Ir ao conteúdo

Possível gargalo de memória RAM

Ir à solução Resolvido por WOZ Dods,

Posts recomendados

Postado

Seguinte tenho uma configuração com mistureba de RAM, em todo caso é bem inferior a um dual channel. Vejo no CPU Z, e não indica que esteja em dual channel, apenas aparece dual, tenho certeza que trabalha em single channel.

Estou com 20 GB com i7-4790k, sem fazer overclock, tenho placa-mãe z97 da gigabyte, mas prefiro não mexer em overclock pois precisa de estudo, técnica.

Então o que acontece? Em certo jogo, que até diga é leve, tem um micro-stutter, cai os quadros e depois sobe como se estivesse normal.

Chega atrapalhar? Depende. Qual frequência ocorre? Quase toda partida, e suspeito que é o canal de memória. O joguinho setado nas configurações máximas usa bem 11 GB em DX12. O jogo em questão é Fortnite, que jogo casualmente, mas fico brotando teste para testar a cada atualização.

Já rodo jogo mais suave como NFS Heat máximo, WD2 quase no máximo, chegando brotar até 100 FPS numas áreas áridas sem esses problemas. Será que problema do jogo com a configuração do canal de memória? Teria que pôr 16 GB Dual que trabalharia muito bem. Tenho um pente de 8 corsair vegeance e o resto 4 , 4 , 4. Pretendo deixar essa quantidade memória RAM no kit quando for vender para quem trabalha com alto conteúdo na RAM.

Já testei em configurações levemente até baixas, mas os micro-stuttering deve ainda continuar, o jogo roda liso maior parte do tempo no máximo em resolução HD, acontece que aleatoriamente sem esperar, dá aquela quebra de quadros. Setar a 60 FPS pouco faz diferença. Uso de CPU alto? CPU está OK, não 100%, GPU fica a 100% e outra hora desce o uso um pouco, o que mostra que está sobrando ainda. Full HD em questão me dá menos taxas e vira jogo campanha, que é quando joga com a IA que não precisa de tanta perícia, técnica e habilidade.

Postado

@Gonçal Desligue o MSI Afterburner, teste para ver se resolveu. Reduza a qualidade gráfica, teste novamente.

Dual channel talvez faria diferença, mas para CPUs dessa geração a diferença é relativamente pequena.

Postado

@WOZ Dods Praticamente mesma coisa. Já testei no LOW, acontece algo parecido. Está dirigindo ou entra em algum cenário, quebra alguma coisa.

Também não sei se é conexão, perda de pacote. Algo acontece também no FIFA online, que se jogar com europeus fica com uns lags, mas não mostra descendo o FPS e subindo, apenas atraso. Em todo caso, uma possível perdas de pacotes pode ocasionar isso?

@WOZ Dods

Perceba algumas quedas. O jogo roda liso sim, mas essas quedas acho nada a ver para esse tipo de joguinho. Algumas áreas estão bem polida, drivers, atualizações novas provoca isso.

Em todo caso acho que é a placa fraca mesmo. Se eu empurasse uma 1070 Ti ali ficaria acima de 60 fps maior parte do tempo em resolução HD.

Essa informação procede uma RX 570 tem metade do desempenho de uma 1080? Já que uma RX 5700 tem desempenho semelhante de 1080.

Postado

@Gonçal LAG é por causa de rede, acontece se seu ping estiver alto. É completamente diferente de suttering que foi o que você deixou a entender primeiro. Se não tem alteração no FPS, então o problema é sua conexão.

12 minutos atrás, Gonçal disse:

Em todo caso, uma possível perdas de pacotes pode ocasionar isso?

Não.

Você está jogando via wifi?

Postado
21 horas atrás, WOZ Dods disse:

@Gonçal LAG é por causa de rede, acontece se seu ping estiver alto. É completamente diferente de suttering que foi o que você deixou a entender primeiro. Se não tem alteração no FPS, então o problema é sua conexão.

Não.

Você está jogando via wifi?

Não. Rede cabeada 200 MB, 26 mb download e uns perto de 100 de upload.

É o jogo mesmo. Não tem tanta alteração no FPS, típica uma quebra, às vezes é imperceptível, como estou perto fica nojento umas vezes. Já testei em Full HD essa placa é fraca para rodar no máximo nessa resolução.

Esse jogo usa algum ray tracing emulado por software? Sabe dizer?

