Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia Galera

Espero que estejam todos bem

Vamos la, vou jogar minhas config aqui e depois fazer algumas perguntas

Core i7 9700 (não lembro o letra depois) kk

Mas não se prendam ao detalhe

Pois sou leigo, e caso alguém fale de overclock, eu não faria kk

GTX 1060 6gb

16gb ram 2400mhz cl16

placa-mãe ASUS prime h310m-e

E agora tenho algumas duvidas

E gostaria de ter opiniões de diversas fontes diferentes

Meu OBJETIVO é apenas jogar acima de 60 fps

Em 1080, no maximo, nada mais q isso

não fico estão preso a questão de qualidade grafica

Mas sim de o jogo fluir sem travamentos

- Gostaria de comprar uma 3060

(Pelo fato de melhorar o setup e tambem no caso de um possível up no processador, ela acompanharia)

- Gostaria de colocar mais um pente de 16gb de memória para fazer um dual

(Creio que vai melhorar também, mas não sei se ha realmente a necessidade e se ajudaria tanto assim)

- Talvez trocar a placa-mãe

(Pois como disse, sou leigo, mas creio q seja uma placa de entrada e para um desempenho melhor teria que dar um up nela tambem)

- É necessario trocar o processador?

Dito tudo que quero, seria necessario a troca do processador? Quais dessas peças para upgrade são essenciais para melhorar o desempenho?

Costumo jogar jogos naooo estão pesados assim

Creio que o mais "pesado" seria o Rust

Espero que possam me ajudar

Grato desde já galera

• Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, BR_Fael disse:

- Gostaria de colocar mais um pente de 16gb de memória para fazer um dual

Se só tem um pente isso REALMENTE deve estar capando seus FPS. 

5 minutos atrás, BR_Fael disse:

É necessario trocar o processador?

Não.

5 minutos atrás, BR_Fael disse:

- Talvez trocar a placa-mãe

Seria uma boa, várias B360 passaram um bom tempo na faixa dos R$ 350.

8 minutos atrás, BR_Fael disse:

Creio que o mais "pesado" seria o Rust

Não imagino que teria necessidade de trocar a placa de vídeo. 

9 minutos atrás, BR_Fael disse:

Gostaria de comprar uma 3060

Seria bom informar qual a fonte, mais por questão de qualidade, pois qualquer fonte a partir de 500W levaria ela.

• Obrigado 1
Postado

Se só tem um pente isso REALMENTE deve estar capando seus FPS. 

Sério mesmo ? Puts cara, fico meio triste as vezes kkk porque quando montei o PC jurei que não ia ter "problemas" estão cedo, e as vezes me deparo com uns fps muito baixo.

Vou já agilizar a compra de mais um pente entao, pois realmente só tenho um hoje de 16gb

Não.

Esse era meu medo kkkk Graças a Deus

Seria uma boa, várias B360 passaram um bom tempo na faixa dos R$ 350.

Saberia me passar uns modelos que tivesse todo suporte para m2, pci 4.0 para um possível 3060 (se é que ela usa essa conexao), aceite um dual de memória ou algo melhor

Uma que seja boa, mas não estão cara kkkk que ainda não estou podendo tanto assim

Não imagino que teria necessidade de trocar a placa de vídeo. 

Serio mesmo? Porque as vezes tenho problemas de fps até mesmo com o CS, que é um jogo mais leve (igual disse gosto de desempenho e as vezes vejo setups "parecidos" mas com uma placa melhor com muito mais fps), e seria minha "peça mais antiga" nesse setup

Seria bom informar qual a fonte, mais por questão de qualidade, pois qualquer fonte a partir de 500W levaria ela.

Quanto a fonte não sei te precisar agora qual eu tenho, mas mais tarde ja lhe dou um retorno

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, BR_Fael disse:

Saberia me passar uns modelos que tivesse todo suporte para m2, pci 4.0

PCIE 4.0 nenhuma, só tem a partir da 11º geração. A placa mais barata que tem agora é parecida com o modelo que estava por R$ 350, mas está por R$ 580MSI B360M Mortar.

.

