Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoas, podem me ajudar com a finalização da montagem do meu setup por favor ?? Montei algo com potencial médio e com possibilidades para upgrade.

Sempre aprendi muito aqui no forum e boa parte das minhas escolhas partiram de estudos feitos aqui, gostaria da opinião de quem é referência e entende do assunto para ter certeza das compras que pretendo fazer.

Segue a lista abaixo.

• placa-mãe - ASUS TUF Gaming X570-Plus Wi-Fi, Chipset X570, AMD AM4, ATX, DDR4
  • CPU - AMD Ryzen™ 7 5800X
  • Refrigeração Cooler para Processador - Scythe Mugen 5 120mm, SCMG-5100
  • SSD - XPG GAMMIX S11 Pro PCIe Gen3x4 M.2 2280
  • Memória - Corsair Vengeance RGB RT, 32GB (2x16GB), DDR4, 3600MHz, C18
  • Fonte - Gigabyte P750GM Full Modular 750W 80 Plus Gold
  • GPU - GeForce RTX™ 3060 EAGLE OC 12G (rev. 2.0)
  • Air Flow - Kit Ventoinhas Cooler Master Masterfan MF120R ARGB 3x120mm 
  • Gabinete - Lian Li Lancool II Mesh Laterais Vidro Preto, Lancool II Mesh Performance-X
  • Monitor - TUF GAMING VG27AQL1A

Decidi não incluir os periféricos porque acredito que não seja algo relevante tendo em vista que vai da preferência de cada um.

Caso tenha algum componente subdimensionado ou superdimensionado as Críticas construtivas, sugestões ou elogios serão muito bem vindos !! 

Interajam por favorzão, agradeço desde já por serem os maiores e os melhores, tmj.

Postado

@GuilhermeGB Computador para jogos ( A maioria FPS ) e eventualmente trabalho (Power BI / Planilhas gigantescas) 

O Orçamento total do projeto não pode exceder o valor de R$ 15,6 mil que é o valor atual na cotação de hoje ( Na verdade gostaria até de diminuir este valor caso não impacte no desempenho e/ou se eu superdimensionei algum componente )

Postado

@GuilhermeGB Estou querendo ajuda

Tenho um Ryzen 5 5600X

Uma Aorus b550m elite

e queria comprar uma memoria ram da aorus, mas não estou conseguindo achar de 3200Mhz, encontrei apenas ela em 3733Mhz, queria saber se tem algum problema eu utilizar essa de 3733Mhz, se corre risco de não da vídeo, ou o pc não ligar.

• Confuso 1
Postado
8 horas atrás, Coin_stuff disse:

@GuilhermeGB Computador para jogos ( A maioria FPS ) e eventualmente trabalho (Power BI / Planilhas gigantescas) 

O Orçamento total do projeto não pode exceder o valor de R$ 15,6 mil que é o valor atual na cotação de hoje ( Na verdade gostaria até de diminuir este valor caso não impacte no desempenho e/ou se eu superdimensionei algum componente )

Dá pra dar uma enxugada. Primeiramente não vejo necessidade de pegar uma X570, existem B550 com qualidade de construção equivalentes a algumas X570, você só fica com alguns recursos a menos oferecidos pelo X570, mas, em geral, não faz diferença para um usuário comum.

Você também pode economizar um pouco optando pelo Ryzen 5 5600X, um excelente CPU para jogos, só fica atrás do 5800X em aplicações multitarefa, não é o caso dos jogos no momento. Mas isso aí fica só como uma sugestão, pode manter o 5800X se quiser.

A fonte Gigabyte P750GM também não é uma boa escolha, na verdade a Gigabyte não tem fama muito boa na área das fontes. Opte por uma XPG Core Reactor ou uma Super Flower LEADEX III. Você também ficará tranquilo com 650W, só precisaria de 750W para algo como a RTX 3080 ou superior.

