Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

memória RAM informa frequência diferente da informada na BIOS


Ir à solução Resolvido por Shelby_,

Posts recomendados

Boa tarde pessoal. Estou com uma dúvida sobre uma memória que eu comprei final do ano passado. De forma resumida é o seguinte: Comecei a ter problemas na hora de ligar o PC pois não dava vídeo, levei na assistência técnica na minha cidade e os mesmos informaram que as memórias não estavam trabalhando na mesma frequência (2666mhz). Porém a memória que eu comprei para fazer o upgrade informa na embalagem e etiqueta do produto que é de 2666mhz e estava entregando 2133mhz SEGUNDO A BIOS, sendo assim acionei a garantia. Porém verificando no gerenciador de tarefas e pelo software Driver Booster vi que as memórias na verdade estão trabalhando ambas a 2400mhz (máxima suportada pela minha placa-mãe) pois quando eu comprei era bem leigo e não sabia nada sobre isso de frequências. E agora estou confuso, A BIOS reconhece a memória tendo 2133, porém no DB e GT reconhece o máximo da placa, qual está certo? OBS: Sei que são memórias de marcas diferentes, optei pela corsair pelo preço, porém antes de comprar pesquisei e vi que não teria problema desde que a frequência fosse a mesma.

booster 2.jpg

booster 1.jpg

bios.jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Utilize o CPU-Z para informações dos devidos componentes.

E para fazer as RAMs trabalharem na sua ''devida'' frequência, você deve ativar o XMP (Conforme ali embaixo no print tirado por você).

 

Lembrando que, se forem de frequências diferentes, a c/ maior valor irá se ajustar aos valores da menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@p10_felipe

 

Creio que a confusão é simples de resolver:

2400MHz - frequência máxima suportada pela MB;

2133MHz - módulo da Corsair;

2666MHz - módulo da Kingston.

 

Fazendo o ajuste sugerido pelo amigo @Shelby_ elas devem passar a trabalhar a 2133.

Se eu estiver errado me corrijam por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Alaor Crestani Segundo o site do fabricante, a MB do amigo suporta até 2666Mhz.

Ele terá que ver as opções de perfil que o XMP informará na BIOS.

 

Por isso sempre é recomendado comprar RAMs de mesma Marca/Modelo, Frequência, Latência, Timing e etc.

Para evitar qualquer tipo de conflito e/ou dor de cabeça.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai em Dram Status no setup mostra originalmente a frequência da memória e não o que está setado no setup(configurado)

Se você sabe dar um clear cmos na BIOS, vá no setup e faça o ajuste manualmente para 2666Mhz, eu tenho uma de 16GB 2133mhz da corsair e ta trabalhando a 2933Mhz, provavelmente, não é todas que vão aceitar, mas muito provável que dê vídeo e tudo funcione normalmente. Caso não der vídeo tem que resetar a BIOS pra voltar as configurações anteriores.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 horas atrás, Shelby_ disse:

Utilize o CPU-Z para informações dos devidos componentes.

E para fazer as RAMs trabalharem na sua ''devida'' frequência, você deve ativar o XMP (Conforme ali embaixo no print tirado por você).

 

Lembrando que, se forem de frequências diferentes, a c/ maior valor irá se ajustar aos valores da menor.

Então, segundo o CPU-Z ele reconhece ambas as memórias com 2666mhz, porém mesmo habilitando o XMP nada mudou na BIOS. (Na verdade minha placa-mãe aceita 2666 porém meu processador limita a 2400, frequência em que agora as RAMs estão trabalhando) a dúvida agora seria: Devo ignorar então a informação da BIOS e ficar com a da CPU-Z? Porque eu acionei a garantia somente por causa deste problema, mas de acordo com os prints abaixo tudo está funcionando como deveria?

cpu 2.jpg

cpu.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse JEDEC são os valores que vem de fabrica, e o XMP seria o "Overclock" certificado pelo fabricante.

