Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal.

Estou montando um PC high-end e estou naquela fase de escolher os componentes e ver quais são mais compatíveis e tal. Queria ajuda para saber se as peças realmente são compatíveis e que vá atender os meus critérios.

Objetivo do PC: Multitarefas, jogos, renderização e edição de vídeo.

Config: Processador: Ryzen 9 5950X
            placa-mãe: ASUS TUF Gaming X570 Plus
            Placa de vídeo: RX 6600 XT

As outras peças ainda estou pesquisando, qualquer sugestão só mandar aqui, agradeço desde já ❤️ 

Postado
4 horas atrás, Talih disse:

Processador: Ryzen 9 5950X
placa-mãe: ASUS TUF Gaming X570 Plus
Placa de vídeo: RX 6600 XT

Boa escolha de CPU para render e para edição de vídeo. Dá para ir de 5800X se quiser economizar, ou até de 5600X, mas para essa atividade eu acredito que se puder investir a mais sempre vale a pena. Não recomendo X570 de jeito nenhum. Mesmo que precise de M.2 adicional, tem opções B550 melhores do que a maioria das X570 disponíveis no mercado hoje, ao menos as acessíveis. Boa GPU, sempre confira o preço da 3060 antes de comprar. Marcas que recomendo são: Gigabyte, MSI, ASUS, Galax e EVGA.

Recomendo as leituras dos tópicos abaixo. 

Lembrando que para suas atividades é imprescindível investir bem em arrefecimento e deixar o gabinete fora de nichos/armários que o cerquem, preferencialmente sobre a mesa em um cômodo arejado. PCs para render duram muito mais se tiver esses cuidados e investir em uma fonte de qualidade.

Postado

@WOZ Dods Você acha a opção do i7 12700k ou i9 12900k ser uma boa? Vi em diversos reviews que eles ultrapassam em performance os AMD 5gen, sem levar em conta os preços DDR5 e ETC, você acha válido? Não sei se o amiguinho ta ligando muito pra preço, ele iria de 5950x mesmo hehe

• Curtir 1
Postado

@carbonii Com o custo de MBs e DDR5 eu não acho uma boa opção ainda. Mesmo que eles estivessem com preço reduzido, lembre-se que período de transição onde placas mãe são compatíveis com a geração antiga e a nova é um péssimo momento para comprar, ao menos se minhas experiências com esse tipo de MB ainda forem válidas. Além de você ter apenas dois slots de memória obrigatoriamente, já que DDR4 e DDR5 não podem ser usados simultaneamente, ainda custa mais caro mesmo com recursos reduzidos ou limitados. Se tiver MBs 100% DDR5 o custo das memórias é absurdo, isso se você encontrar para comprar. Sinceramente, acho que não é a melhor hora para migrar para essa plataforma a menos que, como sempre, a pessoa tenha mais dinheiro do que juízo.

22 minutos atrás, carbonii disse:

Vi em diversos reviews que eles ultrapassam em performance os AMD 5gen, sem levar em conta os preços DDR5 e ETC, você acha válido?

Sim, eles são efetivamente melhores. Não lembro se o power draw é alto como 11th gen, mas no geral eles foram bem em reviews e a diferença de desempenho entre DDR4 e DDR5 para eles ainda é mínima. Entre DDR4 3600 e DDR5 de velocidade de entrada, que acho que é bem maior que isso, a diferença de desempenho real foi abaixo de 5% se bem me lembro (vale conferir). Acho que vi reviews do tipo tanto na GN quanto LTT.

24 minutos atrás, carbonii disse:

Não sei se o amiguinho ta ligando muito pra preço, ele iria de 5950x mesmo hehe

Bem, eu sempre acho que o dinheiro é melhor gasto com mais desempenho por dólar. A AMD ainda está à frente nesse sentido ao meu ver, mais ainda se considerar o custo Brasil e o "fator novidade" que aumenta ainda mais o preço. Para quem vai usar para fins profissionais, como render e edição de vídeo, é ainda mais importante gastar espertamente, pois um PC desses precisa durar para valer o investimento. Uma estação de trabalho do tipo precisará se manter "serviceable" (reparável, lembrei a palavra, rs) por pelo menos 5 anos para justificar a compra. 

Postado
3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Boa escolha de CPU para render e para edição de vídeo. Dá para ir de 5800X se quiser economizar, ou até de 5600X, mas para essa atividade eu acredito que se puder investir a mais sempre vale a pena. Não recomendo X570 de jeito nenhum. Mesmo que precise de M.2 adicional, tem opções B550 melhores do que a maioria das X570 disponíveis no mercado hoje, ao menos as acessíveis. Boa GPU, sempre confira o preço da 3060 antes de comprar. Marcas que recomendo são: Gigabyte, MSI, ASUS, Galax e EVGA.

Recomendo as leituras dos tópicos abaixo. 

Lembrando que para suas atividades é imprescindível investir bem em arrefecimento e deixar o gabinete fora de nichos/armários que o cerquem, preferencialmente sobre a mesa em um cômodo arejado. PCs para render duram muito mais se tiver esses cuidados e investir em uma fonte de qualidade.

o que você acha da ASUS ROG Strix B550-F Gaming?

