Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá!

Adquiri um Archer C80 + repetidor RE200 V5 para ter uma rede mesh aqui em casa e coloquei meu router Vivo MitraStar em modo Bridge, ligando um cabo dele para a porta WAN do meu C80, setando autenticação PPOE, DNS google, DHCP ligado, etc.
.
Ate ai tudo bem, rede mesh funcionando perfeitamente, testes de velocidade no Wi-Fi reproduzindo o que meu pacote Vivo Fibra 300 deveria entregar, porém, algo bizarro esta acontecendo:

Meu desktop esta cabeado com o C80 e toda vez que dou boot pelo Windows, durante os primeiros 10-20 minutos, a velocidade da internet é uma M### completa, ping colossal de 500-700ms e velocidade oscilando entre <1 e 20/30Mbps, então:

1- Ou aguardo vários minutos ate que "magicamente" o ping volte ao normal, de 2-3ms e download nos 300+ Mbps
2- Ou dando um /release e /renew agilizo para que o ping e download volte ao normal como citado acima

Bem, independente de aguardar ou realizar o release/renew o meu upload continua péssimo, ficando abaixo dos 15 Mbps, porém, vale ressaltar que meu desktop é dual boot, tenho uma partição para MacOS e a outra pro Win e isso só acontece dentro do Windows. Qdou dou boot pelo MacOS desde o 1o segundo a performance da rede é a esperada de 3ms / 300+ Mbps Down e 150 Mbps Up

Tô perdido, nunca passei por algo assim, meu Windows 10, C80, RE200 estão atualizados, porta de rede esta setada para Gbps, sem VPN, nenhum antivirus firewall atrapalhando, nada fazendo download em background e etc.

Alguma ideia do porque essa performance toska durante os primeiros 10/20 minutos? E porque meu UP despencou e só fica nos 15?

Por ultimo, o C80 tá em 192.168.0.1 e desde que coloquei o MitraStar em bridge deixando o C80 rotear não consigo mais acessar o painel de administração da Vivo ( 192.168.15.1 e 192.168.15.1/padrão). 
Como voltar a ter acesso? Mudar a faixa do C80 para o 192.168.15.x?

Obrigado!

Postado

@Giu79 Pode parecer algo bobo, mas as vezes não é.

Verifique no gerenciador de tarefas o uso de CPU e memória durante esse tempo que você informa que a internet fica ruim.

Pode ser que tenha algum processo rodando quando seu pc liga, por exemplo um Google Drive atualizando, um windows update etc.. Que pode consumir tanto banda quanto cpu.

Ao colocar o roteador em bridge você perde o acesso na rede 192.168.15.0/24 pois o modem da operadora deixa de te entregar o IP de forma dinâmica (DHCP). Dessa forma você pode tentar "apelidar" um endereço IP na sua placa de rede da faixa 192.168.15.0/24 por exemplo 192.168.15.100 mascara 255.255.255.0 gateway e DNS não são necessários para o acesso ao modem. Após acessar e configurar o que precisar, volte a placa de rede pra DHCP para que voltar sua navegação.

Postado

Boa noite, bem se está acontecendo com Windows, atualize o sistema operacional, possa ser algo em segundo plano aí que está atrapalhando a pilha do protocolo TCP/IP. Olha procure rodar um Linux via DVD live pode ser o Linux Mint e faça os testes, se caso nem os outros sistemas não apresentarem lentidão, é o seu sistema Operacional, terá que formatar, use um Windows de teste sem ser pirata, valeu, use um Windows PE que roda via DVD.

Olha aqui para fazer os teste mais precisos: 

https://brainwork.com.br/2010/06/21/testando-a-rede-com-o-iperf-gerador-de-trfego/ 

Postado
Em 27/01/2022 às 13:21, Anderson David disse:

@Giu79 Pode parecer algo bobo, mas as vezes não é.

Verifique no gerenciador de tarefas o uso de CPU e memória durante esse tempo que você informa que a internet fica ruim.

Pode ser que tenha algum processo rodando quando seu pc liga, por exemplo um Google Drive atualizando, um windows update etc.. Que pode consumir tanto banda quanto cpu.

Ao colocar o roteador em bridge você perde o acesso na rede 192.168.15.0/24 pois o modem da operadora deixa de te entregar o IP de forma dinâmica (DHCP). Dessa forma você pode tentar "apelidar" um endereço IP na sua placa de rede da faixa 192.168.15.0/24 por exemplo 192.168.15.100 mascara 255.255.255.0 gateway e DNS não são necessários para o acesso ao modem. Após acessar e configurar o que precisar, volte a placa de rede pra DHCP para que voltar sua navegação.

