Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá estou com um grande problema e realmente frustrado.... tinha uma GT 710 e comprei uma GTX 1650 para dar um upgrade no meu PC, a placa chegou conectei tudo certo e simplesmente não deu vídeo.... formatei mudei a versão da BIOS para UEFI instalei os drivers e continua sem da vídeo ... já procurei sobre atualizar minha BIOS onde a versão da mesma é de 2020 ... porém não encontrei os drivers para atualizar ! já acessei varios links porém sem sucesso, estou realmente frustrado alguém pode me ajudar ? segue minha configuração.

placa-mãe H61 16GB RAM

Processador Intel Core i5 3470

fonte corsair 500w 80 plus

Conecto a GTX 1650 NA PCI EXPRESS X16 o monitor só fica piscando preto e cinza tentando dar vídeo e não funciona.

segue abaixo informações da minha placa-mãe.

image.png.2607ca89ad8104b37c040c63d97e5c8e.png 

Postado

Essa placa é nova? voce chegou a testar ela em outro computador pra ver se esta funcionando certinho? 

A BIOS da sua placa-mãe possui "interface" UEFI? Funciona mouse?

Ou a interface é de BIOS tradicional onde voce precisa utilizar as setas do teclado(o mouse não funciona)?

Postado

Sim ja testei em outro pc e funcionou normalmente em uma placa-mãe b75 da gigabyte ! 

Minha BIOS é tradicional e possui Uefi sim, setas para mexer na BIOS..., eu ligo o pc mouse e teclado funciona porém não da vídeo ! 

Postado

@mateusz2

As placas de vídeo da AMD de arquitetura Polaris(RX550, RX470, RX580, etc) não funcionam em placa-mãe antiga que ainda não utiliza interface UEFI. 

Veja bem, algumas BIOS de placa-mãe H61, apesar de possuir suporte a uefi(dentro da BIOS tem uma opção para ativar o uefi), essas placas ainda utilizam "interface" de BIOS tradicional. Esse que é o problema, se a BIOS não utilizar interface UEFI, a placa de vídeo não vai ser reconhecida porque a BIOS em si não é uefi. Essa opção de ativar uefi serve apenas para voce conseguir utilizar um HD formatado em GPT e instalar o Windows com esse tipo de tabela de participação, caso contrário só funcionaria em MBR.

Mas na questão da placa de vídeo, a BIOS em si precisa utilizar interface UEFI. A maneira mais fácil de saber se a interface é uefi é verificando se voce consegue utilizar o mouse dentro da BIOS.

Obs: até onde eu sei, nas placas da NVIDIA apenas as RTX que são "uefi only". Pra mim é novidade uma GTX 1650 não funcionar em BIOS tradicional...

Geralmente os principais fabricantes como ASUS, GIGABYTE, INTEL, ECS, etc, lançaram atualização de BIOS para transformar essas placas H61 em UEFI. 

Todas as B75 já são UEFI desde a primeira BIOS.

Postado

é já procurei e está como UEFI porém meu mouse não aparece na BIOS... creio eu que seja por isso ! qual placa-mãe você me recomendaria para adquirir ? mesmo que eu tenha que mudar de processador e memórias ram, só quero que essa placa de vídeo funcione .... 

Postado
23 horas atrás, mateusz2 disse:

placa-mãe H61

Não creio que o problema seja essa MB. Conectou os cabos de energia corretamente? E qual modelo é exatamente, comprou onde?

Em todo caso: já atualizou a BIOS dela recentemente?

Postado

Sim está tudo conectado corretamente, essa placa de vídeo ela não possui entrada de cabo de energia trata-se do próprio modelo dela segue abaixo a mesma.

também vou encaminhar o modelo da minha BIOS espero que vocês possam me ajudar de alguma forma, pois pesquisando na internet não encontrei nada ! fico muito triste porque essa placa de vídeo da todo o sinal que quer da vídeo ! como informei ela deu vídeo no pc do meu amigo b75 de gigabyte cuja a BIOS dele da pra mexer no mouse, é até mais fácil que essa minha. 

