Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um SSD Kingston de 120 GB. Monitorando pelo Hard Disk Sentinel e pelo programa da Kingston, é possível ver que a saúde (vida útil) dele está diminuindo muito rápido (está em 83%). Esse SSD não é velho (vai completar 1 ano de uso), também, eu não instalo programas pesados nele (ex: jogos) e formatei ele poucas vezes. Em comparação, o HD que eu utilizo já tem vários anos de uso, eu já instalei e desinstalei vários programas pesados nele, já formatei várias vezes, mas a saúde dele está apenas em 92%. Essa queda rápida da saúde do SSD é normal?

SSD 2.png

SSD 1.png

Postado

@Raph123 o SSD já teve 5 Terabytes faltando pouco para 6 Terabytes já gravados nele

Sendo que o TBW deste modelo é de 40TBW

40 - 5 = 35TBW de escrita que lhe resta. Você já utilizou por volta mais ou menos  12,5% da vida útil do SSD

Então não é queda brusca, é que você já fez bastante uso de escrita,  e por ser SSD de entrada, o resultado da saúde esta por volta dessa porcentagem 

Mas os fabricantes colocam o TBW como tempo de garantia,  no caso do A400 120gb 40TBW, mas ele pode até passar até um pouco além dos 40TBW antes de começar a falhar

No momento pode ir usando tranquilamente, foi feito para usar mesmo

E o de sempre,  tenha sempre um segundo Backup de arquivos importantes

Pode ser o mais de entrada até ao mais top, circuitos eletrônicos em seu funcionamento são uma caixa de surpresa 

Pode ser agora ou em um futuro mais distante,  mas um dia a falha virá com certeza 

Segundo backup sempre

Postado

@Manofsystem O meu SSD, em menos de 1 ano, já teve quase 6 terabytes de arquivos gravados nele.  Eu não entendo, porque isso está acontecendo. Eu gravo poucas coisas nele. Os arquivos e programas grandes eu sempre gravo ou instalo no HD.

Postado

@Raph123 Como não da para saber do histórico 100% dele se foi comprado usado, recondicionado, se foi comprado novo quantas vezes formatou, quantas vezes você usou por exemplo Crysdiskmark para testar velocidade de Leitura e gravação, instalação e desinstalação, arquivos de paginação do Windows, atualizações do windows, quantos Gigas já gravou nele, programas gravando arquivos temporários etc, etc, etc....

Tudo isso ou parte disso  é uma somatória para chegar na quantidade de escrita que ele já tem até hoje conforme mostra no Sentinel

Não tem mais o que fazer.. A quantidade já foi escrita

Se quiser ver se tem algum setor comprometido,  analise com os programas 

HD Tune Pro 5.75 selecione o SSD 120gb e  na Aba Health veja o resultado da amostra 

Crystaldisk info selecione o SSD 120gb

e veja o resultado

Faça o teste com os dois programas 

-------‐--------------------------------------------------------

E não use mais programas de testar velocidade de escrita e gravação nele igual o Crystaldisk Mark, desfragmentação exagerada, formatação etc...

Quanto menos escrita melhor

Se possível pode desinstalar o Hard Disk Sentinel. Um trabalho a menos para o SSD ficar lendo

Postado

@Manofsystem Eu fiz os testes, com os programas, que você me pediu. Não deu nada de anormal. Esse SSD é novo. Eu comprei de uma loja, da minha cidade, que vende equipamentos de informática. Eu estou desconfiando que o está causando isso são os arquivos de paginação e os pontos de restauração que o Windows fica criando e excluindo automaticamente. Também, tem o CCleaner (versão portátil) que eu utilizo. Todo dia eu faço, uma vez, a limpeza com ele.

Postado
1 hora atrás, Raph123 disse:

@Manofsystem Eu estou desconfiando que o está causando isso são os arquivos de paginação e os pontos de restauração que o Windows fica criando e excluindo automaticamente. Também, tem o CCleaner (versão portátil) que eu utilizo. Todo dia eu faço, uma vez, a limpeza com ele.

Nenhum destes iria ter um uso tão intenso de escrita no SSD, mas eles usam sim, mas muito pouco. São irrisórios o uso em SSD para se preocupar com eles

Arquivo de paginação é usado quando o seu hardware tem pouca memória RAM e a aplicação esta exigindo mais de memória virtual 

Ponto de restauração o arquivo criado é em Megas, não chega nem  Gigas, você pode escolher o tamanho para vários salvamentos de pontos, mas cada arquivo é em poucos megas

Citei estes, mas não são os grandes vilões não de tantos dados que já foram gravados no SSD. Eles usam muito pouco a gravação em SSD

Com o programa de limpeza você esta deletando e não gravando em disco

Gravação  ou escrita como preferir chamar, em SSD é o que realmente desgasta as memórias Flash Nand

No Crystaldisk info  também informou 5,47 TB de uso ?

As vezes o Crystaldisk info mostra no final é em GB e não em TB o total de escrita

( Total Host Writes )

E não esqueça que grandes atualizações do windows também são formas de escrita,  Gravação no SSD

Mas algo mesmo além disso fez muita escrita no SSD, e um ano de ueo já é uma quantidade de tempo considerável de uso também,  naoque seja todo o responsável,  mas contribuiu para tal resultado final

Agora cabe a você monitorar tudo o que já foi dito

No mais não a mais nada o que fazer no que já foi escrito, gravado no SSD, cabe agora você ir monitorando o que de fato é salvo no SSD

:tw_thumbsup:

Postado

@Raph123 É um A400 da Kingston e eles são lixo eletrônico.

Existia um problema de firmware que causava um queda repentina de vida dele, mas o seu SSD não tem atualizações de firmware.

Pode ser os arquivos de paginação e/ou desfragmentação de disco ligada, se tiver em todo dia gastaria bastante da capacidade do SSD.

Outra coisa é eu tenho um SSD que não utilizo muito, mas em 2 meses já usei 1600GB ou 1,6TB. E isso provavelmente é com vídeos no youtube ainda mais agora que estou assistindo tudo em 4k quando há opção.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...