Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde Galera . Beleza.   Comprei há um tempo dois notebooks desse aqui para os meus pais.

NOTEBOOK IDEAPAD 320 80YH0007BR ( DOIS MODELOS IGUAIS)

https://www.submarino.com.br/produto/132384801#info-section

Esse ano instalei um SSD 1 TB em um e em outro SSD 480 GB.    Ambos tem a mesma velocidade de Leitura.

Segue link dos SSD .

https://www.magazineluiza.com.br/SSD-crucial-bx500-480gb-sata-leitura-540mb-s-gravação-500mb-s-ct480bx500ssd1/p/cggbc90563/in/pepc/?&seller_id=kabum&utm_source=google&utm_medium=pla&utm_campaign=&partner_id=58961&&&utm_source=google&utm_medium=pla&utm_campaign=&partner_id=58961&gclid=CjwKCAiAlrSPBhBaEiwAuLSDUHXjFHkr-PH8YND2ijz7_9_6doZazr3wQcRxCFaWcs7daKcARS9izxoCMAcQAvD_BwE&gclsrc=aw.ds

SSD 1 TB

https://www.submarino.com.br/produto/2798545746?epar=bp_pl_00_go_pla_pcgamer_geral_gmv&epar=bp_pl_00_go_pla_pcgamer_geral_gmv&opn=XMLGOOGLE&WT.srch=1&utm_medium=buscappc&utm_source=google&utm_campaign=marca%3Asuba%3Bmidia%3Abuscappc%3Bformato%3Apla%3Bsubformato%3A00%3Bidcampanha%3Apla_pcgamer_geral_gmv&gclid=CjwKCAiAlrSPBhBaEiwAuLSDUHD4ZmnCLwplCWVXIjn4TvXuMr8ugHQE9AGY16OTA_Fzvk5Aje7cKRoCzWoQAvD_BwE

O Notebook com SSD 1 TB está ligando bem mais rápido que o SSD 480 GB . Porque isso ? São computadores iguais , exatamente iguais.     O que pode estar acontecendo ?   O notebook com 1 TB esta ligando em 10 segundos o outro esta ligando em 1 minuto.

Será que na hora de formatar pode ter dado algum erro  que comprometeu o desempenho ?OU a partição principal que criei tinha que ter deixado mais espaço ?     Passei o crystal disk info e a saúde do SSD está 100 %.  Recem comprei ele.

O que pode ser?  Formatar de novo seria o melhor a se fazer ?

Preciso ajudar de vocês urgente.

Postado
8 minutos atrás, Soccol disse:

O que pode estar acontecendo ?

A inicialização depende de uma série de fatores. Dois importantes são o dispositivo de armazenamento e placa-mãe, ok, ambos iguais. Ainda tem os programas de inicialização, configurações da BIOS, configurações do Windows e por aí vai. Resetar (ou otimizar) a BIOS e reinstalar o sistema deve homogeneizar esses outros fatores. Mas fora estar levando 1 minuto pra ligar, tem algum outro problema? Se não, eu não me preocuparia muito com isso...

Na aba Inicializar do gerenciador de tarefas, você pode ver o tempo que leva na BIOS e já eliminar uma das suspeitas:
image.png.9cb6e4833d1d56ab2044d030d777cd94.png

Postado
14 minutos atrás, Shaman93 disse:

A inicialização depende de uma série de fatores. Dois importantes são o dispositivo de armazenamento e placa-mãe, ok, ambos iguais. Ainda tem os programas de inicialização, configurações da BIOS, configurações do Windows e por aí vai. Resetar (ou otimizar) a BIOS e reinstalar o sistema deve homogeneizar esses outros fatores. Mas fora estar levando 1 minuto pra ligar, tem algum outro problema? Se não, eu não me preocuparia muito com isso...

Na aba Inicializar do gerenciador de tarefas, você pode ver o tempo que leva na BIOS e já eliminar uma das suspeitas:
image.png.9cb6e4833d1d56ab2044d030d777cd94.png

Boa tarde, tudo bem ?  Então. . Quero deixar minha mae com PC bom.. recem comprei o SSD. está na garantia.      Ele são exatamente iguais em tudo.. tudo mesmo.    Ambos SSD pelo que vi sao iguais. ambos sao 3d nand.. mesma velocidade de leitura.     O que eu olho de importante na BIOS.  O meu por ex esta em 2.3 segundos.   Como resetar a BIOS..   tu diz formatar o computador ?    Reinstalar o sistema que tu diz é Formatar ne ?

Postado
11 minutos atrás, Soccol disse:

O meu por ex esta em 2.3 segundos.   Como resetar a BIOS..

Se tá esse tempo, não é na BIOS que tá demorando. Faz o seguinte, alt + R (Executar), digita msconfig > serviços > ocultar todos os serviços da Microsoft > desativar tudo. Reinicia e vê o tempo que leva. Outra coisa, o PC que inicia rápido pode estar com a inicialização rápida ligada e o outro não, confere isso. É como se fosse uma hibernação e faz o PC ligar mais rápido. Vai em escolher um plano de energia > definir botões de energia... > marca "ligar inicialização rápida", se já não estiver.

11 minutos atrás, Soccol disse:

Quero deixar minha mae com PC bom..

E o PC não é bom só porque leva 1 minuto pra ligar...? Eu tenho um note antigo, com uns 8 anos, que liga em 10< segundos. Meu PC atual, muitíssimo mais potente e com SSD muito mais rápido, leva uns 30. Se não tem outros problemas de desempenho isso não é motivo pra preocupação.