4 horas atrás, carbonii disse:

@Talih Dá uma pesquisada sobre o "i7 12700k" e "I9 12900k" essa nova geração da Intel veio bem forte, se eu fosse você iria neles... veja uns reviews sobre.

https://adrenaline.com.br/analises/v/71892/analise-intel-core-i7-12700k-cpu-tem-salto-de-desempenho-em-varios-cenarios

vá descendo que tem analises em jogos e programas de edição e etc.

Já olhei elas e realmente, de FPS elas levam a melhor, mas para número de threads e núcleos não tem como, AMD sai na frente disparado.

na questão de cooler, o que vocês acham do MasterLiquid ML240R RGB????
e na fonte, qual fonte seria capaz de alimentar tudo isso?

Postado
1 hora atrás, Talih disse:

o que você acha da ASUS ROG Strix B550-F Gaming?

Se tem dinheiro para jogar fora, compre a Gigabyte B550 Aorus Elite V2, pois ela tem topologia de memória revisada e no geral é uma das melhores B550 que você vai encontrar, ganhando inclusive de muitas x570.

Falo sobre jogar dinheiro fora porque você não vai ganhar 0% de desempenho com qualquer uma dessas MBs. Poderia colocar uma humilde A520M DS3H e ser feliz. Para ter conectividade extra, se for sua preocupação, recomendo as MBs abaixo, que costumam ter preços abaixo de 1000 reais e são extremamente duráveis. Dessas pode pegar a com LAN 2.5 mais barata que encontrar (acho que todas são 2.5 e são praticamente iguais em specs).

• ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka
1 hora atrás, Talih disse:

Já olhei elas e realmente, de FPS elas levam a melhor, mas para número de threads e núcleos não tem como, AMD sai na frente disparado.

na questão de cooler, o que vocês acham do MasterLiquid ML240R RGB????
e na fonte, qual fonte seria capaz de alimentar tudo isso?

O lance da Intel está sendo esse, de fazer CPUs melhores para jogos, pois no passado era o público fiel dela. Só que ela esquece que hoje todo mundo faz streaming, todo mundo quer um PC versátil, e todo mundo já sacou que isolar o PC só para jogos é uma bela de uma burrada. Que tipo de "monstro" não vai deixar um chrome com umas 30 abas abertas em segundo plano, mais FRAPS, Msi Afterburner, Discord, uns três game clients e sabe lá o que mais....kkkkk

Sobre cooler, falo numa boa, não mexa com WC. Se quer deixar o PC ligado horas fazendo seus renderes sem nunca preocupar se o PC teve uma falha catastrófica no meio tempo e te fez perder todo o seu trabalho, pegue um Scythe Fuma 2 ou Ninja 5 como recomendei nos outros tópicos. Terá mesmo ou melhor desempenho, provavelmente custará menos e a manutenção dele é zero. WC você tem que monitorar regularmente para ver se a bomba ou o líquido não estão falhando, e quando falharem terá que trocar o WC inteiro, pois esses componentes não tem manutenção/substituição. Só preju... Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=23vjWtUpItk

Sobre fonte, para um monstro desses, recomendo uma XPG Core Reactor (na kabum), pode ser 650W com uma boa folga já, ou acima disso dependendo do preço. Alternativa de menor custo tem a Super Flower Leadex III gold na terabyteshop, mas eles estavam demorando para repor estoques e meio que desisti de recomendar nesse tempo. Se não achar a XPG avise e te ajudo a achar uma boa.

Postado
56 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Se tem dinheiro para jogar fora, compre a Gigabyte B550 Aorus Elite V2, pois ela tem topologia de memória revisada e no geral é uma das melhores B550 que você vai encontrar, ganhando inclusive de muitas x570.

Falo sobre jogar dinheiro fora porque você não vai ganhar 0% de desempenho com qualquer uma dessas MBs. Poderia colocar uma humilde A520M DS3H e ser feliz. Para ter conectividade extra, se for sua preocupação, recomendo as MBs abaixo, que costumam ter preços abaixo de 1000 reais e são extremamente duráveis. Dessas pode pegar a com LAN 2.5 mais barata que encontrar (acho que todas são 2.5 e são praticamente iguais em specs).

• ASUS TUF Gaming B550M-Plus
    Gigabyte B550M Aorus Elite
    Gigabyte B550M DS3H
    MSI MAG B550M Bazooka

O lance da Intel está sendo esse, de fazer CPUs melhores para jogos, pois no passado era o público fiel dela. Só que ela esquece que hoje todo mundo faz streaming, todo mundo quer um PC versátil, e todo mundo já sacou que isolar o PC só para jogos é uma bela de uma burrada. Que tipo de "monstro" não vai deixar um chrome com umas 30 abas abertas em segundo plano, mais FRAPS, Msi Afterburner, Discord, uns três game clients e sabe lá o que mais....kkkkk

