Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC para trabalho. AMD ou Intel?


Posts recomendados

Boa noite. Minha esposa esta terminando o curso de arquitetura e quer uma máquina para trabalhar. Os programas mais utilizados inicialmente seriam o Autocad e Sketchup. Alguma sugestão de máquina? Eu pensei nas configurações abaixo. Uma com Intel e outra com AMD. Estaria variando entre R$ 2900 e R$ 3200. O que sugerem? Obrigado.

 

Memória Crucial Ballistix, 8GB, 3200MHz, DDR4 = R$ 240

Gabinete Bluecase Gamer BG-015 = R$ 300

Fonte Corsair VS600, 600W, 80 Plus White = R$ 470

SSD Kingston A400, 480GB, SATA = R$ 365

 

---

 

Placa-Mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR = R$ 460

Processador AMD Ryzen 5 5600G, 3.9GHz = R$ 1350

 

---

 

placa-mãe ASUS Prime H510M-E, Intel LGA 1200 = R$ 600

Processador Intel Core i5-10400, Cache 12MB, 2.9GHz = R$ 1000

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Denaro disse:

Boa noite. Minha esposa esta terminando o curso de arquitetura e quer uma máquina para trabalhar. Os programas mais utilizados inicialmente seriam o Autocad e Sketchup. Alguma sugestão de máquina? Eu pensei nas configurações abaixo. Uma com Intel e outra com AMD. Estaria variando entre R$ 2900 e R$ 3200. O que sugerem? Obrigado.

 

Memória Crucial Ballistix, 8GB, 3200MHz, DDR4 = R$ 240

Gabinete Bluecase Gamer BG-015 = R$ 300

Fonte Corsair VS600, 600W, 80 Plus White = R$ 470

SSD Kingston A400, 480GB, SATA = R$ 365

 

---

 

Placa-Mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR = R$ 460

Processador AMD Ryzen 5 5600G, 3.9GHz = R$ 1350

 

---

 

placa-mãe ASUS Prime H510M-E, Intel LGA 1200 = R$ 600

Processador Intel Core i5-10400, Cache 12MB, 2.9GHz = R$ 1000

 

Junto com o SSD de 480GB, eu colocaria à parte um HD de 1TB. Assim, o sistema e programas mais usados ficariam no SSD e arquivos mais "transitórios" no HD.

 

No caso dos 8GB de memória, eu pegaria 2 pentes de 4GB, ao invés de um de 8GB. Assim, se der qualquer problema com um pente de memória, tem-se o outro funcionando normalmente, para ir "quebrando um galho" até comprar outro. Já com um único pente de memória, aí fica osso...

 

A fonte eu pegaria a Corsair CX650, ao invés dessa VS600 aí. Se não me engano, há tópicos aqui no fórum mesmo desaconselhando a compra de fontes da série "VS" da Corsair.

 

Quanto ao gabinete Bluecase gamer, recomendo você pegar um gabinete com o maior número possível de fans e que tenha o maior CFM (fluxo de ar) possível. Isso garantirá uma melhor ventilação no PC da sua esposa.

 

Intel ou AMD, aí vai do gosto pessoal.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, FoxBlack disse:

Veja esse comparativo -> Ryzen 5 Versus Core I5

 

Troca esse SSD por um da Western Digital ou Adata/XPG, ou Crucial ou Corsair

 

Muito obrigado pelo comparativo. Parece uma disputa desleal hahaha.

 

3 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

 

Junto com o SSD de 480GB, eu colocaria à parte um HD de 1TB. Assim, o sistema e programas mais usados ficariam no SSD e arquivos mais "transitórios" no HD.

 

No caso dos 8GB de memória, eu pegaria 2 pentes de 4GB, ao invés de um de 8GB. Assim, se der qualquer problema com um pente de memória, tem-se o outro funcionando normalmente, para ir "quebrando um galho" até comprar outro. Já com um único pente de memória, aí fica osso...

 

A fonte eu pegaria a Corsair CX650, ao invés dessa VS600 aí. Se não me engano, há tópicos aqui no fórum mesmo desaconselhando a compra de fontes da série "VS" da Corsair.

