Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Montei um PC, comprei as peças separadamente e fiz a montagem, sem muito mistério. 

Setup:

placa-mãe: huananzhi x99 bd4

Placa de vídeo: rx6600 xt

Fonte: corsair cx 650

Cpu: xeon 2670 v3

Ram: 2x8gb 2666htz killsre

SSD 512gb goldenfir

HD 1tb

Gabinete: pichau pouter 3

cooler cpu: alseye 8 pipes 2fan

8 fans de ventilação.  

Monitor ozone dsp27ips 

Espero não ter esquecido nada importante.

Fiz a montagem, instalei Windows 10 sem ativação.

Tentei atualizar tudo que eu poderia, usei 3 programas para atualização de drivers, mais o ninite para atualizar os runtimers.

Atualizei o Windows também.

Baixei warzone e R6.

No r6 geralmente entra de boa... roda 1440p 144hz , temperatura gpu não passa de 65°

E processador não passa de 55°

No r6 o pc as vezes congela.

No warzone só entra em modo de segurança.

720p, quando eu coloco 1080p no menu, ele já congela o pc. Se eu coloco 1080 dentro da partida ele até roda bem e suave, a hora que sai pro menu puxar outra, ele congela...

As vezes isso acontece quando estou entrando no jogo, tanto r6 quanto warzone.

E ai só desligando o pc segurando o botão power.

Quando isso acontece na hora de ligar novamente ele trava na janela depois da leitura da BIOS e quando começa a ler o Windows, mas trava em uma tela preta ( cinza) ,  então consigo desligar no power e entrar na BIOS ou no mode segurança, e fazer restauração ou corrigir arquivos. E ai ele volta a funcionar novamente.

Nas primeiras vezes antes de eu atualizar as coisas , não conseguia fazer correção de erros, dava erro srttrail.  E ai só restauração resolvia, após atualizações, eu consigo fazer correção de erro e voltar para Windows. 

As vezes raramente ele trava na inicialização. 

Na placa-mãe apresenta o erro b2 ( ou pode ser 62) e algumas raras vezes ele apresenta FF.

Acho que é basicamente isso.

Depois de tudo isso fiz atualização da BIOS via cmd, mas depois de reiniciar deu essa travada dnv... aí fiz correção via modo de segurança,  aí já não sei se funcionou a att da BIOS ou não. E foi depois disso que vi algumas poucas (2 ou3 no maxio) o código FF. Mas em geral é b2 sem vídeo na tela. 

Percebo também picos de 100% do disco rígido as vezes, mas não demoram mais que 3..4.. segundos.

Já estou completamente desanimado.

Estou quase 2 semanas nisso. 

1514996030_2022-03-23(1).thumb.png.5b1bb5425dad102559a7e60ca46b879b.png20220322_160850.thumb.jpg.fabc2a95352b02e79ed90f1641d32417.jpg

20220318_173329.thumb.jpg.deda21b59cfe62923ead1576621181fa.jpg

Postado
1 hora atrás, Christian sehnem martins disse:

SSD 512gb goldenfir

HD 1tb

iniciando para descobrir o problema 

O gargalo pode esta neste SSD Goldenfir, pois a controladora dele é péssima baixando e muito a leitura e transferência de dados.

Remova o SSD Goldenfir e deixe fora por enquanto

Se conseguir,  cria uma pequena partição de 50gb no HD com o instalador do windows no pendrive e instala o Windows 10 nele e todos os drivers da placa-mãe e placa de vídeo somente.e rode o jogo que vai esta também na outra partição deste mesmo HD e veja se as mesmas falhas acontecem 

Obs: faça um teste de saúde no HD para saber também se o mesmo esta em ótimas condições usando Crystaldiskinfo e o HD Tune fazendo um Erro Scan normal e em Health se não tem erros no mesmo

Lembre-se,  tome cuidado na criação de partição e remover a mesma depois. Tenha backup para prevenir antes de fazer para não perder nada.

Se tiver um HD reserva seria melhor

Depois do teste com o HD se não acontecer nenhuma trava no jogo,  troque por um SSD de marca Samsung,  Crucial, Gigabyte nesse nível

SSD Goldenfir, XrayDisk, KingSpec entre outros é bom somente para quem só acessa Internet e não faz downloads grandes, ler documentos e assiste vídeos. A controladora deles são de baixíssima qualidade em fluxos altos de dados e a se manterem constantes deixam muito a desejar

Lembre-se que o Windows esta instalado no SSD Goldenfir,  então todo o processo do jogo será lido pelo Windows que esta justamente no SSD Goldenfir podendo ser a causa do gargalo 

Postado

@Manofsystem bom  primeiramente gostaria de agradecer a sua resposta, eu realmente aprecio isso.

Fiz os procedimentos conforme você orientou.

Fiz os testes do HD.

Desconectei meu SSD.

Criei uma partição de 60gb para o SO.

E instalei o jogo na repartição restante. 

Instalei drivers de gpu, cpu e placa-mãe.

Warzone já inicializou em 1440p automaticamente , com alguns atrasos de renderização ( acredito que por conta do HD? É um Samsung de 2008, que eu recuperei de um PC da época de 2010) 

O jogo rodou por uns 10 min, então diminui a resolução para 1080p, alguns segundos depois o JOGO congelou, mas não o PC ( UFA 😪

Então o jogo fechou sozinho.

Abri novamente setado em 1080p, mas o problema persistiu, o jogo congelado e encerrando sozinho 

De qualquer modo, o problema principal foi resolvido, que era o PC congelar foi corrigido usando o HD

Como usar o Windows no HD é pessimo, voltei a  colocar o boot 1 pra SO do SSD e o boot 2 para o SSD.

Transferi o diretório do warzone do SSD para o HD e ver se esse gargalo diminuiria, rodando o SO no SSD e o jogo no HD.

O jogo abriu em modo janela 720, rodando, quando eu apliquei modo tela cheia ctrl+entre, o problema voltou, PC travado, só resolveu reiniciando.

Agora vou te falar a parte que resolveu o problema. Deixei o modo em modo janela,  a resolução de exibição fica travado em 1080 ( acho que por ser modo janela) e a resolução de renderização fica em 1440. E a desgraça não trava, roda lisinho. Batendo média se 100 fps. 

E ai eu pergunto, porque modo janela roda liso e tela cheia trava o pc todo? 

Talvez nos próximos 4 meses vou investir em  SSD de boa qualidade.

E depois mais 2 memórias de 8 Gb pra quad channel com 32 de ram.

Mas deixo a minha pergunta, um NVMe pode ser uma opção melhor? 

1650956624_testessd2.png.69c9accb289d7fa3a72165dfc9cded2d.png1584928356_testehd1tb.png.8ee97b4a8acc83a7ed0a9ff569683071.png1209629138_hdtunehd1tb.thumb.png.6e861d6482302c3298e59bf080c7a1f2.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...