Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Fala galera tudo beleza ? Preciso de uma ajudinha 

Enfim, recentemente eu comprei um Ryzen 5 3600 no Aliexpress juntamente com um gamemax 400 v2 no mercado livre, tudo instalado belezinha (baita processador), só vcore meio alto mesmo, geralmente vejo ele bater 1.475v, já vi até 1.5v, se eu desligo o turbo passa nem de 1.1v direito, mas enfim, esse não é o b.o, acontece que com tudo em stock o PC faz um barulho tipo um zumbido zzzz como um coil whine, provavelmente vindo da placa-mãe, ele começar pouco depois do Windows iniciar na área de trabalho, parece ser dos vrm ou algum capacitor sei lá, fiz o teste do ouvidometro pra ver, uma coisa que reparei é que só acontece quando o turbo boost faz o vcore subir, esse processador varia muito o vcore em stock. Então fiz um undervolt setando ele a 1.265v e 4.0ghz e o barulho desapareceu, reforçando mais ainda que pode ser os vrm da placa-mãe, o estranho é que quando jogo, faço teste de estresse no processador o barulho também some pois nesses cenários o vcore não fica variando, ele fica na casa dos 1.3v. Eu comprei uma ASRock b450 pro4-f pra colocar nesse Ryzen cujo já está chegando, porém eu gostaria de tirar essa dúvida minha.

Config:
Biostar b350 btc pro
16gb ram
Fonte seasonic 550w modelo s12iii 80 plus bronze
Rx 6600xt red devil

Postado

A culpa pode ser não só da placa-mãe, como também da sua instalação elétrica, a falta de um aterramento pode ser a causa, e também o projeto extremamente antigo da S12III não ajuda muito, mesmo sendo uma fonte decente.

Postado

@Pepse extremamente antigo não é kkk, mas não é dos mais novos, enfim, mas então porque o barulho para quando faço isso que falei ? Creio ser da placa-mãe mesmo o problema. Como já vou trocar de placa-mãe e bota uma decente não tô ligando muito, mas queria uma ajuda de quem entende mais pra esclarecer, por isso postei no fórum. 

Eu comprei um iclamper que está pra chegar também 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...