Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Galera, salve, salve.

Queria saber onde posso me informar sobre como montar um pc com placa de vídeo pra minerar. Na net só acho bobagem...

Alguém pode ajudar aqui?

Gratidão 

Ps, não quero gastar muito ... mas sei tb que se gastar pouco nada ganho. Teria que ser um custo médio...

Postado

Na hora de montar um pc para minerar, você precisa ter em mente que demora um pouco pra ter retorno, questão 6 a 8 meses, então é bom investir com uma grana que tu não vai precisar usar nesse meio tempo

Pra iniciar você precisa aprender como as moedas funcionam: Cada cripto roda em cima da sua própria blockchain, tem algoritmos de hash, consumo de energia, dificuldades de mineração e valor de trade diferentes uma da outra. Na hora de montar sua rig você precisa já ter em mente qual moeda quer minerar, o hardware necessário, o consumo energético e qual os ganhos mensais você vai esperar. Por isso, eu recomendo começar aprendendo a usar o site What To Mine, que já trás essas informações já prontas e você pode já fazer os cálculos automaticamente pela plataforma mesmo

Mas na minha experiência montando rig pro pessoal, a galera costuma monta máquinas pra minerar etherem, mas eu não apostaria muito nessa moeda, já que em dezembro de 2022 eles vão mudar a tecnologia de validação das transação e vai acabar com a mineração, tendo até o risco do valor dela cair por causa disso. Mas se tu quiser mesmo assim, vai de RTX 3060, que o valor ta baixo por causa do LHR (limitador de potencia para mineração) e ainda pode minerar duas criptos ao mesmo tempo com o T-rex, uma usando 30% do processamento e outra usando 70%. A galera costuma deixar 30% ethereum e 70% Ergo ou Raven, mas pra substituir o etherem eu rodaria 30% Raven e 70% Ergo

Mas que nem eu disse, o mercado é muito dinâmico e pode ser que essa config pra mineração não seja a melhor daqui a algum tempo, então sempre consulte o What To Mine

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado
10 horas atrás, Gabriel Grechuk disse:

Na hora de montar um pc para minerar, você precisa ter em mente que demora um pouco pra ter retorno, questão 6 a 8 meses, então é bom investir com uma grana que tu não vai precisar usar nesse meio tempo

Pra iniciar você precisa aprender como as moedas funcionam: Cada cripto roda em cima da sua própria blockchain, tem algoritmos de hash, consumo de energia, dificuldades de mineração e valor de trade diferentes uma da outra. Na hora de montar sua rig você precisa já ter em mente qual moeda quer minerar, o hardware necessário, o consumo energético e qual os ganhos mensais você vai esperar. Por isso, eu recomendo começar aprendendo a usar o site What To Mine, que já trás essas informações já prontas e você pode já fazer os cálculos automaticamente pela plataforma mesmo

Mas na minha experiência montando rig pro pessoal, a galera costuma monta máquinas pra minerar etherem, mas eu não apostaria muito nessa moeda, já que em dezembro de 2022 eles vão mudar a tecnologia de validação das transação e vai acabar com a mineração, tendo até o risco do valor dela cair por causa disso. Mas se tu quiser mesmo assim, vai de RTX 3060, que o valor ta baixo por causa do LHR (limitador de potencia para mineração) e ainda pode minerar duas criptos ao mesmo tempo com o T-rex, uma usando 30% do processamento e outra usando 70%. A galera costuma deixar 30% ethereum e 70% Ergo ou Raven, mas pra substituir o etherem eu rodaria 30% Raven e 70% Ergo

Mas que nem eu disse, o mercado é muito dinâmico e pode ser que essa config pra mineração não seja a melhor daqui a algum tempo, então sempre consulte o What To Mine

10 horas atrás, Gabriel Grechuk disse:

RTX 3060

Oi Gabriel, obrigado pelo retorno, já estou ligado sobre os itens iniciais de sua fala. Valeu mesmo. Nem queria eth pois é isso que falou... difícil e vai mudar pra PoS né... pensei na ergo, monero etc.

