Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, estive pesquisando sobre montagem de PCs gamers há um mês, pois sou totalmente leigo na área e quero migrar do console e montar um PC que dure pelo menos cinco anos e tenha possibilidade de upgrade. O pouco que aprendi foi em vídeo-aulas no YT sobre montagem de hardware, compatibilidade de componentes e reviews de performance.

O conjunto que escolhi tem por objetivo a performance em jogos, quero fps. Por hora, escolhi um processador com vídeo integrado, pois farei a aquisição de uma placa de vídeo somente no fim deste ano, mas desde já escolhi uma fonte pesada. Queria que me aconselhassem sobre a escolha deste conjunto, é boa? Vai rodar liso sem placa de vídeo? A adição posterior da placa de vídeo melhora significativamente a performance em jogos? Estou exagerando na memória RAM? Você mudaria algo neste setup? 

Nunca montei um PC do zero e não quero gastar uma porrada e me frustar depois rs... O conjunto é o seguinte

Processador AMD Ryzen 7 5700G, 8-Core, 16-Threads, 3.8GHz (4.6GHz Turbo), Cache 20MB, AM4

Water Cooler Cooler Master MasterLiquid 240mm ML240L V2 RGB, MLW-D24M-A18PC-R2

placa-mãe ASUS ROG Strix B550-F Gaming Wi-Fi II, DDR4, Socket AM4, ATX, Chipset AMD B550, ROG STRIX B550-F GAMING WIFI II

4x Memoria Team Group T-Force Vulcan Pichau, 8GB (1x8), DDR4, 3200MHz, C16, Vermelha, TLPRD48G3200HC16F01

SSD Kingston A400 480GB 2.5" Sata III, SA400S37/480G

1 HD velho 320G que tenho aqui em casa

Gabinete Gamer Mancer Kevlar Lateral De Vidro Preto, MCR-KVR-BL01

4x Ventoinha TGT Mirage, 120mm

total de 6,7k.

Mais a frente, pretendo adicionar uma PLACA DE vídeo SAPPHIRE Radeon RX 6600 PULSE, 8GB, GDDR6, 128-BIT.  

Me parece caro, mas quero investir em qualidade, durabilidade, performance e não quero me preocupar com upgrade tão cedo. Tá valendo a pena? Tem algo de importante que eu não sei?

Postado

Vai rodar liso sem placa de vídeo? não, a placa de vídeo integrada é suficiente para rodar jogos nas configurações mínimas a 30 fps.

A adição posterior da placa de vídeo melhora significativamente a performance em jogos? com certeza

Estou exagerando na memória RAM? 16 GB é mais que suficiente para jogos.

Você mudaria algo neste setup? Eu tentaria encaixar, se orçamento permitir, um R7 5800X, escolheria um placa-mãe mais simples, apenas 16 GB de RAM, trocaria o water cooler por um bom air cooler, trocaria o SSD SATA por um SSD M.2 (verificar se placa-mãe é compatível) e pegaria logo uma placa de vídeo - se possível uma RX 6600 XT.

Edit: essa placa-mãe que escolheu deve estar com a BIOS atualizada para funcionar nos processadores Ryzen 5000.

Faltou você informar a fonte?

• Curtir 1
Postado
16 minutos atrás, Fornazieri disse:

1- Processador AMD Ryzen 7 5700G, 8-Core, 16-Threads, 3.8GHz (4.6GHz Turbo), Cache 20MB, AM4

2- Water Cooler Cooler Master MasterLiquid 240mm ML240L V2 RGB, MLW-D24M-A18PC-R2

3- placa-mãe ASUS ROG Strix B550-F Gaming Wi-Fi II, DDR4, Socket AM4, ATX, Chipset AMD B550, ROG STRIX B550-F GAMING WIFI II

4- 4x Memoria Team Group T-Force Vulcan Pichau, 8GB (1x8), DDR4, 3200MHz, C16, Vermelha, TLPRD48G3200HC16F01