 

Quanto ao gabinete Bluecase gamer, recomendo você pegar um gabinete com o maior número possível de fans e que tenha o maior CFM (fluxo de ar) possível. Isso garantirá uma melhor ventilação no PC da sua esposa.

 

Intel ou AMD, aí vai do gosto pessoal.

 

O HD ela já possui um de 2TB, por isso não coloquei na configuração.

A memória RAM a ideia é futuramente adquirir outro de 8GB e uma placa de vídeo, assim que os programas que ela utilizar comecem a requerer.

Darei uma olhada na fonte. Quanto ao gabinete, recomenda algum? Não queria gastar tanto em gabinete. Muito obrigado pela atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Denaro disse:

 

Muito obrigado pelo comparativo. Parece uma disputa desleal hahaha.

 

 

O HD ela já possui um de 2TB, por isso não coloquei na configuração.

A memória RAM a ideia é futuramente adquirir outro de 8GB e uma placa de vídeo, assim que os programas que ela utilizar comecem a requerer.

Darei uma olhada na fonte. Quanto ao gabinete, recomenda algum? Não queria gastar tanto em gabinete. Muito obrigado pela atenção.

 

A placa integrada do Ryzen é melhor que a Intel UHD Graphics, então, nesse caso, eu iria de AMD. Inclusive, a Vega bate de frente com algumas placas dedicadas básicas da NVIDIA.

 

Já quanto ao gabinete, não conheço nenhum modelo específico a recomendar, mas aconselho que você adquira um que tenha fans na frente soprando ar frio para o PC e ventoinhas na parte superior puxando o ar quente. Quanto mais coolers no gabinete e quanto maior o CFM (fluxo de ar) deles, melhor, pois mais ventilado ficará o PC e vocês não terão dor de cabeça com temperaturas tão cedo.

 

É melhor gastar um pouco mais no gabinete e ficar tranquilo por uns bons anos, do que economizar e os problemas aparecerem em pouco tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma sugestão é forçar um pouco e pegar o 5700g. Vai lidar melhor com esses aplicativos. Também pegaria um M2 NVMe no lugar desse SSD. Pode ser um de 250gb mesmo, já que tem um HD pra armazenamento. As memórias também já investiria em 2x 8gb. Comprar outra 8gb no futuro pode gerar alguma incompatibilidade e não trabalharem em Dual Channel, fator crucial pra melhorar o rendimento da placa integrada que vai valer-se dessa memória. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Escutei as dicas e troquei a Memória, Gabinete e Fonte. Ficou exatamente no valor que eu estava imaginando gastar. Fiquei mais em dúvida na memória, não conheço essa Zadak. Mas no geral acho que ficou bom, o que acham?

 

Memória DDR4 Zadak Twist, Black, 2x8GB, 3200MHz = R$ 460
Gabinete Gamer Galax Nebulosa GX700 = R$ 300
Fonte Cooler Master MWE 550 White 80Plus = R$ 300
SSD Kingston A400, 240GB, SATA = R$ 230
HD Seagate Barracuda 2TB, Sata III = Já Possui
Placa-Mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR = R$ 450
Processador AMD Ryzen 5 5600G, 3.9GHz = R$ 1240

Obrigado pela ajuda e atenção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, Felipe61 disse:

As fontes Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus ou Corsair CX Series CX550 80 Plus Bronze 550W PFC Ativo são boas substitutas? Essa XPG Pylon 450 daria conta?

 

Alterar a placa-mãe aumentaria o custo razoavelmente. Vou estudar a troca da fonte, SSD e memórias.

 

Estou evitando comprar na Kabum, parece brincadeira, mas o frete é abusivo no ES. Mesmo o Centro de Distribuição ficando em Viana (20km de onde moro) o frete é extremamente alto. Enquanto na Kabum o frete esta ficando R$ 248 na Pichau fica por R$ 30 e na Terabyte R$ 27. Uma diferença gritante. E por isso estou sofrendo com algumas peças, como as memórias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Denaro disse:

As fontes Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus ou Corsair CX Series CX550 80 Plus Bronze 550W PFC Ativo são boas substitutas? Essa XPG Pylon 450 daria conta?

