Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho que colocar 3 fans de 140mm na parte frontal de um gabinete full tower, sendo que provavelmente a GPU fica na vertical, já que tem espaço de sobra e ela não ficará próxima ao vidro - porém ficará bem longe de onde o ar circula.

O terceiro fan (de cima pra baixo) ficará mais ou menos na direção da placa de vídeo. Seria ideal colocar um fan com maior pressão estática para que crie um 'jato de ar' que chegue até a placa de vídeo,  já que ele é feito para isso mesmo (uso em radiadores de WC e heatsink): cria um jato de ar concentrado para transpor melhor as barreiras e consequentemente se não encontra barreiras, irá mais longe?

Postado

@adcarvalhoDeixa de ser ruído e vira barulho rs mas a pressão estática e o CFM são impressionantes: 4,18 e 107, respectivamente (a versão de 3000 RPM tem 6,57 e 159). Claramente é uma turbina de avião. Mas se você deixar em um curva de 50%, ou 40%, ele será silencioso e mais eficiente que outros fans utilizando a mesma curva. Outros tem que usar uma rotação maior para atingir o que ele faz.

Postado
Em 16/02/2022 às 16:51, mineirimbb disse:

enho que colocar 3 fans de 140mm na parte frontal de um gabinete full tower,

Poderia dizer o modelo e a configuração que vai ser instalada?

Eu, pessoalmente julgo o 3o FAN frontal superior desnecessário, já que o Cooler tem seu FAN próprio. O uso de FAN de forma indiscriminada pode causar um "turbilhonamento" do fluxo de ar que acaba anulando o efeito de retirada de calor nas superfícies de troca(os radiadores).

Ah, sim, e sobre o tipo de FAN eu acredito que aqueles com PWM são os melhores por controlarem a rpm dependendo da necessidade, lembrando que um FAN comum sempre funciona na rpm máxima e portanto podem ser bem ruidosos.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...