Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen 5 3500X com uso quase 100% em jogos


Posts recomendados

@Renan Vinycius Primeiramente não existe "gargalada". Se está tendo frame drops ou LAG, tem que saber a diferença para entender de onde vem o problema. Gargalo é quando o processador é fraco demais para a GPU. Seu processador teoricamente segura sua GPU com tranquilidade na maioria dos jogos, mas jogos de tiro competitivos e emuladores vão exigir mais dessa CPU do que ela tem para oferecer independentemente da GPU. Infelizmente não tem nada que você possa fazer nesse caso exceto trocar a CPU.

O quebra-galho que você pode fazer agora é limitar o framerate desses jogos para um patamar que a CPU aguenta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Renan Vinycius Primeiramente não existe "gargalada". Se está tendo frame drops ou LAG, tem que saber a diferença para entender de onde vem o problema. Gargalo é quando o processador é fraco demais para a GPU. Seu processador teoricamente segura sua GPU com tranquilidade na maioria dos jogos, mas jogos de tiro competitivos e emuladores vão exigir mais dessa CPU do que ela tem para oferecer independentemente da GPU. Infelizmente não tem nada que você possa fazer nesse caso exceto trocar a CPU.

O quebra-galho que você pode fazer agora é limitar o framerate desses jogos para um patamar que a CPU aguenta.

Estranho.. não faz sentido, como eu disse acima, eu jogava tranquilo tudo que eu queria, Warzone, Cod CW, BF 2042 a uns 40 fps, e no emulador eu iria jogar Skate 3, que é relativamente leve, não tem como ser o processador que não aguenta mais. Pouco tempo depois que abri o tópico aqui, eu formatei o PC para Windows 10 novamente, vou ver se resolve algo, baixei o MSI agora pra dar uma analisadada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A do processador não conta. As duas da frente tem que estar jogando ar para dentro e a de trás para fora.

Tente aumentar a velocidade de todas. Teste novamente e nos mostre o HWmonitor dentro de um jogo ao invés do teste de stress do aida, pois ele realmente maltrata o processador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan Vinycius Se todas as suas ventoinhas estiverem conectadas aos SYS_FAN da placa-mãe, então a BIOS é o lugar para configurar a velocidade. Recomendo sempre 50% a 40° e 100% a 70°.

Se suas ventoinhas estiverem conectadas à fonte, o que é bem comum em PCs de loja, então já estão rodando a pleno vapor e não tem nada depois disso. Só posso imaginar que seu PC soa constantemente como um avião decolando se for esse o caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods A temperatura dele normalmente fica na faixa dos 50 graus, com algum jogo ou programa vai para a casa do 60. Em relação a barulho das ventoinhas, etc, totalmente silencioso. E pelo que me lembro, as ventoinhas estão sim na SYS_FAN da motherboard, posso dar uma olhada nisso, mas não acho que seja o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan Vinycius até aí está tudo ótimo então. Casa dos 60° é bom. Não é perfeito, mas não causaria problemas como o relatado. A questão é testar seu sistema e encontrar a origem do problema. Desligar o XMP é ótimo para o diagnóstico também.

 

Como não tem nenhum fator óbvio e determinante do seu problema, recomendo que primeiramente nos conte qual é seu modelo de fonte exato, se usa estabilizador, e depois disso, que reinstale seu sistema e seus jogos. Minha recomendação sobre a reinstalação é que siga esse guia no melhor de sua capacidade: https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods A fonte é uma EVGA 550 GD 80 PLUS GOLD, não uso estabilizador e reinstalei o Windows 10 hoje de madrugada, pelo pendrive, etc.
Desligar o XMP é pra resolver o problema ou para ajudar a encontrar o problema?

Vou dar uma lida no formulário que voce mencionou e ver se algo ajuda.

EDIT: Tenho uma dúvida, no site da placa-mãe mostra os processadores compatíveis, e tem o meu la listado, dizendo que é compatível com a versão F40 da BIOS. Não sei exato qual a versão da minha atual, mas isso pode impactar em algo? Por exemplo, eu ter a versão da BIOS mais atual

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Dei uma analisada do League Of Legends e reparei que com o Vsync a CPU fica uns 60% +-, ja com ele desligado, vai pra 80%+.

Atualializei o Windows que tinha algumas coisas pendentes, usei o Malware para verificar se tinha algum virus, fiz de tudo praticamente e nada que resolva. Uma dúvida, a pasta termina como influenciar no desempenho do CPU mesmo estando com a temperatura ok? Tipo, meu processador esta a uns 60 graus na média como foi citado acima, mas o desemprenho pode ser prejudicado pela pasta? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Renan Vinycius disse:

Desligar o XMP é pra resolver o problema ou para ajudar a encontrar o problema?

XMP pode ficar instável, nunca é garantido que funcione plenamente 100% das vezes. Por isso tem que desligar e ver se o problema some. Se sumir, aí tem que configurar ele para conseguir usar, não só ligar.

15 horas atrás, Renan Vinycius disse:

EDIT: Tenho uma dúvida, no site da placa-mãe mostra os processadores compatíveis, e tem o meu la listado, dizendo que é compatível com a versão F40 da BIOS. Não sei exato qual a versão da minha atual, mas isso pode impactar em algo? Por exemplo, eu ter a versão da BIOS mais atual

A versão onde sua CPU é compatível é F40 para cima. A menos que esteja escrito algo contradizendo isso, todas as versões posteriores são compatíveis com as CPUs que a F40 suporta.

Ter a mais recente é benéfico.

14 horas atrás, Renan Vinycius disse:

Uma dúvida, a pasta termina como influenciar no desempenho do CPU mesmo estando com a temperatura ok? Tipo, meu processador esta a uns 60 graus na média como foi citado acima, mas o desemprenho pode ser prejudicado pela pasta? 

Nada a ver. Muita gente acha que pasta térmica faz mágica. Tudo que ela faz é melhorar o contato da CPU com o bloco dissipador do cooler. Se a temperatura está boa, então a pasta também está.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan Vinycius Depois de ler essa F52d eu instalaria sem medo. Correções importantes ai.

 

Você tem certeza que não instalou nenhum programa que esteja taxando seu sistema? Lembre-se de que o 3500X é muito fraco para multitasking, e ter qualquer coisa rodando em segundo plano pode ter impacto substancial na performance.

Outra coisa é manter seu windows versão 10 que é estável, atualizando ele todo, com atualizações opcionais também, baixando drivers direto do fabricante sempre (chipset, lan, som, etc).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan Vinycius Um update de um programa, ou dos próprios jogos, pode mudar a situação em relação ao que está rodando em segundo plano. Tem também os componentes do windows para levar em consideração. 

Eu deveria ter salientado também que o windows 11 está cheio de bugs e se quer evitá-los deveria retornar ao windows 10. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!