirvana disse:

A peça que é mais afetada em um processador errado é a placa-mãe , o que acontece é que na BIOS fica as informações de cada processador suportado e quanto de energia vai ser liberado para determinadas tarefas , quando um processador não esta registrado na BIOS acaba liberando muita energia e aquecendo demais os componentes como mosfets e capacitores e aos poucos vai morrendo um a um até que queima de vez.

Eu nunca tinha ouvido falar nisso! Achava que o máximo que poderia acontecer com um processador não compatível é o computador simplesmente não ligar.

Inclusive já vi relatos de pessoas que conseguiram usar o 3200g em uma A520 que teoricamente não é compatível. Mas parece que em algumas marcas de placa-mãe A520 os Ryzen de 2° geração estavam funcionando...

(tanto o 3200g quanto o 1600AF são ZEN+ de 2° geração)

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!