Postado

@Gonçal Minha antiga instalação da NET, antes de virar Claro, tinha problemas específicos ao jogo Vermintide 2. Ping nele não ficava nunca abaixo de 190. Troquei de casa, de instalação, mas mesmo provedor. Magicamente corrigiu e o maior ping que tive desde então foi 90. Provedores são *****, pois muitas vezes bloqueiam uma coisa por causa de uns 10 clientes e ferram mais 300. Convém testar outro PC na sua rede, seu PC em outra. Fora isso, só entendendo o culpado para determinar novas soluções.

Postado

@WOZ Dods Só reclamando em fórum para os devs corrigirem. Olhando assim fortnite era para rodar mais 100 quadros o tempo todo. Não se engane cara, Fortnite é um jogo pesadíssimo no épico e até no mesmo no médio, o modo performance é para "tentar" rodar em computadores de baixa especificações. O jogo tem muita explosões, foragéu e carregamento de mapa.

É aquilo tipo de jogo assim como minecraft, a depender do seu computador pode renderizar todo um mundo, com render no máximo muitos computadores tem trabalho para rodar, usa muito processador e gpu ao mesmo tempo, só um computador dedicado para rodar minecraft com alta render.

Postado

@Gonçal Não entendi o ponto da afirmação, mas ok. Até onde "experimentei", jogos tem várias configurações que são mais ou menos impactantes na performance. Um jogo com muitas explosões, por exemplo, pode ter suas configurações relativas à "effects" reduzidas sem grande impacto na qualidade e ainda sim com grande impacto na performance. Sobre performance: qualquer coisa de antialiasing hoje acima de FXAA, de efeitos do tipo "volumetric fog" ou "depth of field" vão capar sua GPU sem oferecer tanto em troca. Se quer jogar algo competitivo e ser bom nisso, mesmo com o melhor do hardware, coloque tudo no mínimo.

Pessoalmente eu não jogo jogos de tiro competitivos. A última vez que tentei foi no "tribes ascend" e naquele jogo eu me diverti, mas o resto todo é um porre pra mim. O que importa, ao meu ver, é melhor jogabilidade, melhor performance e melhor resposta para quem joga competitivamente, não necessariamente nessa ordem. Super entendo o "interesse" nesse tipo de jogo, só não é minha praia.

Seja como for, tente se concentrar no que realmente precisa e no que realmente almeja. Tem muitos pequenos fatores para considerar aí, sempre.

Postado

@WOZ Dods

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se quer jogar algo competitivo e ser bom nisso, mesmo com o melhor do hardware, coloque tudo no mínimo.

Cara nem jogo competitivo nem lá essas coisas e também só posto os vídeos lá no canal para ver depois e responder o pessoal que queira se interagir e tirar dúvidas e trocar experiência, posso gostar por agora de um jogo e amanhã não, é típico a relação gostar-e-não-gostar, jogos vão se desgastando seja por [n] fatores. Tem jogo que coloco lá mais para fator de benchmarking para testar o hardware e outra hora apago.

O ponto que é para chegar é que tem alguma coisa limitando o desempenho nesse jogo específico, os outros roda tudo praticamente "normal" como deveria. O 0.1% Low está instável mesmo com uso de CPU de férias e placa torada em quase 100%, o jogo chega usar até 11 GB dos 20 GB do total em DX12, já DX11 o jogo começa carregando shaders e fica instável e uso de ram baixo, dos dois o melhor foi DX12.

Sobre reduzir a qualidade, não creio que vai adiantar muito, é coisa do Unreal Engine, noutra temporada eles podem resolver ou vir outros problemas, tudo depende do campo para onde olha e o uso do mouse. Esse suttering é bem rápido que às vezes chega ser imperceptível, exemplo cai os frames para 30 e pouco e soube como Usain Bot para 50-60 e 70 de novo, é o que isso aí? Dois ou um, placa de vídeo fraca ou gargalo de RAM ou disco rígido lento, mas já coloquei no SSD 128 gb e não adiantou muita coisa.

Coloquei em um disco praticamente vazio e aparentou ficar melhor ou foi só um placebo mesmo.

• Solução
Postado
20 horas atrás, Gonçal disse:

Dois ou um, placa de vídeo fraca ou gargalo de RAM ou disco rígido lento, mas já coloquei no SSD 128 gb e não adiantou muita coisa.

