Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, sou novo nesse quesito de informática e gostaria de saber o que posso fazer no momento, tenho um Ryzen 3 2200g com uma placa de vídeo integrada, uso dois pentes de 4gb e fica 2gb pra placa de vídeo integrada (vega 8 ) e 6gb para o resto. Eu sei que na placa de vídeo integrada você ganha mais desempenho quando usa dual channel e gostaria de saber se vou perder performance se eu usar 3 pentes de 4gb. não tenho dinheiro atual pra comprar dois pentes de 8gb pra ter 16gb e acho que 12 ja ia ser uma mao na roda, por isso queria saber se posso usar 3 pentes de 4gb e se vou perder desempenho no processo.

Postado
1 hora atrás, Acdsjunior disse:

Olá, sou novo nesse quesito de informática e gostaria de saber o que posso fazer no momento, tenho um Ryzen 3 2200g com uma placa de vídeo integrada, uso dois pentes de 4gb e fica 2gb pra placa de vídeo integrada (vega 8 ) e 6gb para o resto. Eu sei que na placa de vídeo integrada você ganha mais desempenho quando usa dual channel e gostaria de saber se vou perder performance se eu usar 3 pentes de 4gb. não tenho dinheiro atual pra comprar dois pentes de 8gb pra ter 16gb e acho que 12 ja ia ser uma mao na roda, por isso queria saber se posso usar 3 pentes de 4gb e se vou perder desempenho no processo.

Então acho que depende da controladora de memoria, apenas alguns de geracoes antigas intel dava para fazer o "triple channel" pois eram duas controladoras.

Na teoria se o controlador comporta 4 pentes em dual , será

Citação

Slot A1+B2 // B1+A2

Se for apenas 1 controladora, o que normalmente é acredito que o dual channel fique desabilitado, o impacto no geral é mais na resposta "geral", porém para videos integrados é de quase 40% de uma série de "dependes", bus, latencia, frequencia, etc. .

Eu já tentei aqui nas plataformas da intel a'te a 6gen, fiz testes com a integrada, com 4 pentes ok com 3 não ficava legal, mesmo tendo mais memoria o desempenho que se perdia era grotesco.

Mas tudo fica a criterio, como diz ter apenas 8gb ram ira ficar 6gb para sistema, que já é pouco, se colocar 12gb irá beneficiar de apps que usam mais ram e até mesmo a VGA porém relativo.

Nos testes que fiz e vi depende do game, se for algum que exige fps irá fazer diferença.

Dual channel é uma benção para integrados, e pcs de baixo custo pois o impacot de quase 40% na performance e grande, pois não se trata apenas de alguns MB/s no teste do aida mas na latencia total do sistema, até controladoras de drivers como teclado e mouse, usb, chegam a ter uma resposta mais imediata, não é mensurável mas se percebe ao plugar um pendrive ou algum teclado wifi.

Não vou te assustar, mas se ficar com 12gb ram e sacrificar um pouco da velocidade mas irá ganhar em outros quesitos, pois terá mais memoria no sistema e mais na IGP/VGA, então se conseguir ficar nos 60fps do seu game não terá diferença.

Para resumir terá diferença se colocar 12gb em single para 8gb em dual? Sim apenas na latencia porém com 12gb irá ganhar em outro aspecto.

Veja se para seu caso realmente precisa mais ram, se um SSD talvez não ajude, mesmo tendo apenas 6gb livre para sistema SSD acaba compensando com memoria virtual, não é o ideal porém melhor que usar hdd.

O unico problema que vejo no futuro é encontrar um pente com as mesmas specs dos outros 2.

Eu acho, na minha humilde opinião, é economizar fazer uma aplicacao e ir juntando o dinheiro e comprar no futuro o kit ram, vende os atuais e pega 2x8gb 3200mhz.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...