Ir ao conteúdo

Intel Turbo Boost "desativando" ao chegar 100%

Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, recentemente consegui ativar o Intel Turbo Boost mas parece que ele não funciona corretamente, meio que o turbo boost só fica ativado quando eu não to usando o processador direito, mas quando eu uso 100% do processador ele desativa, o que eu acho que era pra ser ao contrario, alguém sabe como resolver isso? será que tem alguma coisa ver com os C-State mal configurado?

Postado

@Tensa

De modo geral, o Turbo Boost da Intel, escalona com a quantidade de núcleos usados.. Mais núcleos trabalhando, clock menor e vice-versa.. Pode ser que, você esteja simplesmente, vendo o Turbo Boost funcionar de forma correta mas, como a Intel é péssima pra explicar esse trem, você esteja confundindo..

Sem saber seu hardware, eu tô supondo apenas..

Postado

@RS Faria Meu processador é um Xeon x3430 (LGA 1156) de 2.4Ghz (Clock Base/Normal), o Turbo Boost dele vai até 2.8 GHz, porém, quando eu não estou fazendo nada no PC, deixo a CPU livre, meio que o clock fica indo no 2.8 GHz certinho que no caso é o mutiplicar (x19.0), mas quando eu faço o teste de estressar o clock não vai para 2.8 GHz e fica fixo, ele fica fixo em 2.6 GHz só, e não sobe, só quando eu paro e deixo a CPU livre novamente que o Clock 2.8 GHz volta.

Imagem 1: O Processador não está sendo usado 100%

Imagem 2: O Processador está sendo estressado

image.png.9984ba125d1bd2074c550c9f59336eee.png

image.png.628e051fdb137b3fad59606c448ef3be.png

• Solução
Postado

@Tensa

É... Sua CPU tá operando de modo correto...

O que você não entendeu, parte por que a Intel faz um PÉSSIMO trabalho explicando isso, seria que o Turbo Boost de 2.8 GHz é em UM único núcleo, não pra CPU toda.. A Intel coloca uma explicação, bem meia-boca, clicando no ponto de interrogação..

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/42927/intel-xeon-processor-x3430-8m-cache-2-40-GHz.html

O que você tá vendo aí é a CPU usando o Turbo, em um núcleo, pra fazer algo em segundo plano.. Quando você joga uma carga que usa a CPU toda, ela vai pra um perfil de clock mais baixo, pra não extrapolar o perfil de consumo e TDP dele..

Uma forma simples de ver isso, seria usar o próprio CPU-Z e a ferramenta de bench dele.. Mas, use o HW Info, por exemplo, pra monitorar os clocks da CPU, pois ele pode fazer isso por núcleo.. O teste tem duas partes: um Multi-Core e um Single Core.. No primeiro, você vai ver o de sempre, quando faz teste na CPU.. No segundo, um dos núcleos vai ficar com um clock maior, em relação aos demais.. Por isso é bom usar o HW Info..

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Pelo que vi é isso mesmo, o Turbo Boost meio que da só mais um pouquinho de Clock pra CPU e ele não fica ativo o tempo todo, valeu pela ajuda 😃

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!