Sobre cooler, falo numa boa, não mexa com WC. Se quer deixar o PC ligado horas fazendo seus renderes sem nunca preocupar se o PC teve uma falha catastrófica no meio tempo e te fez perder todo o seu trabalho, pegue um Scythe Fuma 2 ou Ninja 5 como recomendei nos outros tópicos. Terá mesmo ou melhor desempenho, provavelmente custará menos e a manutenção dele é zero. WC você tem que monitorar regularmente para ver se a bomba ou o líquido não estão falhando, e quando falharem terá que trocar o WC inteiro, pois esses componentes não tem manutenção/substituição. Só preju... Veja o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=23vjWtUpItk

Sobre fonte, para um monstro desses, recomendo uma XPG Core Reactor (na kabum), pode ser 650W com uma boa folga já, ou acima disso dependendo do preço. Alternativa de menor custo tem a Super Flower Leadex III gold na terabyteshop, mas eles estavam demorando para repor estoques e meio que desisti de recomendar nesse tempo. Se não achar a XPG avise e te ajudo a achar uma boa.

entendi, realmente estava preocupado com a manutenção do WC e agr q você disse isso, perdi a vontade de comprar um, ***** é que não curto ruído.
sobre a memória RAM? me recomenda alguma potente, pois um dos jogos que gosto de jogar no tempo livre é warzone e ele utiliza bastante de RAM

estava de olho nessa Memória Kingston Fury Renegade, RGB, 8GB, 4000MHz, DDR4, CL19, Preto - KF440C19RBA/8
mas não manjo de memória RAM, existe alguma superior? que seja 8BG

Postado
5 minutos atrás, Talih disse:

entendi, realmente estava preocupado com a manutenção do WC e agr q você disse isso, perdi a vontade de comprar um, ***** é que não curto ruído.

Então ainda bem que não vai comprar, pois WC faz mais barulho do que coolers a ar de qualidade. Os modelos que indiquei se configurar corretamente vão rodar mais frios e com menos ruído, tranquilamente. 

7 minutos atrás, Talih disse:

sobre a memória RAM? me recomenda alguma potente, pois um dos jogos que gosto de jogar no tempo livre é warzone e ele utiliza bastante de RAM

Potente? Como assim? O que recomendei foi um par de memórias de 8 GBs rodando a 3600 MHz, que é o melhor custo/benefício hoje. Se quiser maior volume de memória, recomendo dois módulos de 16 GBs, pois é mais estável que 4x8. Se tiver paciência para eventuais configurações de BIOS, pode ser 4x8 também. Os modelos que indiquei da geil que estão em promoção hoje são muito bons e duráveis, pode comprar sem medo.

9 minutos atrás, Talih disse:

estava de olho nessa Memória Kingston Fury Renegade, RGB, 8GB, 4000MHz, DDR4, CL19, Preto - KF440C19RBA/8

Não recomendo Kingston. As marcas que citei são melhores. Memória de 4 GHz tem pouca diferença ou nenhuma para modelos de 3.6 GHz de qualidade. Em testes a diferença de desempenho é mínima ou às vezes até negativa.

10 minutos atrás, Talih disse:

mas não manjo de memória RAM, existe alguma superior? que seja 8BG

A melhor memória que você vai encontrar no mercado hoje é da G. Skill, linha Trident Z. Só que o preço adicional é ridículo e o valor adicional é MUITO melhor investido em outras coisas. Entenda que investir pesado em um único componente é equivocado. Pegue as memórias que recomendei, de bom custo/benefício, pegue uma CPU robusta como a que já tinha cotado. A partir daí siga investindo em outros componentes mais importantes, como SSD, MB e fonte. 

Qualquer centavo que sobrar a partir daí invista na GPU.

• Curtir 1
Postado
6 horas atrás, WOZ Dods disse:

Então ainda bem que não vai comprar, pois WC faz mais barulho do que coolers a ar de qualidade. Os modelos que indiquei se configurar corretamente vão rodar mais frios e com menos ruído, tranquilamente. 

Potente? Como assim? O que recomendei foi um par de memórias de 8 GBs rodando a 3600 MHz, que é o melhor custo/benefício hoje. Se quiser maior volume de memória, recomendo dois módulos de 16 GBs, pois é mais estável que 4x8. Se tiver paciência para eventuais configurações de BIOS, pode ser 4x8 também. Os modelos que indiquei da geil que estão em promoção hoje são muito bons e duráveis, pode comprar sem medo.

Não recomendo Kingston. As marcas que citei são melhores. Memória de 4 GHz tem pouca diferença ou nenhuma para modelos de 3.6 GHz de qualidade. Em testes a diferença de desempenho é mínima ou às vezes até negativa.

A melhor memória que você vai encontrar no mercado hoje é da G. Skill, linha Trident Z. Só que o preço adicional é ridículo e o valor adicional é MUITO melhor investido em outras coisas. Entenda que investir pesado em um único componente é equivocado. Pegue as memórias que recomendei, de bom custo/benefício, pegue uma CPU robusta como a que já tinha cotado. A partir daí siga investindo em outros componentes mais importantes, como SSD, MB e fonte. 

Qualquer centavo que sobrar a partir daí invista na GPU.

entendi, muito obrigado pela ajuda

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...