Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Tenho em mãos um HDD SAS e queria utilizar ele no meu PC. Pesquisei e vi que SAS é mais pra servidores e tal. Tem como usar ele no computador pessoal, sem intuito de ser servidor? E como fazer isso? Ouvi falar de um adaptador SAS > SATA, mas tenho minhas dúvidas. Se eu fizer isso (utilizar o HDD SAS como HDD SATA) eu perco desempenho? Vai ficar lento? Quer dizer, eu sei que HDD é lento naturalmente, mas vocês entenderam, eu quero saber se vai ficar lento fora do normal. Eu tenho 2 HDDs SATA no PC, nenhum SSD. Queria colocar esse HDD SAS pra rodar o sistema operacional e utilizar os outros dois como armazenamento (eles são muito velhos e lentos, rodar o Windows neles é terrível... por isso quero trocar). Posso fazer isso? Se eu posso, quais "itens" vou precisar? Eu só tenho o HDD SAS aqui, não tenho nenhum cabo SATA, nenhum adaptador nem nada. Vou ter que comprar o que? Um cabo SATA e um adaptador SAS > SATA? Não sei. Quem sabe é você que tá lendo. Ajuda aí pufavô. ❤️

Organizando as perguntas:

1) posso utilizar HDD SAS como HDD SATA em computador pessoal?
se sim:

2) preciso do cabo SATA e adaptador SAS > SATA né? Ou só o adaptador?
3) preciso de algum software pra funcionar? Ou só conectar e já era, igual outros HDs?

4) perco desempenho fazendo isso?

Vou deixar o link desse HDD SAS que tenho aqui (não foi comprado nesse site, mas as informações aqui são as mesmas que estão impressas no adesivo nele):

https://netcomputadores.com.br/p/st1000nm0001-seagate-HD-sas-1tb/10174

A placa-mãe do meu PC é uma  Gigabyte H310M

• Membro VIP

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...