ESSA BIOS NÃO TEM OPÇÃO DE MEXER COM O MOUSE =(

Porém tem alguma configuração que possa fazer nela para a placa tentar ser reconhecida ?

ou algum site que possa atualizar os drivers dessa BIOS.

image.thumb.png.348cb6bf8ae463a8caa133332753bf60.png

image.png

Postado

@mateusz2

Amigo, pelo layout dessa BIOS com certeza ela não é UEFI. 

Se a sua placa de vídeo fosse uma RX550 ou RX570, eu te responderia que com certeza o problema esta na BIOS. Existem dezenas de tópicos aqui no forum sobre problemas de placa de vídeo RX550 com placa-mãe H61. 

Mas com a GTX 1650 é a primeira vez que eu vejo esse tipo de problema!

Qual o modelo exato da sua placa-mãe? O chipset já sabemos que é H61, mas para procurar uma BIOS para ela precisamos saber a marca e modelo da placa. Se for uma genérica aí complica...

Postado

Mande um link dessa placa.Mas é quase impossível não ter cabo de força porque uma PCI-e 16x tem um limite de potência que é excedida(ou fica muito perto) dessa VGA.

Eu acionaria a garantia.

Pode ser falha da linha PCI-e 16x de sua MB tb, ou então limitação dela.

Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

Mande um link dessa placa.Mas é quase impossível não ter cabo de força porque uma PCI-e 16x tem um limite de potência que é excedida(ou fica muito perto) dessa VGA.

Eu acionaria a garantia.

Pode ser falha da linha PCI-e 16x de sua MB tb, ou então limitação dela.

A GTX 1650 consome 75W que é justamente o que o slot PCIe x16 consegue fornecer de energia. Alguns fabricantes colocam um conector de energia na placa para o caso de um overclock(que faria a placa consumir mais energia), mas outros fabricantes não colocam esse conector. Ele já testou a placa em outro computador, ela esta funcionando normalmente,
Em relação a placa-mãe dele, poderia sim ser um problema no slot PCIe x16, porém a placa anterior(GT 710) funciona normalmente...

Estou achando que o problema deve ser na BIOS mesmo.

Postado

Placa compatível ? 

QQ chipset superior á H61, infelizmente elaera a mais básica das básicas.

No seu lugar, partiria para um upgrade MB+CPU+RAM se tiver orçamento, mesmo porque é provável que a VGA gargale nesse i5.

Postado
4 minutos atrás, PedraX disse:

Ví a especificação dessa H61 e acho que o problema está na limitação da PCI-e mesmo, veja que ela é X4

As PCI-e x16 é que dão os 75W de potencia, que é a especificação da  GTX 1650

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/52806/intel-h61-express-chipset.html

Isso que voce esta olhando é o chipset da Intel, e não o modelo da placa-mãe dele. Ele ainda não disse a marca dessa placa-mãe...

Postado
1 minuto atrás, gutopereira disse:

A GTX 1650 consome 75W que é justamente o que o slot PCIe x16 consegue fornecer de energia.

Só que o chipset é PCI-e X4 e não X16

agora, gutopereira disse:

Isso que voce esta olhando é o chipset da Intel,

Chipset é a base, o que é colocado em volta são só periféricos, o BUS continua o mesmo.

As H61 eram as mais basiquinhas da época

Postado
1 hora atrás, PedraX disse:

Mas é quase impossível não ter cabo de força porque uma PCI-e 16x tem um limite de potência que é excedida(ou fica muito perto) dessa VGA.

Este modelo não possui alimentação de energia por cabo de força

https://www.galax.com/pt/graphics-card/16-series/galax-GeForce-GTX-1650ex1clickoc.html

Eu particularmente uso uma 1050ti numa H61[com a BIOS igual a do rapaz aí, com i5 3570 e nunca tive problema com BIOS nem nada do tipo...    Só se a partir da 1650 mudou da agua pro vinho para não ser compatível.

Está mais para um defeito nesse slots PCIex16 do que problema com BIOS. 