 

De memórias tem essa na pichau que está num preço bem bom 

https://www.pichau.com.br/memória-team-group-t-force-vulcan-pichau-8gb-1x8-DDR4-3200mhz-c16-vermelha-tlprd48g3200hc16f01?gclid=Cj0KCQjwnNyUBhCZARIsAI9AYlEsyAprI6ufcdCALJiox5JYuYvGcWMA1ZgzlNjtUe1h9BOC9RArjp0aAqQsEALw_wcB

E SSD tá com a mesma promoção na pichau também

https://www.pichau.com.br/SSD-wd-green-sn350-240gb-m-2-2280-NVMe-wds240g2g0c?gclid=Cj0KCQjwnNyUBhCZARIsAI9AYlFyiU59WANbR-OioAsQk5CVS6xWaZSMHr5abvVlKwhVVumuDPSeYugaAvkdEALw_wcB

E de fonte na vdd vê qual é mais barata a cx 550 e a nidus 500w são bem parecidas mas dentre elas a xpg é melhor e 450w são mais que suficientes para o 5600g já para placa de vídeo seria placas mais de entrada rx 6500 XT, GTX 1650 pra cima dessas  já seria bom 550 650w 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RonaldoDuarte11 @Felipe61

 

Apertei aqui e ali e consegui fazer as mudanças que sugeriram. A dúvida maior ficou por conta da fonte mesmo. Estão na mesma faixa de preço. Espero que esteja boa agora, se não a minha esposa vai me deixar louco se passar mais um dia sem comprar hahahaha.

 

Memória Crucial Ballistix, 2x8GB, 3200MHz, DDR4
Gabinete Gamer Mancer Anubis
Fonte XPG Pylon, 450W, 80 Plus Bronze
SSD WD Green PC SN350 240GB, PCIe, NVMe - WDS240G2G0C
HD Seagate Barracuda 2TB, Sata III = Já Possui
Placa-Mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR
Processador AMD Ryzen 5 5600G, 3.9GHz

---

As fontes eu encontrei as abaixo, todas na mesma faixa de preço. Sugerem alguma em especial? Caso no futuro ela adicione uma placa de vídeo, o que está programado, essa XPG Pylon 450W aguentaria?

 

Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus;
Corsair CX Series CX550 80 Plus Bronze 550W PFC Ativo;
XPG Pylon, 450W, 80 Plus Bronze.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Denaro disse:

@RonaldoDuarte11 @Felipe61

 

Apertei aqui e ali e consegui fazer as mudanças que sugeriram. A dúvida maior ficou por conta da fonte mesmo. Estão na mesma faixa de preço. Espero que esteja boa agora, se não a minha esposa vai me deixar louco se passar mais um dia sem comprar hahahaha.

 

Memória Crucial Ballistix, 2x8GB, 3200MHz, DDR4
Gabinete Gamer Mancer Anubis
Fonte XPG Pylon, 450W, 80 Plus Bronze
SSD WD Green PC SN350 240GB, PCIe, NVMe - WDS240G2G0C
HD Seagate Barracuda 2TB, Sata III = Já Possui
Placa-Mãe ASUS Prime B450M Gaming/BR
Processador AMD Ryzen 5 5600G, 3.9GHz

---

As fontes eu encontrei as abaixo, todas na mesma faixa de preço. Sugerem alguma em especial? Caso no futuro ela adicione uma placa de vídeo, o que está programado, essa XPG Pylon 450W aguentaria?

 

Pichau Gaming Nidus 500W Bronze 80 Plus;
Corsair CX Series CX550 80 Plus Bronze 550W PFC Ativo;
XPG Pylon, 450W, 80 Plus Bronze.

 

A fonte eu recomendo pegar uma que deixe uma folga de 50-100W para futuros upgrades. 

O Ryzen 5 5600G, com a Vega 7, tem um TDP de 65W, mas é bom deixar uma folga de 50-100W na fonte para receber alguma placa de vídeo NVIDIA ou AMD mais parruda, no caso de um upgrade futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!