Ir ao conteúdo

memória RAM informa frequência diferente da informada na BIOS

Ir à solução Resolvido por Shelby_,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde pessoal. Estou com uma dúvida sobre uma memória que eu comprei final do ano passado. De forma resumida é o seguinte: Comecei a ter problemas na hora de ligar o PC pois não dava vídeo, levei na assistência técnica na minha cidade e os mesmos informaram que as memórias não estavam trabalhando na mesma frequência (2666mhz). Porém a memória que eu comprei para fazer o upgrade informa na embalagem e etiqueta do produto que é de 2666mhz e estava entregando 2133mhz SEGUNDO A BIOS, sendo assim acionei a garantia. Porém verificando no gerenciador de tarefas e pelo software Driver Booster vi que as memórias na verdade estão trabalhando ambas a 2400mhz (máxima suportada pela minha placa-mãe) pois quando eu comprei era bem leigo e não sabia nada sobre isso de frequências. E agora estou confuso, A BIOS reconhece a memória tendo 2133, porém no DB e GT reconhece o máximo da placa, qual está certo? OBS: Sei que são memórias de marcas diferentes, optei pela corsair pelo preço, porém antes de comprar pesquisei e vi que não teria problema desde que a frequência fosse a mesma.

booster 2.jpg

booster 1.jpg

bios.jpeg

Postado

Utilize o CPU-Z para informações dos devidos componentes.

E para fazer as RAMs trabalharem na sua ''devida'' frequência, você deve ativar o XMP (Conforme ali embaixo no print tirado por você).

Lembrando que, se forem de frequências diferentes, a c/ maior valor irá se ajustar aos valores da menor.

• Membro VIP
Postado

@p10_felipe

Creio que a confusão é simples de resolver:

2400MHz - frequência máxima suportada pela MB;

2133MHz - módulo da Corsair;

2666MHz - módulo da Kingston.

Fazendo o ajuste sugerido pelo amigo @Shelby_ elas devem passar a trabalhar a 2133.

Se eu estiver errado me corrijam por favor.

Postado

@Alaor Crestani Segundo o site do fabricante, a MB do amigo suporta até 2666Mhz.

Ele terá que ver as opções de perfil que o XMP informará na BIOS.

Por isso sempre é recomendado comprar RAMs de mesma Marca/Modelo, Frequência, Latência, Timing e etc.

Para evitar qualquer tipo de conflito e/ou dor de cabeça.

Postado

Ai em Dram Status no setup mostra originalmente a frequência da memória e não o que está setado no setup(configurado)

Se você sabe dar um clear cmos na BIOS, vá no setup e faça o ajuste manualmente para 2666Mhz, eu tenho uma de 16GB 2133mhz da corsair e ta trabalhando a 2933Mhz, provavelmente, não é todas que vão aceitar, mas muito provável que dê vídeo e tudo funcione normalmente. Caso não der vídeo tem que resetar a BIOS pra voltar as configurações anteriores.

Postado
20 horas atrás, Shelby_ disse:

Utilize o CPU-Z para informações dos devidos componentes.

E para fazer as RAMs trabalharem na sua ''devida'' frequência, você deve ativar o XMP (Conforme ali embaixo no print tirado por você).

Lembrando que, se forem de frequências diferentes, a c/ maior valor irá se ajustar aos valores da menor.

Então, segundo o CPU-Z ele reconhece ambas as memórias com 2666mhz, porém mesmo habilitando o XMP nada mudou na BIOS. (Na verdade minha placa-mãe aceita 2666 porém meu processador limita a 2400, frequência em que agora as RAMs estão trabalhando) a dúvida agora seria: Devo ignorar então a informação da BIOS e ficar com a da CPU-Z? Porque eu acionei a garantia somente por causa deste problema, mas de acordo com os prints abaixo tudo está funcionando como deveria?

cpu 2.jpg

cpu.jpg

Postado
25 minutos atrás, Shelby_ disse:

Pelo CPU-Z, na aba SPD... Tire print também das informações do outro pente (Kingston).

Vi que na informação JEDEC estão diferentes, o que significa? 

cpu 3.jpg

Postado

Esse JEDEC são os valores que vem de fabrica, e o XMP seria o "Overclock" certificado pelo fabricante.