Vi que você está pegando um monitor 1440p 144Hz, a RTX 3060 tem excelente desempenho para 1080p dá até pra arriscar um 1440p, mas talvez não tenho potencial suficiente para aproveitar os 144Hz nessa resolução. Somente em games mais leves ou reduzindo um pouco a qualidade gráfica pra conseguir altas taxas de quadro em 1440p, usar o DLSS ajuda também. Além disso, as placas que se encaixariam melhor em 1440p seriam a RTX 3060 Ti e a RTX 3070.

21 minutos atrás, Gabriel Guimarães disse:

@GuilhermeGB Estou querendo ajuda

Tenho um Ryzen 5 5600X

Uma Aorus b550m elite

e queria comprar uma memoria ram da aorus, mas não estou conseguindo achar de 3200Mhz, encontrei apenas ela em 3733Mhz, queria saber se tem algum problema eu utilizar essa de 3733Mhz, se corre risco de não da vídeo, ou o pc não ligar.

Melhor você criar um tópico próprio pra você para não gerar confusão sobre assuntos diferentes aqui.

• Amei 1
Postado

@GuilhermeGB Obrigado pela resposta amigo.

Sobre a x570: Minha escolha por este modelo específico se da ao fato de ter a possibilidade de overclock no processador e nas memórias futuramente, minha linha de raciocínio é: no decorrer do tempo os componentes vão se demonstrar defasados em relação as novas tecnologias, e talvez com a otimização do overclock eu possa ter algum ganho em termos de desempenho ?!? Caso eu esteja muito errado sobre a minha observação, qual seria sua recomendação de uma b550 wi-fi custo-benefício?

A cpu optei pela 5800x mesmo, como trabalho com mais de um monitor simultaneamente o multitarefa fará a diferença.

Sobre a fonte: Tenho intenção de adquirir uma GPU mais potente no médio/longo prazo por isso optei por 750w. Como vou comprar boa parte das peças na pichau estou limitado a disponibilidade de estoque deles, vou postar o link aqui e se possível tu poderia comentar qual seria sua preferência das opções disponíveis ao invés da Gigabyte P750GM ? LINK -> https://www.pichau.com.br/hardware/fonte?potencia_fonte=6484

Sobre o monitor: Talvez eu tenha cometido um equívoco, o monitor que tenho a intenção de comprar é este aqui LINK -> https://www.kabum.com.br/produto/113008/monitor-gamer-ASUS-tuf-27-ips-280-Hz-full-HD-1ms-g-sync-hdr-400-99-srgb-HDMI-displayport-ajuste-de-altura-vesa-som-vg279qm 

Ele é full HD '280hz', o que tu acha ?

Novamente obrigado pela troca de experiência, está me ajudando muito na escolha certeira dos componentes.

Postado
30 minutos atrás, Coin_stuff disse:

Sobre a x570: Minha escolha por este modelo específico se da ao fato de ter a possibilidade de overclock no processador e nas memórias futuramente, minha linha de raciocínio é: no decorrer do tempo os componentes vão se demonstrar defasados em relação as novas tecnologias, e talvez com a otimização do overclock eu possa ter algum ganho em termos de desempenho ?!? Caso eu esteja muito errado sobre a minha observação, qual seria sua recomendação de uma b550 wi-fi custo-benefício?

B550 é igualmente capaz de fazer overclock em CPU e memórias, mas nenhum dos processadores Ryzen é bom de overclock na CPU, com sorte você sobe o clock em torno de 5%, isso não resulta em nenhum ganho significativo no fim das contas. As diferenças entre os novos chipsets AMD são essas:

1629693417_61_AMD-B550-Vs-X570-Motherboa

Resumindo: quantidade de portas SATA (um usuário comum não vai usar tantos HDs), quantidade de portas USB, quantidade de lanes PCI-Express para uso geral. Tanto X570 quanto B550 possuem suporte para PCI-Express 4.0 no slot para placa de vídeo e no slot para SSD M.2, que seriam os recursos mais importantes no momento, digamos assim.

Aqui no Brasil tem poucas opções de placas com Wi-Fi, acredito que uma das únicas B550 é a TUF Gaming B550M-Plus Wi-Fi. O preço dela não deve estar muito longe da TUF Gaming X570-Plus Wi-Fi, mas e economia é válida.