7 minutos atrás, BR_Fael disse:

Sério mesmo ? Puts cara, fico meio triste as vezes kkk porque quando montei o PC jurei que não ia ter "problemas" estão cedo, e as vezes me deparo com uns fps muito baixo.

Vou já agilizar a compra de mais um pente entao, pois realmente só tenho um hoje de 16gb

Sim, foi uma péssima escolha de compra, por isso todo mundo usa 2x8gb.

12 minutos atrás, BR_Fael disse:

Serio mesmo? Porque as vezes tenho problemas de fps até mesmo com o CS, que é um jogo mais leve (igual disse gosto de desempenho e as vezes vejo setups "parecidos" mas com uma placa melhor com muito mais fps), e seria minha "peça mais antiga" nesse setup

Com esse combo de CPU+VGA era esperado pelo menos uns 300FPS direto. Até porque o que impacta mais FPS no CS é justamente o processador. Se o seu modelo for a GTX 1060 6GB e você estivesse com dois pentes de memória RAM, o seu desempenho deveria ser levemente superior a esse do vídeo: 

Aqui um comparativo de desempenho entre um computador com SINGLE CHANNEL (Um pente) vs DUAL CHANNEL (Dois pentes):

• Obrigado 1
Postado

@Bruno Mendonça AndradeGrato desde já

Muito Obrigado mesmo

PCIE 4.0 nenhuma, só tem a partir da 11º geração. A placa mais barata que tem agora é parecida com o modelo que estava por R$ 350, mas está por R$ 580: MSI B360M Mortar.

Mas sem pci 4.0, no futuro quando eu comprar uma placa de vídeo superior, como eu a ligo? Tem como? Por ser 3.0 perde-se desempenho? não entendo muito

Sim, foi uma péssima escolha de compra, por isso todo mundo usa 2x8gb.

Poxa, não fazia ideia cara kk duro ser leigo

Os comparativos vou assistir ainda hoje

Entao meio que...

Tenho que primeiro de tudo fazer o dual da minhas memórias? Ne? Kkkkk

E num caso de uma 3060...Teria de trocar o que?

• Membro VIP
Postado
13 minutos atrás, BR_Fael disse:

Mas sem pci 4.0, no futuro quando eu comprar uma placa de vídeo superior, como eu a ligo? Tem como? Por ser 3.0 perde-se desempenho? não entendo muito

Não muda nada, você vai conseguir rodar tudo até 2030. Algumas placas vem com uma limitação para PCIE 3.0 mas a maioria não tem isso. E mesmo se tiver essa limitação, não passa de 5% do desempenho. 

16 minutos atrás, BR_Fael disse:

E num caso de uma 3060...Teria de trocar o que?

Apenas garantir que a fonte é boa. Ter o dual-channel também é bom para entregar 100% do desempenho em games.

20 minutos atrás, BR_Fael disse:

enho que primeiro de tudo fazer o dual da minhas memórias? Ne? Kkkkk

Na teoria, estamos só corrigindo um erro, pois o certo seria 2x8GB fazendo o dual-channel.

22 minutos atrás, BR_Fael disse:

A placa mais barata que tem agora é parecida com o modelo que estava por R$ 350, mas está por R$ 580: MSI B360M Mortar.

As linhas Z390 de placas mães que estão na faixa dos R$ 900, liberam frequências ainda maiores de memória RAM, mas ai teria que tirar esse seu pente de 2400mhz pois limitaria. O desempenho com 2x8gb 3200mhz/3600mhz seria maior.

• Obrigado 1
Postado

@Bruno Mendonça Andrade

Não muda nada, você vai conseguir rodar tudo até 2030. Algumas placas vem com uma limitação para PCIE 3.0 mas a maioria não tem isso. E mesmo se tiver essa limitação, não passa de 5% do desempenho. 

Hmmm, eu achava que mudava o conector ou algo do tipo e não conseguiria ligar a placa e que talvez perderia muito desempenho

Apenas garantir que a fonte é boa. Ter o dual-channel também é bom para entregar 100% do desempenho em games.

É, o dual channel já bou fazer o quanto antes

E quanto a fonte é muito menos que eu esperava kkkk ja achava que ia ser uma porrada de coisa

Na teoria, estamos só corrigindo um erro, pois o certo seria 2x8GB fazendo o dual-channel.

