Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bem, sempre que eu passo um tempo jogando e meu PC pega uma temperatura elevada na GPU e CPU, ele desliga sozinho e fica apenas uma luz do gabinete acessa (consigo ligá-lo novamente ligando e desligando o filtro de linha), eu estou suspeitando que seja uma proteção da placa-mãe que ativa assim que os dois pegam uma temperatura muito elevada, o que pode ser?

Às vezes tenho que travar o FPS em 30 pra que não esquente e o computador não desligue.

Temperaturas elevadas que estou falando:

CPU: Média de 70° graus com picos de 77° (Intel Core i3-7100 Kaby Lake)

GPU: 74° graus (ASRock Phantom Gaming D Radeon RX570 4G, GDDR5)

FONTE QUE EU USO: Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze CX450

O que isso pode ser? Suspeito muito que seja uma proteção da minha placa-mãe, pois eu tinha uma outra placa-mãe e ela não desligava com essas mesmas temperaturas, tive que trocar porque a antiga queimou.

placa-mãe que utilizo agora: Placa-Mãe Gigabyte GA-H110M-S2PH, Intel LGA 1151, mATX, DDR4

Motivos para achar que é a proteção da placa-mãe:

Ele só desliga quando chegam à essas temperaturas elevadas, por isso suspeito da proteção da placa-mãe (creio que não seja fonte pois jogo os jogos no ultra e somente travo o FPS em 30 pra não pegar essas temperaturas tão elevadas).

Quando destravo o FPS e jogo com 75hz (Hz do meu computador) juntamente com o Ar Condicionado ligado, meu PC não desliga de forma alguma, pois a temperatura fica consideravelmente "baixa", o processador fica 65-70°(até menos) graus e a placa de vídeo fica 65-70° graus.

OBS: Provavelmente eu precise trocar a pasta térmica do meu processador, que já faz um tempo que eu não mudo.

Postado

@Jvwyng Verifique a temperatura de desarme nas configurações da placa-mãe se houver... provavelmente terá, o processador parece que opera tranquilamente até 100°C (segundo a Intel) ainda que talvez possa sim ser problemas de refrigeração tanto do gabinete quanto do cooler-box (Por falta de pasta térmica ou por estar mal aplicada) (Não sei quanto era a temperatura antes e houve a mudança de placa-mãe então provavelmente retirou o contato do dissipador...

Veja se tem como aumentar o limite de temperatura pela placa-mãe, se não houver será uma limitação da placa-mãe que não há solução sem substituição ou uma adaptação (Ou quem sabe a troca por uma pasta térmica melhor e um cooler melhor que consiga proporcionar menos temperatura (Geralmente nem vale a pena troca de cooler-box sem O.C.)) 

Postado

Fiz o reset na BIOS hj, caso resolvesse em algo. Também encontrei essa opção quando entrei na BIOS do computador, aproveitei e coloquei a temperatura máxima (90° graus), será que é isso? 

image.png

@Arthur Guillermo Já estou providenciando uma pasta térmica pra trocar o do processador, você me indicaria alguma boa e com um bom custo-benefício?

Postado
15 horas atrás, Jvwyng disse:

Também encontrei essa opção quando entrei na BIOS do computador, aproveitei e coloquei a temperatura máxima (90° graus), será que é isso? 

Se posteriormente estava configurada para outra temperatura sim deve ter resolvido, tente realizar o teste...

15 horas atrás, Jvwyng disse:

@Arthur Guillermo Já estou providenciando uma pasta térmica pra trocar o do processador, você me indicaria alguma boa e com um bom custo-benefício?

Observando suas temperaturas provavelmente não sejá necessário troca de pasta térmica, sem carga está demonstrando 42°C (Na BIOS) uma temperatura considerada normal... se o processador opera até 100°C se persistir o problema seria verificar a versão da BIOS para ver se não lançaram uma possível correção ou compatibilidade com o processador

Postado
1 hora atrás, Arthur Guillermo disse:

Se posteriormente estava configurada para outra temperatura sim deve ter resolvido, tente realizar o teste...

Observando suas temperaturas provavelmente não sejá necessário troca de pasta térmica, sem carga está demonstrando 42°C (Na BIOS) uma temperatura considerada normal... se o processador opera até 100°C se persistir o problema seria verificar a versão da BIOS para ver se não lançaram uma possível correção ou compatibilidade com o processador

No caso eu teria que atualizar a minha BIOS?

Pelo que eu vi aqui, a BIOS já está na última versão, vou fazer uns testes pra ver se resolveu fazendo aquelas mudanças, trago atualizações depois. Muito obrigado pelas respostas e pela atenção!

image.png

image.png

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...