Ir ao conteúdo

Core i7 11700k funciona com memória RAM 2400mhz?

Ir à solução Resolvido por danielsouza86,

Posts recomendados

Postado

Pensando em fazer um possível upgrade no meu pc gamer. No caso teria que trocar a placa de mãe, por conta do processador que não é compatível com ela. Andei pesquisando e vi uma placa-mãe ASUS PRIME H510M-A dizendo o seguinte:

* Os processadores Intel Core i7 / i9 de 10ª geração suportam 2933/2800/2666/2400/2133 nativamente, outros funcionarão na taxa de transferência máxima de DDR4 2666 MHz.

* Os processadores Intel de 11ª geração suportam 2933/2800/2666/2400/2133 nativamente.

Mas ao olhar nas especificações do processador Core i7 11700k 11ª Geração diz: Memória: - Compatiblidade: DDR4 - Suporte para memórias de velocidade: 3200 / 2933

Aí vem minha dúvida, tenho dois pentes de 8gb de 2400mhz, funcionaria ou eu teria que trocar as memórias também? 🤔

Postado

Sua CPU suporta, porém sua MB não.

Ao ativar o XMP, conseguirá deixar no máximo em 2933Mhz.

Tenho um i7 11700 e utilizo 2x8GB de 3600Mhz.

E uma dica, você tem um processador bem forte, que suporta OC e pretende pegar uma placa-mãe de entrada.

Eu te recomendaria tentar trocar essa MB por uma Z590.

E sim, seus pentes de RAM funcionarão.

• Curtir 1
Postado
1 hora atrás, danielsouza86 disse:

Pensando em fazer um possível upgrade no meu pc gamer. No caso teria que trocar a placa de mãe, por conta do processador que não é compatível com ela. Andei pesquisando e vi uma placa-mãe ASUS PRIME H510M-A dizendo o seguinte:

* Os processadores Intel Core i7 / i9 de 10ª geração suportam 2933/2800/2666/2400/2133 nativamente, outros funcionarão na taxa de transferência máxima de DDR4 2666 MHz.

* Os processadores Intel de 11ª geração suportam 2933/2800/2666/2400/2133 nativamente.

Mas ao olhar nas especificações do processador Core i7 11700k 11ª Geração diz: Memória: - Compatiblidade: DDR4 - Suporte para memórias de velocidade: 3200 / 2933

Aí vem minha dúvida, tenho dois pentes de 8gb de 2400mhz, funcionaria ou eu teria que trocar as memórias também? 🤔

Até vai funcionar, mas a velocidade de acesso aleatório das memórias será tão pouca, comparado ao mínimo de 2666 MHz atual, que nem compensa.

Postado
5 horas atrás, RonaldoDuarte11 disse:

Até vai funcionar, mas a velocidade de acesso aleatório das memórias será tão pouca, comparado ao mínimo de 2666 MHz atual, que nem compensa.

Que.... claro que não, a diferença de desempenho não é tanta assim que você vá ter que gastar dinheiro comprando RAM nova.

E mesmo que fosse, @danielsouza86, você pode simplesmente fazer o OC na sua RAM manualmente. Não é nada de mais, e não é tão difícil subir. Só lembre de comprar uma placa Z590 se você pretende comprar um processador K.... não que eu aconselhe um 11700k, mas se você já tem, é essa a placa-mãe que você deve pegar.

• Curtir 1
Postado

@danielsouza86 i7 11700K é um ótimo processador, ele foi bem criticado por ter um desempenho bem semelhante a 10ª geração... Mas é um CPU ótima, não irá se arrepender.

Só não te recomendo partir logo pra 12ª geração, pois as MB estão extremamente caras e está bem complicado achar WC e AirCooler para refrigerar a CPU.

Pois na 12ª geração a Intel caprichou, tendo um desempenho bem acima comparado com a geração anterior.

Onde até o i3 está performando muito bem.

• Curtir 1
  • Solução
Postado

@Imakuni No caso, a minha dúvida maior era em questão da ram 2400mhz se serviria para o processador i7 11700k, eu aproveitaria as memórias e a fonte de 600w só. O resto eu teria que trocar, pois a placa-mãe não serve pra esse processador (slot antigo 1151) o meu atual já é o máximo que a placa-mãe aguenta (i7 7700k) e minha GPU também já tá bem ultrapassada GTX 1060 3gb.
Como você e o @Goku_Blackmencionaram, acho que trocaria as memórias também.

Basicamente seria montar um novo pc (e vender esse aqui). Obrigado, vcs já me ajudaram.

Postado
10 horas atrás, Goku_Black disse:

@danielsouza86 i7 11700K é um ótimo processador, ele foi bem criticado por ter um desempenho bem semelhante a 10ª geração... Mas é um CPU ótima, não irá se arrepender.

Só não te recomendo partir logo pra 12ª geração, pois as MB estão extremamente caras e está bem complicado achar WC e AirCooler para refrigerar a CPU.

Pois na 12ª geração a Intel caprichou, tendo um desempenho bem acima comparado com a geração anterior.

Onde até o i3 está performando muito bem.

Ué... se ele puder arcar com os custos de um Intel 12th gen, por que não?

Postado

@RonaldoDuarte11 Simplesmente pelo alto preço das MB e a dificuldade de achar um AirCooler e/ou WC.

Eu valorizo meu dinheiro, se ele quiser optar pela 12ª geração, ele estava pegando um excelente processador!

Mas fique ciente que vai desembolsar um bom dinheiro a mais

Creio que daqui uns meses, o leque de opções de AC e WC irão aumentar e muito, e talvez os preços das MB diminua um pouco.

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Goku_Black disse:

@RonaldoDuarte11 Simplesmente pelo alto preço das MB e a dificuldade de achar um AirCooler e/ou WC.

Eu valorizo meu dinheiro, se ele quiser optar pela 12ª geração, ele estava pegando um excelente processador!

Mas fique ciente que vai desembolsar um bom dinheiro a mais

Creio que daqui uns meses, o leque de opções de AC e WC irão aumentar e muito, e talvez os preços das MB diminua um pouco.

Aí vai de cada um... mas, podendo pegar um Intel 12ª geração, melhor ainda, agora, se não puder, aí vai de 11ª mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...