Cagadinha de leve né kkk Pelo menos fico com um dual de de 2x16gb

Mas agora me surge outra duvida...Compensaria mais a placa-mãe nova num dual de uma frequencia maior com 2x8gb

Ou esse dual que farei, mesmo numa frequencia mais baixa?

As linhas Z390 de placas mães que estão na faixa dos R$ 900, liberam frequências ainda maiores de memória RAM, mas ai teria que tirar esse seu pente de 2400mhz pois limitaria. O desempenho com 2x8gb 3200mhz/3600mhz seria maior.

Ja vou dar uma olhada nessa linha e ficar atento as promocoes hehe

• Membro VIP
Postado
15 minutos atrás, BR_Fael disse:

Hmmm, eu achava que mudava o conector ou algo do tipo e não conseguiria ligar a placa e que talvez perderia muito desempenho

O conector é o mesmo, PCI-E x16.

15 minutos atrás, BR_Fael disse:

Mas agora me surge outra duvida...Compensaria mais a placa-mãe nova num dual de uma frequencia maior com 2x8gb

Ai que mora o perigo e o porquê da intel ter perdido a soberania. Enquanto que a AMD libera qualquer frequência em qualquer processador, a intel, mercenariamente, limita a frequência tanto no CPU quanto na placa-mãe.

Nem as placas H, nem a B (dessa geração pelo menos) liberam frequências maiores que as limitadas pelo processador. O seu I7-9700 aguenta nativamente 2666mhz mas com uma placa-mãe da linha Z, que é totalmente desbloqueada, pode levar até 3600mhz. (Não estou certo se precisa ser processador K, acho que não).

Outro fator é que sua memória atual é 2400mhz, então se adicionar o uma memória 2666mhz ela vai ser limitada pela frequência mais baixa, no caso 2400mhz

CONCLUSÃO: 

Se for comprar só uma B360 não compensa comprar nada além de 1x16gb 2400mhz (de preferência da mesma marca/modelo).

Se for comprar a Z390 pode compensar vender seu pente 2400mhz e comprar 2x8gb 3200mhz (Até porque daria para usar em PCs futuros).

Ou manter a sua H310 (Coisa que não recomendo pois é uma placa muito inferior para um I7-9700) e comprar mais uma 1x16gb 2400mhz. 

Nas opções de comprar mais uma 1x16gb você também pode comprar um pente de 8gb que o dual-channel vai funcionar também, só que de maneira desincronizada, mas o desempenho continua superior ai single-channel.

• Obrigado 1
Postado

@Bruno Mendonça Andrade

Enquanto que a AMD libera qualquer frequência em qualquer processador, a intel, mercenariamente, limita a frequência tanto no CPU quanto na placa-mãe.

Cara, que sacanagem isso, *****

O seu I7-9700 aguenta nativamente 2666mhz mas com uma placa-mãe da linha Z, que é totalmente desbloqueada, pode levar até 3600mhz. (Não estou certo se precisa ser processador K, acho que não).

Desculpa, posso estar passando dos limites kkk mas consegue confirmar pra mim essa informaçao?  Pois como na imagem em anexo, o meu é o K, caso seja isso mesmo, gostaria de fazer o up da placa-mãe junto das memórias, pelo simples fato de depois conseguir levar para outros setups e ganhar desempenho no setup atual

É o ganha ganha kk

Cara me desculpa viu kkk sou pessimos com palavras e as vezes não consigo passar todas minhas duvidas de modo que fique claro

Até ia pedir um contato seu, pelo discord mesmo ou algo do tipo, onde possamos conversarmos melhor e talvez consiga ser mais claro kkk também tem a live que faço diariamente na twitch depois das 19hrs

Ai nois troca uma ideia, gostaria muito de dar um up no PC, mas que dessa vez não acabasse errando novamente kk

Screenshot_20220420-134825_Discord.jpg

• Membro VIP
Postado
7 minutos atrás, BR_Fael disse:

Pois como na imagem em anexo, o meu é o K, caso seja isso mesmo, gostaria de fazer o up da placa-mãe junto das memórias, pelo simples fato de depois conseguir levar para outros setups e ganhar desempenho no setup atual

É o ganha ganha kk

Se for o 9700K é liberado para overclock, tanto de memória quanto do CPU nas placas mães Z. É totalmente essencial que troque para uma placa melhor, eu mesmo tenho um 9700k que queimou numa H310.