45 minutos atrás, Coin_stuff disse:

Sobre a fonte: Tenho intenção de adquirir uma GPU mais potente no médio/longo prazo por isso optei por 750w. Como vou comprar boa parte das peças na pichau estou limitado a disponibilidade de estoque deles, vou postar o link aqui e se possível tu poderia comentar qual seria sua preferência das opções disponíveis ao invés da Gigabyte P750GM ? LINK -> https://www.pichau.com.br/hardware/fonte?potencia_fonte=6484

Pessoalmente eu não indico nenhum outra além daqueles modelos da XPG e Super Flower, são as melhores dentro da faixa de preço. Se existem outros modelos equivalentes, eu desconheço. E sobre a potência, fica a sua escolha, mas até uma boa fonte de 450/500W atenderia uma configuração com RTX 3060/3060 Ti, então 650W ficaria já bem folgada na configuração.

54 minutos atrás, Coin_stuff disse:

Sobre o monitor: Talvez eu tenha cometido um equívoco, o monitor que tenho a intenção de comprar é este aqui LINK -> https://www.kabum.com.br/produto/113008/monitor-gamer-ASUS-tuf-27-ips-280-Hz-full-HD-1ms-g-sync-hdr-400-99-srgb-HDMI-displayport-ajuste-de-altura-vesa-som-vg279qm 

Ele é full HD '280hz', o que tu acha ?

Sinceramente? Acho completamente desnecessário. Não existe configuração no mundo capaz de aproveitar os 280Hz em 99% dos jogos atuais. Só vai conseguir aproveitar os 280Hz em jogos eSport mais simples, como CS:GO, Valorant, LOL, DOTA, mas não conseguirá isso num COD Warzone, PUBG, Apex Legends, Fortnite, entre outros. Ou você investe num modelo monitor de 144/165Hz visando alto desempenho em 1080p ou pega logo um modelo 1440p visando melhor qualidade visual.

• Amei 1
Postado
57 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Aqui no Brasil tem poucas opções de placas com Wi-Fi, acredito que uma das únicas B550 é a TUF Gaming B550M-Plus Wi-Fi. O preço dela não deve estar muito longe da TUF Gaming X570-Plus Wi-Fi, mas e economia é válida.

Perfeito, pelo visto minha opção de escolha estava bem equivocada. Assim sendo vou optar por uma b550 amigo! Estou em dúvida entre AORUS Elite V2 e ASUS TUF GAMING B550-PRO. Porém nestas opções vou ficar sem o recurso do Wi-fi, como posso resolver este problema de forma eficiente sem gastar muito mais ? Não sei nada a respeito de placa de rede off board. Dependendo do quanto a mais ($) eu gastar na placa de rede talvez eu escolha direto a ASUS Rog Strix B550-F Gaming WI-FI II ou algo parecido por ja dispor do recurso. (Sai quase o preço da x570 plus wi-fi porém é uma economia válida como você citou) 😔

Pessoalmente eu não indico nenhum outra além daqueles modelos da XPG e Super Flower, são as melhores dentro da faixa de preço. Se existem outros modelos equivalentes, eu desconheço. E sobre a potência, fica a sua escolha, mas até uma boa fonte de 450/500W atenderia uma configuração com RTX 3060/3060 Ti, então 650W ficaria já bem folgada na configuração.

Perfeito vou procurar o melhor custo-benefício entre as duas marcas e fazer a melhor escolha possível.

Sinceramente? Acho completamente desnecessário. Não existe configuração no mundo capaz de aproveitar os 280Hz em 99% dos jogos atuais. Só vai conseguir aproveitar os 280Hz em jogos eSport mais simples, como CS:GO, Valorant, LOL, DOTA, mas não conseguirá isso num COD Warzone, PUBG, Apex Legends, Fortnite, entre outros. Ou você investe num modelo monitor de 144/165Hz visando alto desempenho em 1080p ou pega logo um modelo 1440p visando melhor qualidade visual.

