Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde!

Solicito a sua ajuda.

Na célula A1, tenho a fórmula =hoje é possível formatar a célula para retornar apenas a primeira letra em maiúscula do dia da semana?

Exemplos:  Segunda-feira,  Terça-feira,  Quarta-feira,  Quinta-feira,  Sexta-feira, Sábado e Domingo.

Grato - Geneci.

Postado

Experimente assim:

..em outra célula...

=pri.maiuscula(esquerda (texto(a1;"ddd");1))

.. ou na A1:

=pri.maiuscula(esquerda (texto(hoje;"ddd");1))

Postado

A fórmula HOJE só retorna uma data e o dia da semana mostrado na célula é só uma formatação. Para modificar isso você pode usar a fórmula TEXTO para retornar o texto com a formatação desejada e aí poderá modificar. Com PRI.MAIUSCULA p.ex: =PRI.MAIÚSCULA(TEXTO(HOJE();"dddd"))

Postado

Boa tarde! Basole.

Tentei a fórmula e retornou o erro #NOME?

Grato - Geneci.

A fórmula deverá retornar Sexta-feira.

Está retornando Sexta-Feira. Errado.

Por favor, podem revisar.

Grato - Geneci.

Postado

@genecioficial é só manipular o texto retornado, p.ex:

=ext.texto(pri.maiúscula(texto(hoje();"dddd"));1;localizar("-";texto(hoje();"dddd")))&ext.texto(texto(hoje();"dddd");localizar("-";texto(hoje();"dddd"))+1;núm.caract(texto(hoje();"dddd")))

Terá que fazer uma modificação na fórmula para tratar o caso de sábado e domingo.

• Obrigado 1
Postado

@GENECIOFICIAL na minha sugestão, eu estava no celular e não tinha testado, mas experimente na celula A1, formula abaixo e arraste para os demais dias da semana.

E caso queira a primeira letra em minusculo, só desconsiderar a primeira formula "Maiúscula"

=MAIÚSCULA(ESQUERDA(TEXTO(HOJE()+LIN(A1)-1;"ddd");1))

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...