Porém realmente não sei o real motivo de suas RAMs estarem funcionando em 2400Mhz ao invés de 2666Mhz.

 

Já tive um problema uma vez onde comprei 2x8GB de 3200Mhz, porém ao ativar o XMP na BIOS, ambas trabalho em 2800Mhz.

Fiz alguns teste, e descobri que um pente estava c/ defeito.

Pode ser que seja seu caso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Shelby_ disse:

Esse JEDEC são os valores que vem de fabrica, e o XMP seria o "Overclock" certificado pelo fabricante.

Porém realmente não sei o real motivo de suas RAMs estarem funcionando em 2400Mhz ao invés de 2666Mhz.

 

Já tive um problema uma vez onde comprei 2x8GB de 3200Mhz, porém ao ativar o XMP na BIOS, ambas trabalho em 2800Mhz.

Fiz alguns teste, e descobri que um pente estava c/ defeito.

Pode ser que seja seu caso.

Então amigo, estive pesquisando e parece que a limitação é por conta do meu processador, inclusive até no próprio site da intel especifica que suporta DDR4-2400, porém se for isso mesmo então não preciso mais me preocupar com defeito da memória, que era a grande questão. 

intel.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que não terá problema, o que limita a frequência é a MB

Eu como por exemplo, tenho RAM de 3600MHz e no site da Intel, fala que meu i7 11700 suporta até 3200mhz.

E funciona perfeitamente aqui.

 

Eu estou c/ leve impressão que seja defeito de alguma RAM ai.

Você pode fazer um teste. Utilize apenas 1 pente e ative o XMP... E veja a frequência que aparece no CPU-Z, após isso repita, porém apenas c/ o outro pente.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, Shelby_ disse:

Creio que não terá problema, o que limita a frequência é a MB

Eu como por exemplo, tenho RAM de 3600MHz e no site da Intel, fala que meu i7 11700 suporta até 3200mhz.

E funciona perfeitamente aqui.

 

Eu estou c/ leve impressão que seja defeito de alguma RAM ai.

Você pode fazer um teste. Utilize apenas 1 pente e ative o XMP... E veja a frequência que aparece no CPU-Z, após isso repita, porém apenas c/ o outro pente.

 

 

 

Então, fiz isso e os resultados foram os dos prints abaixo:

Entrei na BIOS para verificar se o perfil XMP estaria ativado, porém tentei configurar manualmente no Ai Tweaker em Frequency Memory ajustando para 2666mhz, mas ao tentar ligar o pc dava erro e entrava na tela do American Megatrends. Só assim entrando na BIOS novamente e habilitando a opção ''auto'' para esse ajuste, que eu consegui ligar o pc novamente.

Mas dessa vez, automaticamente agora está fazendo a RAM trabalhar a 2133, coisa que aparentemente antes estava a 2400. Acredito que isso possa significar que como você suspeitava mesmo a memória só consegue atingir 2400, certo? Quanto a RAM da Kingston está tudo certo segundo o CPU-Z, trabalhando a 2666mhz. 

cpu 4.jpg

cpu 5.jpg

bios.jpeg

cpu 4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Creio que seja o mesmo caso que aconteceu comigo.

Esse pente da Corsair está com defeito, pois ele é de 2666Mhz, porém só consegue trabalhar até 2400Mhz.

 

Assim ele limita a outra RAM (Kingston), pois a RAM de maior valor se ajusta para trabalhar c/ o mesmo valor da menor.

Ambas irão trabalhar em 2400Mhz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, Shelby_ disse:

Creio que seja o mesmo caso que aconteceu comigo.

Esse pente da Corsair está com defeito, pois ele é de 2666Mhz, porém só consegue trabalhar até 2400Mhz.

 

Assim ele limita a outra RAM (Kingston), pois a RAM de maior valor se ajusta para trabalhar c/ o mesmo valor da menor.

Ambas irão trabalhar em 2400Mhz.

Irmão, muito obrigado pela atenção e paciência para me ajudar a descobrir e resolver esse problema, tamo junto!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!