Grato pela sinceridade. Tu recomenda algum monitor full HD de 27pl painel IPS custo-benefício ? Estou pesquisando aqui para ter o melhor desempenho com um preço adequado, me equivoquei pensando que o 280hz seria uma boa opção pensando nos próximos passos que esse setup poderia dar em 2024 por exemplo (RTX 3080 e ryzen9 3900x) .

Uma outra dúvida, as memórias que optei Corsair Vengeance RGB RT, 32GB (2x16GB), DDR4, 3600MHz, C18 estão quase R$1500,00. Faz muita diferença 16gb para 32gb ? E 3200MHz para 3600MHz é uma distância gigantesca em termos de desempenho em jogos e multitarefas ? pensei em tentar economizar mas estou com medo de perder desempenho.

Postado
36 minutos atrás, Coin_stuff disse:

Perfeito, pelo visto minha opção de escolha estava bem equivocada. Assim sendo vou optar por uma b550 amigo! Estou em dúvida entre AORUS Elite V2 e ASUS TUF GAMING B550-PRO. Porém nestas opções vou ficar sem o recurso do Wi-fi, como posso resolver este problema de forma eficiente sem gastar muito mais ? Não sei nada a respeito de placa de rede off board. Dependendo do quanto a mais ($) eu gastar na placa de rede talvez eu escolha direto a ASUS Rog Strix B550-F Gaming WI-FI II ou algo parecido por ja dispor do recurso. (Sai quase o preço da x570 plus wi-fi porém é uma economia válida como você citou) 😔

Uma placa Wi-Fi 2.4/5GHz PCI-Express deve custar por volta dos R$300-350, mas sem suporte ao Wi-Fi 6 que já vem na TUF Gaming B550M-Plus Wi-Fi. No fim das contas comprar a placa-mãe completa sai mais barato.

43 minutos atrás, Coin_stuff disse:

Grato pela sinceridade. Tu recomenda algum monitor full HD de 27pl painel IPS custo-benefício ? Estou pesquisando aqui para ter o melhor desempenho com um preço adequado, me equivoquei pensando que o 280hz seria uma boa opção pensando nos próximos passos que esse setup poderia dar em 2024 por exemplo (RTX 3080 e ryzen9 3900x) .

Infelizmente não estou por dentro dos monitores, eu sugiro que você veja aquelas com as especificações que mais te agradam dentro da faixa de preço e veja os reviews para descobrir prós e contras. No tamanho de 27" eu acredito que a resolução mais adequada seria 1440p, ouvi dizer que a resolução 1080p não fica tão boa nesse tamanho, mas eu nunca experimentei então não posso afirmar com certeza. E pensando já em placas mais potentes que a RTX 3060, 1440p seria a resolução ideal pra você investir.

Em 2024 a RTX 3080 provavelmente não valerá mais a pena, já vai estar no finzinho da geração RTX 4000, os preços dessas placas provavelmente estarão mais baixos, e a geração RTX 5000 vai estar pra sair. Se seguir mais ou menos a linha que os últimos lançamentos da NVIDIA seguiram, é provável que uma RTX 4060 Ti tenha pelo menos o desempenho da RTX 3080, pois o que vimos foi a RTX 3060 Ti com desempenho da RTX 2080 Super, a RTX 2060 Super tendo desempenho da GTX 1080, e a GTX 1060 com desempenho da GTX 980. Por isso é uma boa ideia pra quem gosta de fazer upgrades com certa frequência (a cada 2-4 anos), se manter sempre na linha 60 da NVIDIA, assim você pega boas placas por preços razoáveis (em situações normais de mercado).