A dúvida é como descobrir as peças que se encaixam sem incompatibilidade com essa RTX 3060?

Gratidão again

Postado

@Sandro3636 Até seria uma boa opção, mas a 2060 tem muito pouca VRAM, geralmente elas são vendidas com 6gb. O ideal pra minerar seria uma placa de 8gb pra mais e alguns algoritmos precisam até mesmo de mais de 10gb. Por isso a 3060 já resolve o problema com seus 12gb

• Curtir 1
Postado
Em 28/01/2022 às 22:57, Gabriel Grechuk disse:

Na hora de montar um pc para minerar, você precisa ter em mente que demora um pouco pra ter retorno, questão 6 a 8 meses

Se o ROI fosse 6~8 meses, eu me desfaria imediatamente de todos os meus investimentos e colocaria tudo em rig de mineração. Sério. Esse tempo não paga nem a placa de vídeo, nem com a energia elétrica extremamente barata. O tempo real, considerando o aumento da dificuldade ao longo do tempo e variações do mercado, tá mais pra casa dos 12~24 meses.

Na hora de montar sua rig você precisa já ter em mente qual moeda quer minerar

É indiferente. A moeda que você vai minerar é ether em 99% dos casos e, mesmo que não fosse, isso não faz diferença no hardware que você vai montar. A não ser que estivesse pensando em minerar btc, caso no qual precisaria de ASICs. Eventualmente estouram outras moedas que valem mais a pena de forma transiente, por dias ou semanas, mas o grosso é de ether mesmo.

já que em dezembro de 2022 eles vão mudar a tecnologia de validação das transação e vai acabar com a mineração

Não tem data certa. A previsão atual é até final de 2022, mas já foi adiada várias vezes e provavelmente vai ser adiada de novo.

mas pra substituir o etherem eu rodaria 30% Raven e 70% Ergo

O que te daria aproximadamente metade do lucro de minerar apenas eth, dobrando o seu ROI pra 24~48 meses... E tem o fator volatilidade envolvido também. Se/quando rolar mais um inverno cripto, uma possibilidade é que o investimento fique trancado e sem retorno por alguns anos.

@Sandro3636 Minha opinião é que nesse momento é extremamente arriscado (e portanto desaconselhável) pagar 3~4k numa 2060 ou 4~5k numa 3060 (que ainda vai ser LHR e você vai ter que usar drivers específico e dummy numa saída de vídeo) pensando nelas como investimento. Isso sem falar no resto do hardware, uma fonte gold/platinum, ventoinhas, placa-mãe e suporte adequados.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
Postado
19 minutos atrás, Shaman93 disse:

O tempo real, considerando o aumento da dificuldade ao longo do tempo e variações do mercado, tá mais pra casa dos 12~24 meses

A ultima rig que eu montei o rapaz conseguiu retorno em 8 meses, mas se bem que montei faz uns 2 anos quando a moeda tava pegando uma tração e a dificuldade de mineração era menor, então talvez seja por isso eu acabei me enganando enquanto ao tempo do ROI

19 minutos atrás, Shaman93 disse:

O que te daria aproximadamente metade do lucro de minerar apenas eth, dobrando o seu ROI pra 24~48 meses...

Mas é igual eu disse, uma hora não vai ter mineração de ethereum pra ter o ROI em 12 meses; e com a rig já montada, não ter prejuízo já é lucro. Provavelmente o valor do ethereum vai despencar com os mineradores desesperados pra transformar seu eth em dólares e o de alguma outra moeda vai subir pra substituir ele conforme os mineradores vão migrando pra elas

20 minutos atrás, Shaman93 disse:

Minha opinião é que nesse momento é extremamente arriscado (e portanto desaconselhável) pagar 3~4k numa 2060 ou 4~5k numa 3060 (que ainda vai ser LHR e você vai ter que usar drivers específico e dummy numa saída de vídeo) pensando nelas como investimento. Isso sem falar no resto do hardware, uma fonte gold/platinum, ventoinhas, placa-mãe e suporte adequados.