5- SSD Kingston A400 480GB 2.5" Sata III, SA400S37/480G

6- 1 HD velho 320G que tenho aqui em casa

7- Gabinete Gamer Mancer Kevlar Lateral De Vidro Preto, MCR-KVR-BL01

8- 4x Ventoinha TGT Mirage, 120mm

1- OK, dependendo o preço (se a diferença para o 5600G estiver grande pode pegar o 5600G pois a diferença em jogos é quase nada)

2- não gosto e nem recomendo water cooler pra ninguém, um bom Air cooler faz o mesmo trabalho por um preço bem menor e manutenção também.

3- uma simples b550 já é mais que suficiente, essas placas mãe top de linha são para entusiastas que estão sempre a trocar de hardware, pode ver uma b550 simples da MSI, Gigabyte ou ASUS

4- Acho exagero 32gb apenas para jogos, 16 da e sobra e se sentir que precisa de mais pode comprar no futuro sem pressa (eu pegaria o mesmo modelo porém 2x8gb de 3600Mhz)

5- Essa linha da Kingston não é nada durável, recomendo que adquira um M.2 NVMe

6- Ok, cavalo dado não se olha os dentes

7- OK

8- OK

só faltou informar a fonte, recomendo uma pylon ou Seasonic de 650w

23 minutos atrás, Fornazieri disse:

Vai rodar liso sem placa de vídeo?

Depende o jogo e a resolução até roda

24 minutos atrás, Fornazieri disse:

A adição posterior da placa de vídeo melhora significativamente a performance em jogos?

Com toda certeza

Postado

@Flávio Pedroza  Obrigado pela resposta! Gostei muito da sua sugestão em Você mudaria algo neste setup? . Vou dar uma olhada na placa-mãe que o @Marcelo_gs sugeriu e ver o orçamento final. A fonte que eu esqueci de mencionar é uma Fonte Cougar VTE 600 80Plus Bronze PFC Ativo. 

No seu Edit, você comentou que a BIOS da placa-mãe deve estar atualizada... Quando eu montar o PC, ligá-lo e não estiver atualizada, isso será um problema? Vi em algum tópico os primeiros passos após montar um PC e lembro sobre atualizações de BIOS, mas o pouco que eu entendo sobre o assunto não me pareceu ser um grande problema, apenas teria de iniciar a BIOS e atualizá-la, certo?

@Marcelo_gs  Valeu por me apresentar esse modelo de placa-mãe, eu ainda não a conhecia. Sobre o SSD da Kingston, eu escolhi por que vi muitas montagens com ele. Inicialmente eu tinha preferência pelo M.2 NVMe, mas não sabia escolher... Obrigado! 

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Fornazieri disse:

placa-mãe ASUS ROG Strix B550-F Gaming Wi-Fi II, DDR4, Socket AM4, ATX, Chipset AMD B550, ROG STRIX B550-F GAMING WIFI II

@Fornazieripega uma b550 bazooka ta r$ 830 pila 

40 minutos atrás, Fornazieri disse:

Fonte Cougar VTE 600 80Plus Bronze PFC Ativo. 

pega uma pylon 650w  r$ 400

Postado
14 horas atrás, Fornazieri disse:

No seu Edit, você comentou que a BIOS da placa-mãe deve estar atualizada... Quando eu montar o PC, ligá-lo e não estiver atualizada, isso será um problema? Vi em algum tópico os primeiros passos após montar um PC e lembro sobre atualizações de BIOS, mas o pouco que eu entendo sobre o assunto não me pareceu ser um grande problema, apenas teria de iniciar a BIOS e atualizá-la, certo?

Se não estiver atualizar seu PC não irá dar vídeo. Mas não é um bicho de sete cabeças. Esse vídeo explica direitinho:

https://www.youtube.com/watch?v=oEfHsUkh3YI

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!