Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um notebook Acer Aspire 3 A315-42-R1B0 que possui Slot M.2 para SSD tipo SATA III ou PCIe NVMe.

Pois bem, adquiri um SSD porém não consigo fazer com que o SO seja inicializado por ele. Vou descrever aqui o que já foi realizado e algumas tentativas de correção feitas, para fornecer o maior número de informações possíveis.

Inicialmente, criei um pendrive bootavel a partir do meu próprio sistema operacional, desde que a Acer retirou a ferramenta de recuperação via Acer Care Center. Antes de iniciar a instalação, eu também formatei o meu SSD e deixei-o no formato gpt.

No prompt de comando, executei:

diskpart
list disk
sel disk x (o SSD)
clean
convert gpt
create partition primary
format fs=ntfs quick
assign

Desliguei o computador e removi o HD. Liguei novamente o computador com o pendrive bootavel e aqui vão algumas informações da BIOS:

image.thumb.png.fe5875821e4cf813fef700ea0f9d3a02.png

Como podem ver, o NVMe SSD aparece na Information BIOS, porém no campo de prioridade do boot o mesmo já não é mostrado (obviamente não é mostrado antes, mas após a instalação também não).

image.png.833d45a9135a67c7263455d9d100a852.png

OK. Agora quanto ao processo de instalação do Windows... Estou utilizando a opção de instalação personalizada obviamente pois não há nenhuma versão do Windows instalada no NVMe.

image.png.83addf09201515d9cd8c62ea228ab55a.png

Na primeira tentativa de instalação eu obtive apenas duas partições (representadas pelas "Unidades 1 Partição 2" e "Unidade 1 Partição 3"). A partição 2 está bloqueada para instalação e a partição 3 me apresentou a mensagem de alerta "a partição do disco selecionado para instalação não está na ordem recomendada" e o link da Microsoft para saber mais sobre instalação em discos no formato GPT. Prossegui com a instalação normalmente e removi o pendrive quando o notebook reiniciou.

Com a remoção do pendrive eu recebo a mensagem "No Bootable Device" e fica nisso.

image.png.14848baf8fcff5dfd4787de4b5d3dc0b.png

Por curiosidade, eu coloquei o pendrive novamente e reiniciei. Ele volta à tela de instalação do Windows e me confirma que o SO foi instalado, pois mostra a "Unidade 1 Partição 1" que é referente ao Sistema (e que não mostrava na primeira vez, antes da instalação).

Pesquisando algumas coisas, li sobre ativar senha na BIOS (o que eu fiz). Recomendações para colocar o SATA mode em AHCI (o que já estava por padrão) e alterar o Boot Mode para outro que não fosse UEFI (não permite).

Em algum momento cheguei em uma recomendação que dizia para converter o disco em MBR (e não GPT). Tentei realizar tal procedimento, mas também não obtive sucesso.

image.png.6262189f3c250aec0849b908578a7d6a.png

Bom, creio que eu tenha relatado tudo e todas as tentativas.

Quanto à instalação, já tentei de várias formas tanto com o disco convertido em GPT como MBR... então, excluir toda a unidade e instalar quando é exibido "nenhum espaço alocado" e outras questões, também já foram tentadas.

Caso alguém tenha alguma noção da tratativa ou identifique algum tipo de incompatibilidade, ficarei agradecido.

Postado

tente assim

a opção boot = uefi

a opção secure boot = desabilite

se não der a outra opção e manter o HD e instalar o sistema e usar o SSD para instalar os programas e jogos que voce quer que tenham mais desempenho

Postado

@Charlesson Victor 

tente verificar e corrigir o SSD com as opções do chkdsk

não sei se é útil mas tive um SSD sata com problema parecido, fiz o seguinte e funcionou:

select disk x
clean all (sem digitar convert e colocando o all)
create partition primary
format fs=ntfs (sem quick, mesmo já tendo escrito)
(sem assign)

instale o windows

Postado

@fenixcload Tentei fazer isso de desabilitar e tal mas também não deu certo. Acho que o jeito vai ser usar o HD pro SO e os programas no SSD mesmo.

@KeyaruYT A imagem foi uma outra tentativa... conforme expliquei, eu converti pra GPT na primeira tentativa mas também não deu certo. A última imagem foi uma tentativa a mais.

@Swalls Opa, é uma forma que eu ainda não tentei... vou testar para validar.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...