Nesse ponto eu concordo, se for montar o hardware pensando em minerar ether ta bem arriscado, eu esperaria passar o merge do ethereum e acompanharia o mercado de mineração pra ver quais criptos compensaria você ir minerando

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, Shaman93 disse:

A previsão atual é até final de 2022, mas já foi adiada várias vezes e provavelmente vai ser adiada de novo.

Li que o próprio Vitalik disse que ia demorar uns 5 anos..

que ainda vai ser LHR e você

eu ia perguntar isso, por que vale a pena usar um com LHR? Pois é mais barato? Mas se me limitar a atividade?... 

E outr a pergunta, posso usar esse pendrive dummy? Como funciona?

4~5k numa 3060 (que ainda vai ser LHR e você vai ter que usar drivers específico e dummy numa saída de vídeo)

E qual placa (custo/benefício) você sugere? Obrigadops, 

ps, claro, levando em consideração todos os itens dito

Postado

vai de RTX 3060

peguei uma dessa, agora preciso saber qual processador e placa-mãe são os melhores para não dar gargalo para uso no objetivo específico

Postado

@Sandro3636 O processador mais barato possível, junto com uma placa-mãe com várias entradas PCI-E (pra conectar mais placas eventualmente). Você encontra algumas placas-mãe específicas pra mineração com até 8~20 slots. Importante pegar uma fonte com ótima eficiência energética, mínimo Gold, mas preferencialmente Platinum ou Titanium.

Em 31/01/2022 às 11:29, Sandro3636 disse:

eu ia perguntar isso, por que vale a pena usar um com LHR? Pois é mais barato? Mas se me limitar a atividade?... 

E outr a pergunta, posso usar esse pendrive dummy? Como funciona?

LHR é uma versão capada por software, rende bem menos na mineração. Tem um driver específico que foi lançado ("por engano") que remove essa limitação e deixa o desempenho próximo da 3060 normal. O dummy é pra 'enganar' a placa, outro problema que emerge dessa solução. Quando o monitor apaga (ou a placa não está conectada a um monitor) o hash rate despenca. O dummy 'engana' a placa, fazendo ela se comportar como se estivesse plugada a um monitor ligado o tempo todo, mantendo o hash rate elevado.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Shaman93 disse:

dummy 'engana'

pequei um desse tb... é simples usar?

4 minutos atrás, Shaman93 disse:

processador mais barato possíve

porque? ele não interfere tanto? Na verdade tá tudo caro, e queria de fato economizar em tudo agora...

5 minutos atrás, Shaman93 disse:

mínimo Gold

de 600w?

Postado
agora, Sandro3636 disse:

pequei um desse tb... é simples usar?

Sim, é pra ser plug and play. Só deixar encaixado numa saída da placa que o hash rate deve se manter alto.

• Obrigado 1
Postado
Em 29/01/2022 às 09:23, Sandro3636 disse:

monero

Monero você só consegue minerar efetivamente com o processador, com placa de vídeo vai ganhar mizéria. E mesmo com o processador não vale muito a pena, demora em torno de 20+ meses pra se pagar (com um processador escolhido pensando nessa finalidade) e provavelmente daqui a 1 ano a moeda estará rendendo metade do que rende hoje em mineração.

@Sandro3636 Pra minerar com a placa de vídeo você não precisa de um processador bom, coloque um processador barato de baixo TDP.

• 3 semanas depois...
Postado

LHR

Gabriel, a minha está dando apenas 20 MHz!!! Comprei aqueles HDMI dummy mas não adiantou...

Como desbloquear?

Obrigado 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...