Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera, tudo bem? A pergunta que vou fazer aqui já foi discutida em outros lugares e tópicos, mas queria algo mais especifico mesmo, peço desculpas caso eu esteja violando alguma regra.

Então, Eu tenho uma casa na zona rural e acesso à internet por rádio. A minha antena teve de ser instalada na casa do vizinho para ter visada (IP 192.168.2.1). De lá ela vem até minha casa que fica uns 150m e mais ou menos no meio do caminho há um roteador (IP 192.168.1.1). Ao final de tudo tenho outro roteador em casa (IP 192.168.0.1). No roteador de final 1.1, do meio do caminho, compartilho a internet com o vizinho pelo WIFI do mesmo, já o de minha casa conecto todos os meus dispositivos. Gostaria de saber se com relação aos IPs e ao uso como roteador em todos está correto ou se eu deveria ter uma configuração diferente. Muito Obrigado!

Postado

Olá meu caro.

Essa configuração não está errada, mas não é uma boa pratica. Só nessa configuração que você informou tem 3 redes diferentes, com isso, 3 configurações de NAT(o que pode ser ruim para jogos e serviços de streaming) e provável que seu provedor não lhe forneça IP publico(soma mais uma configuração de NAT feita nos servidores do deles).

O ideal é você ligar o cabo que leva internet para os seus roteadores na entrada LAN e fixar um IP fora da faixa DHCP que seu rádio esteja distribuindo. Depois você desabilita o DHCP de cada roteador. Assim os roteadores vão virar APs do seu rádio.

Postado
Em 23/12/2021 às 15:55, AlefAlvim disse:

Olá meu caro.

Essa configuração não está errada, mas não é uma boa pratica. Só nessa configuração que você informou tem 3 redes diferentes, com isso, 3 configurações de NAT(o que pode ser ruim para jogos e serviços de streaming) e provável que seu provedor não lhe forneça IP publico(soma mais uma configuração de NAT feita nos servidores do deles).

O ideal é você ligar o cabo que leva internet para os seus roteadores na entrada LAN e fixar um IP fora da faixa DHCP que seu rádio esteja distribuindo. Depois você desabilita o DHCP de cada roteador. Assim os roteadores vão virar APs do seu rádio.

Opa, obrigado. Realmente tens razão, mas me da uma ajuda, como a antena ela é configurada e sem acesso por causa do provedor, eu uso os dados do roteador para saber o tráfego de dados e tudo mais. Desligado so DHCP eu perco o acesso aos roteadores, correto?

Postado
17 minutos atrás, Appcr4sh disse:

Opa, obrigado. Realmente tens razão, mas me da uma ajuda, como a antena ela é configurada e sem acesso por causa do provedor, eu uso os dados do roteador para saber o tráfego de dados e tudo mais. Desligado so DHCP eu perco o acesso aos roteadores, correto?

Não perde não. você disse que sua antena pega o IP 192.168.2.1. você pode fixar o IP 192.168.2.2 na lan do primeiro roteador e 192.168.2.3 no segundo. Como tudo vai fazer parte da mesma rede, se você por exemplo, estiver conectado através do segundo roteador, consegue acesso no primeiro e até na sua antena rádio(se tiver o login e senha, é claro). Se você for fazer neste configuração que eu indiquei, peça ao seu provedor para configurar o DHCP da antena para distribuir a partir do IP 100, que ai não corre risco de duplicar IP na rede e ainda da margem pra você fixar mais IPs futuramente 

Postado
Em 25/12/2021 às 17:00, AlefAlvim disse:

Não perde não. você disse que sua antena pega o IP 192.168.2.1. você pode fixar o IP 192.168.2.2 na lan do primeiro roteador e 192.168.2.3 no segundo. Como tudo vai fazer parte da mesma rede, se você por exemplo, estiver conectado através do segundo roteador, consegue acesso no primeiro e até na sua antena rádio(se tiver o login e senha, é claro). Se você for fazer neste configuração que eu indiquei, peça ao seu provedor para configurar o DHCP da antena para distribuir a partir do IP 100, que ai não corre risco de duplicar IP na rede e ainda da margem pra você fixar mais IPs futuramente 

Isso, o rádio no caso 192.168.2.1 não tenho acesso, o provedor se recusa a me permitir. por isso que preciso de acesso dos roteadores. vou usar esta sua sugestão. Muito obrigado!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...