SSD não vai interferir no desempenho. O que você precisa é do seu sistema estável, com drivers atualizados do site do fabricante da placa-mãe e de um sistema limpo e atualizado. Fora isso evitar programas externos que causam interferências no jogo.

Postado

@WOZ Dods Ok. essa é a ideia de sempre..

Essa placa nem é fraca ou é forte, mas a depender do jogo querer mais quadros não vai rolar não, vai ter que contentar com aqueles 30 ou 40 fps. Enfim.

@WOZ DodsValeu por sua participação aqui em outros tópicos, sua ajuda é demais merecida.

• Curtir 1
Postado
Em 24/02/2022 às 10:53, Gonçal disse:

Teria que pôr 16 GB Dual que trabalharia muito bem. Tenho um pente de 8 corsair vegeance e o resto 4 , 4 , 4. Pretendo deixar essa quantidade memória RAM no kit quando for vender para quem trabalha com alto conteúdo na RAM.

Apesar de tudo que falei, 16 GBs podem beneficiar alguns jogos hoje. A quantidade nesse caso pode ser mais importante do que a velocidade, então se tiver um pente de 8 GBs para pegar emprestado e testar pode ser interessante ver a diferença. Seja como for, eu usaria 16 GBs, pois sempre que você estiver jogando e fazendo qualquer coisa em paralelo, seja navegar, ouvir um vídeo no youtube, etc., 8 GBs se tornarão insuficientes na maioria dos jogos.

Postado
2 horas atrás, WOZ Dods disse:

8 GBs se tornarão insuficientes na maioria dos jogos.

O windows é bem estranho nesse quesito e o 8 gb já se torna aqui um padrão mínimo estrito. Lembro que com 8 gb ram o pc ficava bem lento ao atingir 6-7 gb. Aos poucos é recomendado 12-16 gb. Coloquei 20 gb porque carrego conteúdo na ram e queria evitar esse tipo de gargalo onde o jogo requer 8-11 GB. Os PCs 8 gb podem dar stuttering grave por isso, é quantidade para se fazer uma tarefa só.

Então vou ver se acho um pente de 8 gb para testar, rams de 8 gb seja DDR3-5 são tudo mais caro.

Sobre o processador gargalar alguma coisa ainda, está tudo tranquilo, mais para frente que pode ficar zoado, exemplo esse processador para MS já não ""roda"" o Win11 e começa ser descartado, se essa tendência pegar vai forçar uma migração em massa e vai ter um monte de pcs de hardware anteriores sendo vendidos a torta e direita. Instalar o Win11 até você pode, mas a microsoft pode trollar e zoar seu computador mandando aviso. https://www.techcentral.ie/windows-11-will-soon-warn-users-on-unsupported-pcs/

Postado

@Gonçal Sério, esquece W11 pelo menos em 2022. Muitos bugs, muito problemático, ainda não houve ganho que não seja estético que justificasse a migração. Ao meu ver a Microsoft, quando vir que o índice de migração para o novo sistema não está dentro do que gostaria, provavelmente vai voltar atrás com os excessos dela.

Postado

@WOZ Dods Que assim seja feito hein camarada. Detestei esse ideia de tal Win11, além do mais de um chip TPM para atolar na máquina, sabe-se para para que vai servir isso, no jogo Valorant a galera não podia lançar o jogo sem esse chip, agora imagine se essa palhaçada pega, entende? Cada desenvolvedor para proteger sua marca ou produto exija chaves criptografadas gerado pelo tal chip TPM. Essa de TPM muitos não pode saber, mas não é de agora não, é de versões anteriores, entretanto, com adesão de ransowares e outras ameaças dona Microsoft quer vender a ideia que isso vai resolver tudo, quando na pode ser usado com esse propósito que foi o Valorant. Claro! Que se tiver um Dev que saiba mexer no código pode apagar a linha de código e pode até lançar. Imagine então a restrição que a MS está prestes a implamentar. Os requisitos para rodar é uma coisa, agora empurrar um "prato" ou tecnologia já é demais, tipo os apps que já vem nesse sistema dela, tem a ideia que todos vão ter o mesmo perfil e vai precisar de coisas como tal desses programas que já vem aderidos no sistema.

Não lancei o Windows 11 por isso mesmo carinha, já que tem cara de 10 e não justifica ganho.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!