Postado
52 minutos atrás, Shaman93 disse:

Se tá esse tempo, não é na BIOS que tá demorando. Faz o seguinte, alt + R (Executar), digita msconfig > serviços > ocultar todos os serviços da Microsoft > desativar tudo. Reinicia e vê o tempo que leva. Outra coisa, o PC que inicia rápido pode estar com a inicialização rápida ligada e o outro não, confere isso. É como se fosse uma hibernação e faz o PC ligar mais rápido. Vai em escolher um plano de energia > definir botões de energia... > marca "ligar inicialização rápida", se já não estiver.

E o PC não é bom só porque leva 1 minuto pra ligar...? Eu tenho um note antigo, com uns 8 anos, que liga em 10< segundos. Meu PC atual, muitíssimo mais potente e com SSD muito mais rápido, leva uns 30. Se não tem outros problemas de desempenho isso não é motivo pra preocupação.

Boa tarde, tudo bem ? 1º realmente são iguaisss. 

2º  fiz no msg config ( desativar tudo ) mas não mudou quase nada

3 º o ligar inicialização rapida já estava marcado.

4 º Em anexo duas fotos  . Uma do SSD .  diz 100 % saudável ou seja, o SSD não deve ser o problema né

5 º ele demora no login  ( foto em anexo )

Será que pode ter dado erro na formatação

ssd 480 gb.jpg

login.jpeg

Postado
1 minuto atrás, Soccol disse:

5 º ele demora no login  ( foto em anexo )

Então provavelmente é coisa do Windows mesmo. Dá pra ir testando um monte de coisas individuais, mas o mais fácil é fazer uma instalação limpa mesmo. Usando um pendrive de instalação, deleta todas as partições existentes, pra ficar tudo como espaço não-alocado. Em seguida escolhe o espaço não alocado pra instalar, o instaladora dá conta de recriar todas as partições necessárias.

Postado
1 hora atrás, Shaman93 disse:

Então provavelmente é coisa do Windows mesmo. Dá pra ir testando um monte de coisas individuais, mas o mais fácil é fazer uma instalação limpa mesmo. Usando um pendrive de instalação, deleta todas as partições existentes, pra ficar tudo como espaço não-alocado. Em seguida escolhe o espaço não alocado pra instalar, o instaladora dá conta de recriar todas as partições necessárias.

Opa beleza.  Então eu comprei um leitor de CD/DVD pra minha mae ou seja, instalei através do cd windows 10 . o mesmo que eu fiz pra mim.      Como seria essa instalação limpa..  Seria formatar ?   Não posso fazer pelo DVD que criei o windows? o que seria essa instaladora ..   Eu mesmo na formatação criei as partições.  Tipo deixei 300 gigas para a principal onde esta o sistema e 100 para a secundária.

Tu acha então que O SSD por estar 100 % saudável ( como na foto ) não é o problema né , ou seja, o SSD não esta com problema ne?

Aguardo retorno e obrigado.

Postado
1 hora atrás, Soccol disse:

Opa beleza.  Então eu comprei um leitor de CD/DVD pra minha mae ou seja, instalei através do cd windows 10 . o mesmo que eu fiz pra mim.      Como seria essa instalação limpa..  Seria formatar ?   Não posso fazer pelo DVD que criei o windows?

Sim, mesmo procedimento com o CD. Apaga todas as partições e manda o Windows instalar no 'espaço não alocado'. Cria essa partição secundária depois, pelo próprio gerenciador de disco do Windows.

1 hora atrás, Soccol disse:

Tu acha então que O SSD por estar 100 % saudável ( como na foto ) não é o problema né , ou seja, o SSD não esta com problema ne?

Se o único problema é essa inicialização de 1 minuto e de resto funciona bem, me parece normal. Já testou as velocidades no CrystalDiskMark ou semelhante?

Postado
39 minutos atrás, Shaman93 disse:

Sim, mesmo procedimento com o CD. Apaga todas as partições e manda o Windows instalar no 'espaço não alocado'. Cria essa partição secundária depois, pelo próprio gerenciador de disco do Windows.

Se o único problema é essa inicialização de 1 minuto e de resto funciona bem, me parece normal. Já testou as velocidades no CrystalDiskMark ou semelhante?

Opa.  Eu faço assim , igual fiz no outro pc que está normal.   Primeiro quando inicio com o DVD, eu  pego o espaço nãoalocado e crio duas partições no inicio e formato as duas e ai seleciono a maior para instalar o Windows.   Fiz isso no meu e esta 100 % . Mas interessante essa tua ideia de criar a secundária depois pelo Windows.

Rodei agora o Crystal Disk Mark. 

Segue foto em anexo  ( SSD 480 GB )   . Me diz o que acha do resultado.

DISK MARK.png

Postado
Em 24/01/2022 às 01:06, Shaman93 disse:

@Soccol Tá bem dentro do esperado.

Boa tarde..  Desculpa a demora em retornar.

Deve ter dado algum erro na formatação então . Digo durante a instalação do windows ou algum driver que instalei.

Eu notei que eu fui atualizar o do meu pai que é IGUAL ESSE TAMBÉM e ele começou a ficar mais devagar na entrada, após digitar a senha do login..   Alguma cagad... eu fiz.

O Modo que formatei da pra ser né. já que o meu é igual deles e o meu continua rápido.

Eu formatei da seguinte forma : coloquei o SSD , apos isso dei boot pelo DVD/CD do Windows.  Peguei a parte não alocada e criei duas partições e apos isso formatei ambas.  Peguei a partição maior e instalei o windows

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!