Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FPS caindo ao renderizar chunks no Minecraft


Posts recomendados

Olá, eu tenho aqui um computador recém montado, e já testei alguns jogos nele, csgo, gmod, fortnite, rocket league e até um emulador de gamecube, tudo rodando perfeitamente, mas quando eu fui testar o minecraft, eu percebi que toda vez que o jogo carregava alguma chunk, o fps ia de mais de 100 fps pra mais ou menos 20 (quanto mais chunks pior fica), e eu realmente não entendo o porque disso, já tentei vários vídeos, olhei vários tópicos, mas nada conseguiu resolver, quando eu coloco mods de otimização fica um pouco melhor, mas o fps continua caindo muito, tudo que eu quero saber é se o problema é no meu pc ou no jogo em si, porque um notebook velho literalmente roda melhor o mine que o meu pc,

 

Meu pc:

Processador: Core i5-3570 3.4GHz

Placa de Vídeo: Radeon RX550

memória RAM: Kingston DDR3 8GB 1600MHz

placa-mãe: Atx Afox Ih61-ma5

SSD: Kingston 240GB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeSmith É natural que ocorram quedas de FPS com renderização dos chunks. Agora se é natural ir de 100 fps para 20 em sua configuração já não sei te dizer.

 

Precisaria saber as configurações do seu notebook e saber se todas as configurações do seu jogo estão iguais. E mesmo que estejam poderia ser a resolução do monitor que causaria quedas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeSmith Teu PC tem o hardware mais velho que o notebook. Já que a UHD 520 é de i3 6100, se não me engano - mas o i5 é de fato mais forte. Teu notebook tem SSD? E o notebook tem um ou dois pentea de memória?

 

Porque acredito que para o Minecraft eles fazem diferença, em um mundo novo não é só renderizar o chunk, é preciso antes gerar o chunk e salvar no HD/SSD. E depois é preciso recuperar os dados do HD/SSD sempre que um chunk é recuperado. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeSmith Agora que eu vi que seu PC também tem SSD. O minecraft está instalado nele?

 

Se for um A400 da Kingston eles são ruins e existem até falsificações no mercado. Já tive 2 e em sata II a velocidade dele não passava muito dos 100mb/s o que é basicamente uma velocidade de um HD. Comprei um Adata SU800 e a velocidade está em 290mb/s o que é quase o limite de 300mb/s de um sata II.

 

Eu usaria o Kingston SSD manager para ver se tem alguma atualização do firmware do seu SSD. E rodaria até o CrystalDiskMark para ver como o SSD está se comportando. De fato um SSD não deve ser capaz de gerar mais FPS, mas um SSD muito lento poderia causar quedas de FPS ou lentidão. E também verificar a saúde do SSD no CrystalDiskInfo ou no HDTunes fazendo um Error Scan.

 

Em 32 chunks teu CPU fica 100% e minecraft é um jogo que pesa em CPU - parte disso poderia estar sendo contribuída pela gravação, mas eu não acredito que um PC com RX550 e um i5 de terceira geração consiga ter FPS jogáveis fora do end com 32 chunks.

 

E tem mais a questão do DFU do minecraft que é algo que carrega toda vez que você entra no seu mundo, a não ser que você tenha instalado o mod LazyDFU. Que em um PC mais antigo deve demorar 1 minuto ou mais para carregar e nesse meio tempo o jogo fica com quedas de FPS mais acentuadas. E gravando talvez o processo fique ainda mais lento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MrNobody desculpa a demora ae

image.png.7ad93dd2a372dad85360c7f040e4b9b7.pngimage.thumb.png.fe186f5af886496a23ef659e27434db5.png

ta ai os testes, esses do 31 e 95 são os únicos que ficam abaixo de 100, e o minecraft ta nele mesmo.

independente da sua resposta, eu meio q n ligo mais pra esse problema, já q é só no mine e n parece nada sério, se tiver mais ou menos normal ae os testes, que eu acho q é o caso, eu vou só deixa pra lá, de qualquer forma eu ainda tenho o notebook que pelo menos roda mine aceitavelmente, valeu pela ajuda de qualquer forma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FelipeSmith A velocidade do SSD está um pouco comprometida e um dos possíveis motivos é o SSD estar muito cheio - é sempre recomendado deixar uma folga de 20~30%. Eu esperaria velocidades de Leitura e Escrita mais próximas como aconteceu no SEQ1M Q8T1. 

 

E achei que a RND4K Q32T1 está bem abaixo, deveria estar nos 3 dígitos e próximo das 2 primeiras. A RND4K Q1T1 é normal que de baixa assim.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • 8 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!