Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa noite, pessoal!

Tenho uma dúvida relacionada à frequência de memórias.

Eu tinha apenas um pente DDR4 de 3000Mhz e, por questão de estética, quando quis comprar um novo pente do mesmo só consegui encontrar com frequência de 3200Mhz. Eu havia lido que numa comparação dessas, a maior acaba se adequando à menor, o que percebi isso: ambas estão rodando em 3000Mhz...
Hoje estou querendo pegar mais dois pentes de R$ 3200Mhz, mas queria pegar uma promoção do Ali e não consegui. Achei do mesmo produto um pouco mais caro e com preço igual a uma memória de 3600Mhz. Por questão de preço igual e frequência maior, pensei em pegar a de 3600Mhz, visto que poderei adequá-la a rodar conforme as atuais (correto?), ou seja, a 3000Mhz, e considerando que se for fazer um update, posso trocar as de capacidade inferior.
Minha dúvida é: terei problema com as diferenças de frequências dessa forma (1 pente de 3000Mhz, 1 de 3200Mhz e 2 de 3600Mhz)? Ou é melhor pegar as de 3200Mhz porque ficam mais próximas das que tenho? O que me sugerem?

Postado

@JogaJota 

Não tem problema nenhum ter 4 memórias com frequências diferentes, porém todas vão rodar na mesma frequência em comum, no seu caso em 3000MHz, mas dependendo da placa-mãe e da CPU pode ser que de para fazer um overclock nas memórias e rodar todas em 3600Mhz (se achar necessário).

Postado

@Marcelo_gs Oi, Marcelo! Tudo bem contigo? Boa tarde!

Então, a minha placa-mãe é uma B450m - Steel Legend e o processador é o Ryzen 7 3700X. Nesse momento eu não pretendo fazer overclock, a minha dúvida maior era se poderia dar algum problema de incompatibilidade mesmo. 

Obrigado por tua atenção.

Abraço!

• Curtir 1
Postado

@Marcelo_gs Show, mano!
Mas já aproveitando tua atenção quanto ao overclock, tu menciona que o processador e placa-mãe aguentam... Mas as memórias têm que aguentar também, não?

Tipo, eu comprei meu primeiro pente sendo com 3000Mhz, mas por padrão ele veio em 2666Mhz. Tive que ativar o XMP para atingir os 3000Mhz.
Seria possível esse mesmo pente pegar 3600Mhz (pergunto somente sobre ele porque é o de menor frequência. E penso que se ele aguentar, os demais que são de frequência maior devem aguentar também).

Não entendo muito dessas coisas, mas esse é meu raciocínio. haha
Não pretendo fazer overclock até então, mas se puder me explicar, fica válido pela curiosidade.

E, mais uma vez, te agradeço.

Abraço.

Postado

@JogaJota Se as memórias aguentam não tem como saber, mas em geral sim. Se uma de 3000Mhz conseguir chegar em 3600Mhz ainda não garante que outro pente idêntico vai conseguir também, então na verdade você só sabe se testar.

Hoje existem vários canais e vídeos voltados a isso que explicam muito bem como funciona e como fazer, mas no geral se está feliz com os seus 3000Mhz nem compensa fazer mesmo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!