A troca do de um 5800X para um 3900X será um downgrade, principalmente em jogos. Os games ainda não são capazes de usar todos os núcleos de um Ryzen 7 e vai demorar ainda mais pra acontecer com Ryzen 9, então os jogos ficam refem ao desempenho individual de cada núcleo do processador. O 3900X tem núcleos mais fracos que o 5800X, logo vai rodar os jogos com menor desempenho. Por esse motivo, tanto o Ryzen 5 5600X quanto o Ryzen 9 5900X vão ter praticamente o mesmo desempenho de um Ryzen 7 5800X nos games atuais, justamente porque uma enorme quantidade de núcleos é inútil pra eles no momento, e todos esses processadores possuem praticamente o mesmo desempenho por núcleo por serem da mesma geração. E mesmo para multi-tarefas, só vai precisar de mais do que 8 núcleos/16 threads para aplicações MUITO exigentes, existem programas que nem se quer são capazes de usar tantos núcleos assim, isso inclui programas de escritório como o que você usa. Para o seu tipo de aplicação profisional até um Core i3 ia sobrar bastante.

58 minutos atrás, Coin_stuff disse:

Uma outra dúvida, as memórias que optei Corsair Vengeance RGB RT, 32GB (2x16GB), DDR4, 3600MHz, C18 estão quase R$1500,00. Faz muita diferença 16gb para 32gb ? E 3200MHz para 3600MHz é uma distância gigantesca em termos de desempenho em jogos e multitarefas ? pensei em tentar economizar mas estou com medo de perder desempenho.

Atualmente 16GB é suficiente para games e uso geral, só é preciso mais do que isso para aplicações profissionais pesadas, como renderização de vídeo e imagem, por exemplo. Tem aqueles que preferem se prevenir e já comprar 32GB, mas upgrade de RAM não é difícil de fazer, principalmente se você tem quatro slots e só usa dois. Quanto às frequências, a diferença de desempenho de 3200MHz para 3600MHz é quase insignificante. Uma memória 3200MHz CL16 vai ter praticamente o mesmo desempenho de uma 3600MHz CL18, com leve vantagem para 3600, mas varia de aplicação para aplicação.

• 8 meses depois...
Postado

@GuilhermeGB Ola meu amigo, provavelmente tu não lembra de mim mas me ajudou muito com a início das decisões e das compras que fiz para montar meu tão querido Setup. Muita gratidão pela paciência, bastante coisa mudou de lá pra cá hahahaha

Estou na reta final agora, foquei no QHD e mais uma vez gostaria da sua opinião. Listei abaixo tudo que já adquiri e o que falta, quando possível da um pitaco aqui pls ?! Ou qualquer outro Admin desse fórum ***** que ajuda a comunidade toda. 🥹 ok, vms lá. 

***JA TENHO***

• placa-mãe ASUS ROG Strix B550-F Gaming Wi-Fi, AMD AM4, ATX, DDR4

• Fonte XPG Core Reactor, 750W, 80 Plus Gold Modular

• Memória Corsair Vengeance RGB Pro, 32GB (2x16GB), 3600MHz, DDR4, C18

• Processador AMD Ryzen 7 5800X, 3.8GHz (4.7GHz Max Turbo), Cache 36MB, Octa Core, 16 Threads, AM4

• SSD XPG GAMMIX S70 Blade,1 TB, Gen4, M.2, PCIe, 2280 MHz

• Monitor Gamer Curvo Gigabyte G27QC-A 27´, 165Hz, 1ms

• Headset Gamer HyperX Cloud Alpha

• Mouse Razer Basilisk v2 

***FALTA***

• Refrigeração cpu - (pensando em c/b longevidade e um overclockzin)

WATER COOLER SANGUE FRIO 2 360MM (INTEL/AMD) - MANGUEIRAS DE NYLON - TDP 350W

( tenho receio porque esse processador é esquentadinho, mas tb pensei em opções de air cooler por ex: scythe fuma 2, mugen 5, Ninja 5

• Gabinete  - Lancool Lian Li Performance, RGB, 3x Fans, Laterais em Vidro Temperado, USB-C, Preto - LANCOOL II MESH C PERFORMANCE-X ( ele suporta o w/c 360mm na frente, na real eu queria o Lancool III mas tá muito caro e difícil de achar )

• GPU - Gainward - GeForce RTX 3070 Phoenix, 8GB GDDR6 ( as vezes a Palit aparece por um preço bem parecido, ambas classificadas como Tier B na tabela em anexo ( Canal OTechnology )) 

E80176BB-76A8-4F95-BC13-46294FF33F21.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...