@Anderson David cara, esse foi meu primeiro pensamento mas monitorei tudo e me certifiquei que não há nada rolando em 2o plano, tudo normal em idle.
Quanto ao lance do IP do router vou dar uma olhada depois, obrigado

19 horas atrás, Antonio Carlos Barros dos disse:

Boa noite, bem se está acontecendo com Windows, atualize o sistema operacional, possa ser algo em segundo plano aí que está atrapalhando a pilha do protocolo TCP/IP. Olha procure rodar um Linux via DVD live pode ser o Linux Mint e faça os testes, se caso nem os outros sistemas não apresentarem lentidão, é o seu sistema Operacional, terá que formatar, use um Windows de teste sem ser pirata, valeu, use um Windows PE que roda via DVD.

Olha aqui para fazer os teste mais precisos: 

https://brainwork.com.br/2010/06/21/testando-a-rede-com-o-iperf-gerador-de-trfego/ 

@Antonio Carlos Barros dos realmente não há nada visível em 2o plano e tanto o win como drivers estão atualizados. 
Não tentei rodar outro SO dentro do desktop então o que pude fazer foi rodar o iperf entre meu desktop e meu macbook, ambos foram testados tanto em server e client e como não sei se esse foi um teste válido vou postar aqui as imagens pra você analisar.

Antes das imagens do iperf, veja teste de velocidade feito logo depois de entrar no windows:

1otest.thumb.png.37dd76520c7ded34004f17ddaef02a01.png

E após executar o /release & /renew:

2otest.thumb.png.1b90b042205764fb9e612ce7d43df110.png

Ambos testes feitos no desktop, cabeado no C80.

Agora veja o teste realizado no macbook (conexão wireless):

1282874433_ScreenShot2022-01-31.thumb.png.2e14c0b5f961392dbc1cc1bee79b532e.png

Quanto aos testes feitos pelo IPERF:

iperf-tests.thumb.png.b5187acb5c4644285211c689148f265b.png

IPERF no macbook como client bidirecional

1096692808_ScreenShot2022-01-31at16_50_44.png.13447df6abfdfb1dfc44319d9df8a5e3.png

O que dizer sobre esses resultados?

Obrigado!

Postado

Bem o que passa é a banda feito pelo Windows após a renovação do ip, melhorou muito, enquanto no Mac mantem boa a sua conexão bem estável a taxa de upload muito melhor do que o Windows, resumindo, faça mais teste com Windows formatado em outra máquina sem ser instalado nada só o sistema, e se possível coloque uma adaptador usb 3.0 na porta 3.0 gigabit no seu notebook, para chegar a conclusão mais precisa, valeu e depois poste aqui, e se tiver um amigo aí com um notebook para testar a sua rede seria o ideal, refaça os teste novamente, valeu

Adaptador

https://pt.aliexpress.com/item/4000627945248.html?spm=a2g0o.productlist.0.0.5a893c5awAmRrT&algo_pvid=3aa92748-0bf4-4539-8ba5-0c421cfdd781&aem_p4p_detail=202201311308561257945856898340069135681&algo_exp_id=3aa92748-0bf4-4539-8ba5-0c421cfdd781-2&pdp_ext_f={"sku_id"%3A"12000027261069867"}&pdp_pi=-1%3B90.14%3B-1%3B-1%40salePrice%3BBRL%3Bsearch-mainSearch 

Postado
13 horas atrás, Antonio Carlos Barros dos disse:

É bem provável que seja o Sistema Operacional, olha veja aqui o porque pode está acontecendo isto entre sistemas: https://www.hardware.com.br/comunidade/linux-melhor/665002/ 

Bem faça o seguinte, tire o dual boot, deixe o MAC como um sistema principal, e trabalhe como máquinas virtuais, no seu caso, o Windows.

@Antonio Carlos Barros dosinteressante a leitura.

Te agradeço pelas dicas e análises mas este próximo passo não é viável por hora.

Este desktop foi montado há quase 2 anos nesta configuração para atender 2 necessidades, a principal que é trabalho usando o macOS e a segunda lazer, windows únicamente para poder jogar.

O que me intrigou é que o funcionamento sempre foi normal e isso só começou após colocar o router vivo em bridge, usando o tp-link C80 para rotear.

Eu suspeito que se eu "desfizer" a mudança, retirando o C80 e alterando o router da Vivo de bridge para router o problema será "resolvido", estranhamente. Talvez algo para ser testado em breve...

Abs

• mês depois...
Postado

Um update aqui: consegui resolver o problema.

Minha placa-mãe Gigabyte tem um APP Center e uns programas que eu havia instalado, um deles era específico para otimização de internet, velocidade, ping, etc chamado Gigabyte cFos Speed e por alguma razão quando mudei o router da Vivo para bridge e coloquei o Archer C80 como router principal o conflito começou.

Desinstalei essa função e o problema foi resolvido.

Fica o aviso para os que possuem placa-mãe Gigabyte e porventura tem esse tipo de "software de otimização" rodando.

Agradeço aos colegas que auxiliaram aqui no tópico.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...