Ir ao conteúdo

Load balance, diferença entre modelos Tp-Link ER5120 x R605

Ir à solução Resolvido por dwatashi,

Posts recomendados

Postado

Bom dia senhores e senhoras,

Meu primo tem um studio de podcast, o que faz com que ele sempre tenha que ter uma ótima conexão com a internet. Contratamos dois provedores da nossa cidade, para ter uma margem de erro, caso uma caia. Acredito que de uns 300 mbps cada.

Pesquisamos na internet, e contactamos comhecidos que nos apresentaram Load Balance. 

Eu tenho algum conhecimento na área de computadores, mas confesso que por vezes sou leigo em redes. Ai que entra a questão, cuja venho lhes apresentar: Dentre essas duas opções encontradas, há alguma diferença?

Roteador Tp-link Tl-er5120 Load Balance

Roteador Com Balanceamento De Carga Tp-link Tl-r605 

Desde já, agradeço!

• Membro VIP
  • Solução
Postado

O R605 é mais recente, tem o gerenciamento Omada e suporte ao VPN direto por ele.

O ER5120 é mais robusto no quesito sessões, veja nos specs, mas é mais antigo. Não tem o Omada por exemplo.

Lembrar que para publicar é sempre bom ter upload, seriam 300 Mbps de upload cada? 

• Amei 1
Postado

Bom dia, segue os passos:

1) Internet com boa taxa de upload, já que vai enviar dados para internet;

2) Roteador profissional MIKROTIK RB 4011, muito para fazer FailOver, Queues e tecnica HTB e entre muita mais coisas;

3) Roteador Gamer, escolha ASUS, parece que já faz LoadBalance e FailOver, em Dual WAN;

4) Infraestrutura com AP's UNIFI ou toda a linha Unifi;

5) Cabeamento estruturado, com Rack, patch cord industrializado, Nobreak e entre outras coisas;

6) Usar a norma para cabeamento estruturado;

7) Faça tudo pelo o cabo se for usar WIFI use tecnologias AX 5GHz a 160 MHz;

Observação: Se for usar por sem fio, seus equipamentos que vão receber o sinal tanto na TX e RX, terá que ser compatível entre ambos para usar a capacidade total.

Dois equipamentos para compra:

https://www.ASUS.com/br/Networking-IoT-Servers/WiFi-Routers/ASUS-Gaming-Routers/RT-AX88U/

https://mikrotik.com/product/rb4011igs_rm

uma explicações sobre o Dual WAN do ASUS, aqui:

https://www.ASUS.com/pt/support/FAQ/1011719/

Valeu e boa sorte.

• Membro VIP
Postado

@Antonio Carlos Barros dos o dual WAN nos modelos ASUS por padrão é usando modem USB. Até é possível usar outra porta LAN para WAN, mas tem que usar outros recursos como optware.

O Mk RB4011 é mais robusto, mas custa mais caro. Provavelmente não necessitaria deste custo se for pensar apenas em FO (Fail Over)

Postado
13 minutos atrás, dwatashi disse:

@Antonio Carlos Barros dos o dual WAN nos modelos ASUS por padrão é usando modem USB. Até é possível usar outra porta LAN para WAN, mas tem que usar outros recursos como optware.

O Mk RB4011 é mais robusto, mas custa mais caro. Provavelmente não necessitaria deste custo se for pensar apenas em FO (Fail Over)

Uma RB4011 pela o que ela oferece não é cara, se quiser baratear o custo, coloque uma RB 750 GR3, só  passei as informações um pouco mais parrudas, se a pessoa não quiser comprar, não tem problema não, aí é com ele ver qual a melhor solução, valeu. Enquanto o ASUS, sim pode usar uma DUAL WAN, no site diz como fazer, é só ativar, o bom deste roteador da ASUS é bem completo e com tecnologias mais novas ajuda muito quem vai fazer os vídeos, e como eu disse, não precisa comprar, só se quiser.

Observação: Em relação a preço isso é relativo, é só buscar em uma loja confiável que você encontra

• Membro VIP
Postado

@Antonio Carlos Barros dos concordo que os produtos citados são interessantes, mas a dúvida principal quanto ao ER5120 x R605. Citar produtos muito acima seria como alguém perguntar se vale mais a pena adquirir um HB20 x Onix e alguém citar, que o Compass é melhor porque tem mais espaço, fica meio off-topic.

Já na postagem do RB750 não é tão discrepante, pois se trata de um produto similar ao que se deseja. Eu já usei ele para substituir um R470 que queimou portas e foi tranquilo.

Postado
17 minutos atrás, dwatashi disse:

@Antonio Carlos Barros dos concordo que os produtos citados são interessantes, mas a dúvida principal quanto ao ER5120 x R605. Citar produtos muito acima seria como alguém perguntar se vale mais a pena adquirir um HB20 x Onix e alguém citar, que o Compass é melhor porque tem mais espaço, fica meio off-topic.

Já na postagem do RB750 não é tão discrepante, pois se trata de um produto similar ao que se deseja. Eu já usei ele para substituir um R470 que queimou portas e foi tranquilo.

Ok, mas como eu disse, se tem como a pessoa passar mais informação melhor de outros equipamentos seria interessante, se caso ele quiser ou não, aí é com ele, a dúvida depende do ponto de vista de cada um, no caso você se referiu a este equipamento e viu que seria bom tudo bem, no meu caso, fiz um análise se caso queira este equipamento ok, não estou julgando só informações para completar, mas como eu disse no inicio, compre se quiser, estamos aqui para ajudar, por isso que existe referencias no mercado para compra de equipamentos e ver o que o cliente acha melhor. No meu ponto de vista da pergunta, já que minha resposta não tem sentido para pergunta, eu ia de R605, muito bom por sinal.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...