Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

RTX 2060 parou de rodar a fan.


Zash

Posts recomendados

Boa noite, comprei recentemente uma RTX 2060 SC gaming da EVGA (Single fan) e até hoje mais cedo ela estava funcionando perfeitamente, então deitei pra dormir um pouco e deixei o pc ligado, depois de um tempo ele entrou em modo de suspenção pois está configurado assim. Quando eu voltei para o pc, apertei para voltar a funcionar o pc e a fan da placa não dá mais sinal de vida, independente da temperatura que atinja, pois a placa não tenha a função de fan stop, entretanto a placa funciona perfeitamente.
Gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido, já tentei reconectar a fan e nada, não vou abrir a placa pois caso nada resolva vou acionar o RMA e ver se eles podem me ajudar, mas o que poderia ser? será que queimou a fan? Já tentei reconectar a mesma e nada. Não há nada obstruindo a rotação da fan e também é constado 0 rpm no hdw monitor mesmo que eu mexa na ventoinha com as mãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Tiago Fideles disse:

Boa noite, comprei recentemente uma RTX 2060 SC gaming da EVGA (Single fan) e até hoje mais cedo ela estava funcionando perfeitamente, então deitei pra dormir um pouco e deixei o pc ligado, depois de um tempo ele entrou em modo de suspenção pois está configurado assim. Quando eu voltei para o pc, apertei para voltar a funcionar o pc e a fan da placa não dá mais sinal de vida, independente da temperatura que atinja, pois a placa não tenha a função de fan stop, entretanto a placa funciona perfeitamente.
Gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido, já tentei reconectar a fan e nada, não vou abrir a placa pois caso nada resolva vou acionar o RMA e ver se eles podem me ajudar, mas o que poderia ser? será que queimou a fan? Já tentei reconectar a mesma e nada. Não há nada obstruindo a rotação da fan e também é constado 0 rpm no hdw monitor mesmo que eu mexa na ventoinha com as mãos.

 

Pode ser que a FAN tenha vindo com defeito de fábrica, se estiver na garantia acione a garantia e veja se resolvem o problema para você.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Tiago Fideles disse:

@RonaldoDuarte11 Eu comprei a placa usada, porém ela tem aproximadamente uns 5 ~ 6 meses de uso, espero que a garantia ainda cubra. 

 

Comprou de quem? Tem nota fiscal? Você sabe se, antes de você comprar, houve alguma mexida na placa? Pode até ser que ela já tenha vindo com algum defeito por mau uso e só agora tenha apresentado de fato...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoDuarte11 Comprei de um cara da cidade do lado, ele está me auxiliando a pedir o RMA. Sim, tenho a nota fiscal e não, a placa não havia sido mexida. O lacre do parafuso ainda está lá. Tomara que a garantia cubra, mas como eu disse, a placa em si está funcionando normalmente, talvez trocar a fan dela seja uma opção em ultimo caso, não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Tiago Fideles disse:

@RonaldoDuarte11 Comprei de um cara da cidade do lado, ele está me auxiliando a pedir o RMA. Sim, tenho a nota fiscal e não, a placa não havia sido mexida. O lacre do parafuso ainda está lá. Tomara que a garantia cubra, mas como eu disse, a placa em si está funcionando normalmente, talvez trocar a fan dela seja uma opção em ultimo caso, não?

 

Pode ser que algum software ou arquivo corrompido no sistema, responsável pela curva de fan da GPU, esteja ocasionando o problema. Talvez até atualizações de drivers NVIDIA podem estar sendo a causa. Desinstale o último upgrade de driver NVIDIA e veja se o problema persiste. Se persistir, teste a GPU em outro PC e cheque a rotação da fan, pode ser que arquivos corrompidos no seu sistema e/ou drivers da NVIDIA tenham interferido nisso, por serem "beta".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoDuarte11 Fiz alguns testes aqui, desinstalei os drivers e o programa que eu usava pra controlar a ventoinha e não resolveu, porém em um desses testes eu liguei o PC com a ventoinha desconectada, e quando conectei a fan deu sinal de vida por um momento, mas logo parou.

Após fuçar mais um pouco, eu percebi que quando eu encaixo só a metade esquerda do conector nos pinos da fan, a ventoinha funciona a 100% e não tem como controlar, porém funciona. Quando eu conecto nos quatro pinos, a ventoinha para e não dá mais sinal.

Eu fui até onde o dono antigo mora e lá fizemos a solicitação do RMA com a kabum, estamos esperando ela aprovar ou não, caso ela não cubra o reparo, será que trocar a ventoinha resolveria? Achei uma no Aliexpress por 30 reais (de qualidade inferior, porém creio que seja funcional) e por ser barato, creio que não custa tentar. Será que o problema está no conector da fan? Ou será na controladora da placa de vídeo? Estou confuso e um pouco desesperado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!