Porém realmente não sei o real motivo de suas RAMs estarem funcionando em 2400Mhz ao invés de 2666Mhz.

Já tive um problema uma vez onde comprei 2x8GB de 3200Mhz, porém ao ativar o XMP na BIOS, ambas trabalho em 2800Mhz.

Fiz alguns teste, e descobri que um pente estava c/ defeito.

Pode ser que seja seu caso.

Postado
3 horas atrás, Shelby_ disse:

Esse JEDEC são os valores que vem de fabrica, e o XMP seria o "Overclock" certificado pelo fabricante.

Porém realmente não sei o real motivo de suas RAMs estarem funcionando em 2400Mhz ao invés de 2666Mhz.

Já tive um problema uma vez onde comprei 2x8GB de 3200Mhz, porém ao ativar o XMP na BIOS, ambas trabalho em 2800Mhz.

Fiz alguns teste, e descobri que um pente estava c/ defeito.

Pode ser que seja seu caso.

Então amigo, estive pesquisando e parece que a limitação é por conta do meu processador, inclusive até no próprio site da intel especifica que suporta DDR4-2400, porém se for isso mesmo então não preciso mais me preocupar com defeito da memória, que era a grande questão. 

intel.jpg

Postado

Creio que não terá problema, o que limita a frequência é a MB

Eu como por exemplo, tenho RAM de 3600MHz e no site da Intel, fala que meu i7 11700 suporta até 3200mhz.

E funciona perfeitamente aqui.

Eu estou c/ leve impressão que seja defeito de alguma RAM ai.

Você pode fazer um teste. Utilize apenas 1 pente e ative o XMP... E veja a frequência que aparece no CPU-Z, após isso repita, porém apenas c/ o outro pente.

Postado
16 horas atrás, Shelby_ disse:

Creio que não terá problema, o que limita a frequência é a MB

Eu como por exemplo, tenho RAM de 3600MHz e no site da Intel, fala que meu i7 11700 suporta até 3200mhz.

E funciona perfeitamente aqui.

Eu estou c/ leve impressão que seja defeito de alguma RAM ai.

Você pode fazer um teste. Utilize apenas 1 pente e ative o XMP... E veja a frequência que aparece no CPU-Z, após isso repita, porém apenas c/ o outro pente.

Então, fiz isso e os resultados foram os dos prints abaixo:

Entrei na BIOS para verificar se o perfil XMP estaria ativado, porém tentei configurar manualmente no Ai Tweaker em Frequency Memory ajustando para 2666mhz, mas ao tentar ligar o pc dava erro e entrava na tela do American Megatrends. Só assim entrando na BIOS novamente e habilitando a opção ''auto'' para esse ajuste, que eu consegui ligar o pc novamente.

Mas dessa vez, automaticamente agora está fazendo a RAM trabalhar a 2133, coisa que aparentemente antes estava a 2400. Acredito que isso possa significar que como você suspeitava mesmo a memória só consegue atingir 2400, certo? Quanto a RAM da Kingston está tudo certo segundo o CPU-Z, trabalhando a 2666mhz. 

cpu 4.jpg

cpu 5.jpg

bios.jpeg

cpu 4.jpg

• Solução
Postado

Creio que seja o mesmo caso que aconteceu comigo.

Esse pente da Corsair está com defeito, pois ele é de 2666Mhz, porém só consegue trabalhar até 2400Mhz.

Assim ele limita a outra RAM (Kingston), pois a RAM de maior valor se ajusta para trabalhar c/ o mesmo valor da menor.

Ambas irão trabalhar em 2400Mhz.

• Curtir 1
Postado
1 minuto atrás, Shelby_ disse:

Creio que seja o mesmo caso que aconteceu comigo.

Esse pente da Corsair está com defeito, pois ele é de 2666Mhz, porém só consegue trabalhar até 2400Mhz.

Assim ele limita a outra RAM (Kingston), pois a RAM de maior valor se ajusta para trabalhar c/ o mesmo valor da menor.

Ambas irão trabalhar em 2400Mhz.

Irmão, muito obrigado pela atenção e paciência para me ajudar a descobrir e resolver esse problema, tamo junto!!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...