Ir ao conteúdo

O fan do meu cooler (CPU) morreu no meio do jogo.

Ir à solução Resolvido por Shaman93,

Posts recomendados

Postado

Eu não acredito nisso e tô P**O da cara até agora. Era um Cooler Master Hyper H411R, tenho ele faz uns 3 anos e 5 meses, mas usava ele sempre em full speed porque eu tenho medo de temperaturas altas no meu hardware, mesmo em idle ele ficava em 100%. Aí que tá, eu uso o meu PC todos os dias por umas 10 horas eu diria, esse cooler é pra ter uma vida útil de 40 mil horas. Tá dentro do normal ter morrido o fan/a ventoinha ou o produto é que era ruim? Eu não tenho o que reclamar pra ser sincero, esse cooler deixava o meu Ryzen 5 2600 em 50-52ºC quando jogando, agora mesmo no calor, com a temperatura ambiente nos 26-28ºC, então ele é bom, mas eu acho que morreu muito cedo.

Não tenho muita grana agora, mas posso parcelar no CC, será que compro outro, pois é barato até (150 reais por aí), ou vocês recomendam outro? Eu estava interessado no Scythe Fuma 2, só que é 400 pilas e vai ficar meio salgado pra mim.

No momento estou usando o cooler que vem com o Ryzen 5 2600, tava parado aqui no meu armário, mas não quero usar ele.

Agradeço desde já qualquer ajuda, valeu.

Postado
4 minutos atrás, PR_ disse:

Eu não acredito nisso e tô P**O da cara até agora. Era um Cooler Master Hyper H411R, tenho ele faz uns 3 anos e 5 meses, mas usava ele sempre em full speed porque eu tenho medo de temperaturas altas no meu hardware, mesmo em idle ele ficava em 100%. Aí que tá, eu uso o meu PC todos os dias por umas 10 horas eu diria, esse cooler é pra ter uma vida útil de 40 mil horas. Tá dentro do normal ter morrido o fan/a ventoinha ou o produto é que era ruim? Eu não tenho o que reclamar pra ser sincero, esse cooler deixava o meu Ryzen 5 2600 em 50-52ºC quando jogando, agora mesmo no calor, com a temperatura ambiente nos 26-28ºC, então ele é bom, mas eu acho que morreu muito cedo.

Não tenho muita grana agora, mas posso parcelar no CC, será que compro outro, pois é barato até (150 reais por aí), ou vocês recomendam outro? Eu estava interessado no Scythe Fuma 2, só que é 400 pilas e vai ficar meio salgado pra mim.

No momento estou usando o cooler que vem com o Ryzen 5 2600, tava parado aqui no meu armário, mas não quero usar ele.

Agradeço desde já qualquer ajuda, valeu.

Há quanto tempo você tem esse PC? Pelo informado, a vida útil dele seria de 4,56 anos, então pode ser que simplesmente a vida útil dele tenha expirado.

Recomendo comprar um water cooler, se a sua placa-mãe suportar (não sei se tem algo a ver, mas...). Um water cooler de no mínimo 120mm vai te ajudar. O preço pode sair mais diferenciado em um primeiro momento, mas vai te poupar de dores de cabeça a longo prazo. Melhor pagar R$ 400 em um cooler do que 2, 3K (ou até mais) em processador ou placa de vídeo novos por causa de queima ocasionada por um cooler ineficiente.

• Curtir 1
Postado
agora, RonaldoDuarte11 disse:

Há quanto tempo você tem esse PC? Pelo informado, a vida útil dele seria de 4,56 anos, então pode ser que simplesmente a vida útil dele tenha expirado.

Recomendo comprar um water cooler, se a sua placa-mãe suportar (não sei se tem algo a ver, mas...). Um water cooler de no mínimo 120mm vai te ajudar. O preço pode sair mais diferenciado em um primeiro momento, mas vai te poupar de dores de cabeça a longo prazo. Melhor pagar R$ 400 em um cooler do que 2, 3K (ou até mais) em processador ou placa de vídeo novos por causa de queima ocasionada por um cooler ineficiente.

Esse cooler que eu tinha refrigerava bem, como eu disse. Eu não tenho espaço pra water cooler e prefiro os de ar pois são melhores pra manutenção, limpo com certa frequência o meu PC, com ar comprimido e tal.

Eu tô tentando achar essa ventoinha desse cooler mas não existe em lugar nenhum, que droga.

• Solução
Postado
17 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

Recomendo comprar um water cooler

Pra uma CPU fria que nem o 2600...? Qual o sentido?

Um water cooler de no mínimo 120mm vai te ajudar.

WCs de 120 mm, em geral, tem o desempenho de air coolers da mesma faixa de preço, mas com durabilidade bem menor. Não recomendo.

vai te poupar de dores de cabeça a longo prazo.

Pelo contrário... WC acumula dor de cabeça a longo prazo. Falha e defeitos intermitentes na bomba, ressecamento do líquido, possibilidade de vazamento...

@PR_ O problema do H411R é a impossibilidade de substituir o fan, como você bem notou. Pega um Gammaxx 400, usa fan padrão de 120 mm preso por presilhas universais. O desempenho é um pouco melhor que o da Cooler Master e quando o fan der pau, daqui uns 5~15 anos, você substitui por qualquer outro fan de 120 mm.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93

Então, que inferno que é tentar achar fan de 92mm, não existe nessa droga de país um fan de 92mm pra comprar!

Nossa, parece bom mesmo esse. Bem isso que eu tô vendo, esses de fan de 120mm com essa presilha, tipo, como já vem a presilha nesse Gammax, quando o fan morrer eu só compro outro fan. Ótimo! valeu pela ajuda!

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, Shaman93 disse:

Pra uma CPU fria que nem o 2600...? Qual o sentido?

A menos que um water cooler prejudique o CPU e/ou a GPU a longo prazo, é até melhor. Quanto mais fria ficar a parte de CPU e GPU em qualquer PC, melhor.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...