9 minutos atrás, BR_Fael disse:

Até ia pedir um contato seu, pelo discord mesmo ou algo do tipo, onde possamos conversarmos melhor e

@brunowsus meu insta, pode me chamar lá que eu respondo.

• Obrigado 1
Postado

@Bruno Mendonça Andrade

Se for o 9700K é liberado para overclock, tanto de memória quanto do CPU nas placas mães Z. É totalmente essencial que troque para uma placa melhor, eu mesmo tenho um 9700k que queimou numa H310.

Caramba cara kkk Mano vou tentar focar nisso entao e veja se estou correto nessa linha de pensamento kk

-Trocar a placa-mãe por uma da linha Z

-Fazer um dual de memórias, novas no caso, pois seriam uma de frequencia maior

Se for o 9700K é liberado para overclock, tanto de memória quanto do CPU nas placas mães Z.

Nesse OVERCLOCK que tu diz, tenho um grande tabu a ser quebrado ai kkk, ele acaba diminuindo a vida util da peça ou correndo um maior risco de dar problema?

É simples esse processo de liberar as frequencias das memórias?

@brunowsus meu insta, pode me chamar lá que eu respondo.

E nesse caso kkkk eu não tenho insta kkk

Eu sei, podem me julgar kkkk mas não curto muito redes sociais

Mas de qualquer forma agradeço mesmo a ajuda e conhecimento passado

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
10 minutos atrás, BR_Fael disse:

-Trocar a placa-mãe por uma da linha Z

-Fazer um dual de memórias, novas no caso, pois seriam uma de frequencia maior

Correto e correto. 

ele acaba diminuindo a vida util da peça ou correndo um maior risco de dar problema?

Feito irresponsavelmente sem pesquisa prévia pode queimar o processador, feito controladamente e com calma pode ganhar um desempenho de até 5% sem custar a vida útil.

É simples esse processo de liberar as frequencias das memórias?

É, se tudo tiver permitido, só ativar umas duas opções na BIOS que as memórias saltam de 2400mhz, para 3200mhz (isso se a memória for de 3200mhz).

Eu recomendo ir com calma em tudo, não comprar a placa-mãe e memória pensando no OVERCLOCK, apenas sabendo que é uma possibilidade. 

Eu uso overclock de vez em quando quando preciso extrair uns frames amais.

E nesse caso kkkk eu não tenho insta kkk

Eu sei, podem me julgar kkkk mas não curto muito redes sociais

Mas de qualquer forma agradeço mesmo a ajuda e conhecimento passado

Sem problemas, qualquer dúvida só iniciar um post aqui no fórum pois tem gente com opiniões e conhecimentos diferentes prontos para disseminar informação.

• Obrigado 1
Postado

@Bruno Mendonça Andrade

Correto e correto

Perfeito, anotado. Vamos trabalhar para isso agora 

Show de bola

É, se tudo tiver permitido, só ativar umas duas opções na BIOS que as memórias saltam de 2400mhz, para 3200mhz (isso se a memória for de 3200mhz).

Eu recomendo ir com calma em tudo, não comprar a placa-mãe e memória pensando no OVERCLOCK, apenas sabendo que é uma possibilidade. 

Eu uso overclock de vez em quando quando preciso extrair uns frames amais.

Como disse no inicio do post, tanto por querer quanto por ser leigo, não desejo fazer overclock

Mas é otimo saber que há possibilidade de liberar as frequencias das memórias sem dificuldades kk

Sem problemas, qualquer dúvida só iniciar um post aqui no fórum pois tem gente com opiniões e conhecimentos diferentes prontos para disseminar informação.

Cara, muito bom saber que ainda ha pessoas bacanas nesse mundao

Muito muito Obrigado mesmo

Valeu pela ajuda 

Creio que tirei 90% das minhas perguntas kk

E foi muito util, agregou demais

Valeu mesmo cara

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...