Ir ao conteúdo

Notebook Dell Inspiron 15 com tela touch rachada, vale a pena trocar?

Ir à solução Resolvido por Gustavo Ceron Lombardi,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, pessoas

Eu tenho uma dúvida referente ao meu notebook.  Ele já é ultrapassa e ja fiz outras perguntas sobre ele, mas quero dar uma utilidade para ele mesmo tendo um PC muito melhor no momento.

O meu notebook é o seguinte: https://www.schumann.com.br/notebook-dell-inspiron-intel-core-i7-8gb-HD-1tb-SSD-2gb-placa-de-vídeo-2gb-led-156-touchscreen-i15-5547-a20-software-mcafee-windows-8-1-p1048398

O monitor desse notebook, está parcialmente quebrado. Uma pessoa que estava usando o notebook de forma emprestada, acabou socando a tela num surto de raiva. O monitor ainda funciona, mas a imagem de rachado me incomoda completamente para leitura e gostaria de usa-lo as vezes para tentativa de um segundo monitor para stream sem a necessidade de eu ficar gastando demais. Porém, vi que o preço de um monitor desse notebook no mercado livre custa mais de R$ 700,00 por ser touch. A tela dele tem 15 polegadas e tal. Será que seria possível trocar por uma tela não touch para custar menos o serviço de manutenção e troca de tela?E eu tenho uma segunda dúvida, essa referente a configuração dele que parece priorizar a placa de vídeo da Intel Graphics ao invés da Radeon. E ja baixei drivers e tudo mais. Mas parece que programas como CCleaner, Speec e afins acusam a Intel como placa e não a Radeon. Isso prejudica na capacidade do notebook?
um notebook que possui a seguinte configuração:

Operating System :     Windows 10 Home 
CPU:     Intel Core i7 4510U
RAM:     8,00GB Dual-Channel DDR3 @ 798MHz
vídeo: 2048MB ATI AMD Radeon R7 M260 

Porém estranhamente (para mim) os aplicativos como Ccleaner, jogos que indicam sua placa de vídeo como Black Desert e afins falam que a minha placa é a Intel HD Graphics Family (Dell). Isso de alguma forma prejudica o desempenho? O notebook está ignorando a placa de vídeo da Radeon para rodar os jogos?  Ou isso é normal de acontecer e os  programas demonstrarem que você te uma Intel HD Graphics?  Eu sei que o notebook é um pouco ultrapassado, mas creio que ele aguente algumas coisas ainda, mas as vezes acho que essa questão da Intel implica um pouco.

As fotos mostram como a tela ta rachada e como os programas colocam a placa Intel como prioridade ao invés da Radeon.

Obrigado!

b32e3979-3828-4908-8234-e1aaf30ef962.jpeg

3e7de541-268e-483a-8154-2c8f2d0370ec.jpeg

Postado

Boa noite, esse notebook tem uma saída HDMI ! Se quiser pode até ligá-lo direto na TV ou então compre um monitor simples de 17 a 23 polegadas. Ficará muito bom e bem mais barato que consertar a tela.

• Solução
Postado

@Bruno Brito
Boa noite Bruno.
Tenho um notebook Dell da mesma linha do seu, só que uma versão anterior, o 7520 15R SE.

Em relação à tela, você consegue ela pouca coisa mais barata (~R$550) no Aliexpress, que é da onde os vendedores do Mercado Livre importam.
Dei uma pesquisada aqui e esse modelo do seu notebook também era vendido com a tela sem ser touch, ou seja, não deve haver problemas em colocar uma tela comum (desde que seja pra esse modelo), porém a tela comum desse modelo é apenas HD, somente a touch tem opção de ser Full HD. (ver imagem anexa)
Mais é melhor pesquisar mais a fundo sobre a troca.

Em relação a placa de vídeo dedicada Radeon, você pode abrir o Gerenciador de dispositivos (aperte windows+R e digite devmgmt.msc ➔ Adaptadores de vídeo) e ver se a mesma está instalada (pela imagem que você mandou do Speecy, ela está instalada).

Você pode verificar também se você tem o software que faz a administração da placa de vídeo Radeon, costuma ter o nome de AMD Catalyst Control Center/Adrenalin/Radeon Software. Através dele você consegue configurar quais software/jogos devem utilizar a placa dedicada para um melhor desempenho.

É normal programas como Speecy mostrarem a placa integrada primeiro, aqui no meu também é assim.

Para um diagnóstico mais completo você pode criar uma conta no site da Dell e executar testes no seu notebook (basta digitar no local indicado lá no site, a service tag que tem embaixo dele).

Sobre seu comentário do notebook ser ultrapassado, discordo, eles ainda são funcionais hoje em dia, ainda mais se você investir em um SSD. O meu completou 9 anos em Dezembro/21 e infelizmente a placa de vídeo dedicada dele morreu, já fiz o pedido de uma placa-mãe "nova" (pois a placa de vídeo é soldada nela) pra poder usar ele com desempenho máximo e continuar com ele.

Screenshot 2022-01-07 at 20-03-38 Inspiron 15 5547 Especificações - inspiron-15-5547-laptop_reference guide_pt-br pdf.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...