Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho uma placa-mãe da Intel, modelo dh61be. Hoje fui atualizar a BIOS e consegui chegar até a versão 99, normalmente, assim como tem no site da fabricante, deve tirar o JUMPER do CMOS pra fazer o upgrade dessa versão.

(https://www.intel.co.uk/content/www/uk/en/support/articles/000005630/boards-and-kits.html)

Segui todos os passos, mas quando tiro o JUMPER, o pc simplesmente não dá vídeo, nem o mouse nem o teclado acendem as luzes. Isso só acontece sem o JUMPER, caso eu coloque de volta, o pc dá vídeo mas não permite a atualização de BIOS, já que a versão é problemática. Alguém tem ideia do que possa ser o problema?

Postado
12 minutos atrás, gutopereira disse:

@Yann 9

Tenta seguir esses passos:

Foi exatamente o que eu fiz, porém, na hora que eu tiro o JUMPER e ligo o pc, ele não dá vídeo e nem sinal de funcionamento no mouse e teclado. Diferente de quando está com o JUMPER, da vídeo e funciona normalmente, mas obviamente não dá pra fazer o upgrade da BIOS. Estou travado na versão 99 por causa desse problema.

Postado

@Yann 9

voce tem o arquivo correto da BIOS 0120?

Eu fiz esse procedimento nessa placa há uns anos atrás seguindo esses passos e deu certo...

Quando voce ligar o computador sem o jumper, o pendrive precisa já estar plugado na placa-mãe(na USB traseira).

Lembro que na época que fiz o procedimento li em algum lugar que o pendrive tinha que ser de no máximo 8Gb para poder ser reconhecido. 

Existem 2 tipos de arquivo de BIOS para essa placa-mãe, um deles é executável .exe que só pode ser utilizado dentro do Windows.

O arquivo correto para fazer a atualização via modo Recovery é o arquivo .BIO

Se lembre de deixar o pendrive formatado em FAT 32 e simplesmente copie o arquivo para dentro do pendrive(não precisa criar pendrive bootável).

Ao ligar o computador sem o jumper, o processo de atualização da BIOS deve ocorrer automaticamente(se o seu pendrive estiver correto).

Obs: se não funcionar tente colocar o pendrive em outra porta USB.

Nesse site tem os arquivos da BIOS

https://rebyte.me/pt/intel/1152/?page=5

• Curtir 1
Postado
32 minutos atrás, gutopereira disse:

@Yann 9

voce tem o arquivo correto da BIOS 0120?

Eu fiz esse procedimento nessa placa há uns anos atrás seguindo esses passos e deu certo...

Quando voce ligar o computador sem o jumper, o pendrive precisa já estar plugado na placa-mãe(na USB traseira).

Lembro que na época que fiz o procedimento li em algum lugar que o pendrive tinha que ser de no máximo 8Gb para poder ser reconhecido. 

Existem 2 tipos de arquivo de BIOS para essa placa-mãe, um deles é executável .exe que só pode ser utilizado dentro do Windows.

O arquivo correto para fazer a atualização via modo Recovery é o arquivo .BIO

Se lembre de deixar o pendrive formatado em FAT 32 e simplesmente copie o arquivo para dentro do pendrive(não precisa criar pendrive bootável).

Ao ligar o computador sem o jumper, o processo de atualização da BIOS deve ocorrer automaticamente(se o seu pendrive estiver correto).

Obs: se não funcionar tente colocar o pendrive em outra porta USB

Foram todos esses passos que realizei, o único problema é que quando ligo o computador SEM o jumper, o monitor não dá vídeo e as luzes do mouse e teclado não acendem. É o que me causa estranhamento, já que se o jumper estiver conectado o monitor dá vídeo normalmente. Já até resetei a configuração da BIOS mas sem sucesso, se o jumper estiver fora o monitor não dá imagem. 

Isso pode ter alguma ligação com a bateria da placa-mãe com defeito?(não entendo muito sobre o assunto)

Falo isso pois já faz muito tempo que meu PC inicia com o horário errado. Enfim, não sei se isso tem alguma ligação com o problema do tópico.

Postado

@Yann 9

Agora que voce falou de bateria, eu lembrei que eu retirei a bateria para fazer esse Recovery da BIOS. Li em algum lugar alguém falando para fazer isso, e só colocar a bateria de volta depois que o processo de atualização tivesse encerrado...

Tentou usando um outro pendrive? Algum com 8Gb ou menos?

Postado
20 horas atrás, gutopereira disse:

@Yann 9

Agora que voce falou de bateria, eu lembrei que eu retirei a bateria para fazer esse Recovery da BIOS. Li em algum lugar alguém falando para fazer isso, e só colocar a bateria de volta depois que o processo de atualização tivesse encerrado...

Tentou usando um outro pendrive? Algum com 8Gb ou menos?

Sim, fiz todos os procedimentos corretos até agora, o único problema é quando chega na parte de remover o jumper do CMOS pra prosseguir o upgrade. 

A minha dúvida é: por que o computador funciona normalmente com o jumper conectado e, sem ele, não roda imagem e nem os periféricos funcionam. É como se o jumper, no meu caso, fosse necessário pra o funcionamento correto do computador.

Postado

@Yann 9

A remoção do jumper serve para a placa-mãe poder iniciar o processo de Recovery da BIOS...

Tente utilizar outros pendrives, se possível utilize um com 4Gb ou menos(naquele vídeo vi gente falando para usar pendrive de 1Gb, mas comigo funcionou com um pendrive de 7,8Gb). 

Procure baixar outras BIOS(as vezes essa que voce baixou não esta boa). Testa com outras versões tambem, qualquer uma acima da 099 deve funcionar, por exemplo a 0112, 0116, 0118, etc...

Na esqueça tambem de testar o pendrive em todas as portas USB.

• Curtir 1
Postado

Bom, achei alguns tópicos em fóruns gringos com o mesmo problema, com a mesma linha de placa-mãe da Intel. Aparentemente não há solução, pelo menos não até agora.

Assim como as outras pessoas, terei que regravar a BIOS ou trocar de placa, infelizmente. Provavelmente comprarei outra, já que essa linha da Intel foi descontinuada em 2013 e não tem mais nenhum suporte, é bem limitada também em suas configurações. Cedo ou tarde teria que fazer isso.

Obrigado ao amigo que tirou um tempo pra tentar ajudar. 

• Curtir 1
Postado

@Yann 9

Que pena não ter dado certo...

Achava que fazendo o modo Recovery certinho, uma hora voce conseguiria. voce testou com outros arquivos de BIOS, como o 0112, 0116, 0118, por exemplo? 

Pela sua descrição, o problema da sua placa é que ela não esta entrando no modo Recovery...

Nesse site voce encontra varias versões de BIOS.

https://rebyte.me/pt/intel/1152/?page=5

Se lembre que para o processo de Recovery voce não pode usar o arquivo .exe(esse executável só pode ser utilizado a partir do Windows)

Para o seu caso tem que ser o arquivo .BIO

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...