Outro ponto é que no Cpu-z também não diz muito sobre o modelo, então podendo ser aquelas H61 chinesas ou sem marca/fabricante específico.   já teve caso dessas placas sem fabricante identificado dando dor de cabeça aqui no forum..

Aguardemos @mateusz2 Informar mais detalhes sobre a placa-mãe, inclusive se puder enviar uma ou 2 fotos dela também ajuda.

Postado
41 minutos atrás, PedraX disse:

Só que o chipset é PCI-e X4 e não X16

Chipset é a base, o que é colocado em volta são só periféricos, o BUS continua o mesmo.

As H61 eram as mais basiquinhas da época

Cara, eu sei que a informação esta no site da Intel, mas provavelmente é algum erro de interpretação da nossa parte. 
voce pode procurar no site de qualquer placa-mãe H61, seja ASUS, Gigabyte, ECS, etc, que voce não verá essa informação que a placa funciona apenas com PCIe x4 e não x16...

Alias, o amigo aqui em cima pode tirar a nossa duvida. Verifica no GPU-Z se a sua GTX 1050ti esta funcionando em x16 ou em x4?

• Curtir 1
Postado

Dei uma pesquisada e achei por acaso uma solução. A pessoa achou um driver para a placa-mãe usando W7 e depois quando fez o upgrade para o W10 funcionou. Era uma 1050, mas deve funcionar tb para a 1650, o problema é o mesmo:driver disponível.

Postado

@PedraX
Pelo que eu entendi, a placa não dá vídeo desde o primeiro momento que o computador é ligado(nem dentro da BIOS). Ou seja, não seria problema de driver do windows e sim da placa-mãe não estar reconhecendo a placa de vídeo.

Postado

@PedraX existe o PCIe do Chipset e o PCIe do Processador.

O x16 principal de qualquer placa-mãe é ligado diretamente no processador para não ter latência.

O resto dos slots PCIe são ligados no Chipset.

Postado
12 minutos atrás, gutopereira disse:

Verifica no GPU-Z se a sua GTX 1050ti esta funcionando em x16 ou em x4?

Vejo sim, mas pelo fim da tarde quando chegar em casa.   Mesmo que o tópico seja resolvido durante o dia volto aqui para deixar a informação.   

Postado
7 minutos atrás, Alex Weiss disse:

Vejo sim, mas pelo fim da tarde quando chegar em casa.   Mesmo que o tópico seja resolvido durante o dia volto aqui para deixar a informação.   

Vai estar em x16 - a não ser que exista algum problema. Se você pegar as especificações do Chipset Z690 está as x4 como máximo.

PCIe do Chipset é diferente do PCIe do processador. Os processadores abaixo da 10th geração Intel Core e abaixo tem 16 PCIe. Os acima disso tem 20 PCIe - 16 para GPU e 4 para o NVMe.

@mateusz2 o gráfico integrado funciona com a GPU ligada? Ou não tentou?

Postado

Boa tarde gente assim que chegar em casa vou tentar colocar o windows 7 e tentar plugar a placa para ver se da vídeo ! Porque meu problema é que a placa de vídeo liga funciona mas não da vídeo, e em uma b75 deu vídeo normal ! E meu pcix16 esta funcionando pois a minha gt730 funciona tranquilamente, segue abaixo a placa-mãe que comprei.

E liguei a placa e tentei da vídeo no offboard não funciona, só funciona se eu tirar a placa de videi.

Screenshot_20220513-162400_Mercado Libre.jpg

Screenshot_20220513-162350_Mercado Libre.jpg

Postado

@mateusz2
Não consigo ver a marca da placa por essa foto...
voce montou esse setup agora?! Pagou muito caro nessa placa viu!

Se a placa de vídeo não dá vídeo desde o primeiro momento que voce liga o computador, acho que voce nem precisa perder tempo tentando instalar o Windows 7 porque o problema não é de drivers do Windows. Porém se ao ligar o PC voce consegue ter vídeo e entrar na BIOS, e esse vídeo some apenas quando o Windows vai iniciar, aí sim muito provavelmente o problema é de driver.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...