Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Recentemente me perguntaram se era possível existir uma única placa de expansão conectada ao slot PCI Express x16, onde nessa placa teria mais portas usb 3.0, mais portas sata 3 e uma porta NVMe M.2 para 1 SSD.

Se existir uma placa com todos esses recursos me enviem fotos, links, pois fiquei curioso, ja que ainda não vi.

O sistema operacional que estivesse instalado no SSD, iniciaria normal, ja que os drivers dessa suposta placa estariam junto ao sistema.

Postado

@Flávio Pedroza Esse adaptador não adiciona portas SATA, ele é apenas uma placa PCI-e/USB 3.0 com um adaptador SATA pra M2 soldado, mas pra usar o SSD M.2 SATA nele você precisa conectar um cabo SATA entre essa placa e uma porta SATA da tua placa-mãe, ou seja vai continuar usando uma porta SATA onboard na tua placa-mãe...

Não tem muita vantagem em usar um SSD M.2 SATA ao invés de um SSD SATA comum, a velocidade é a mesma, e eu também não sei de uma placa que tenha USB e SATA na mesma placa, já usei portas PCI-e/SATA em um PC velho, e o BIOS dava boot no SSD ligado nessa placa igual em uma porta onboard, podendo selecionar a ordem de boot e tudo.

Postado

@F4b10 Porque será que não tem isso, qual seria a dificuldade de dividir a placa em setores e fazer todo mundo se comunicar através do PCI-e x16 usando mais linhas de comunicação.

Acho que uma placa dessas operando em x4 ou x8 ja seria possível. Ja que existem circuitos integrado de inteface para comunicar esses dispositivos.

Postado

@Gabriel13-Pro-windows Acho que o problema seria o custo, imagino que uma solução com um chip plex, como o que era usado em algumas placas top de linha com suporte pra SLI, conseguiria dividir as linhas de um slot PCI-e x8 em vários slots menores, podendo ter linhas para o SATA, para o controlador USB 3.0 e ainda deixar algumas linhas para um slot M.2 NVMe, o problema é que ter tantos chips em uma placa e ainda o chip chaveador deixaria a placa bem cara, ao ponto que acabaria compensando mais comprar uma placa-mãe nova; ainda mais se considerar a baixa demanda, ja que o único uso pratico pra essas placas é upgrade de maquinas muito velhas...

Se a placa não tem slots pra aceitar uma placa USB e outra SATA, acho que a saída é ver a de maior prioridade, pessoalmente acho a porta SATA III mais interessante pois permite usar praticamente todo potencial de um SSD SATA de entrada e dar um gas no PC, o USB 2.0 ainda é o suficiente pra quase todas as aplicações mais comuns, exceto se for usar um adaptador de rede USB ou de vídeo USB...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!