Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

e ai galera, beleza?

seguinte, eu montei um pc com um kit xeon faz uma semana... peguei a x99 rs9 da machinist com um e5 2640v3, para fazer a refrigeração do pc, comprei 2 kits com 3 fans RGB da cooler master (mf120 argb)

porém eu não estou aguentando mais o barulho dessas ventoinhas com o pc ligado, elas sempre estão em rotação maxima e parece que um airbus vai decolar na minha casa KKK estou ficando maluco!

alguém sabe me dizer como faço para controlar as fans ? minhas fans desse kit são em 4 pinos, porém as entradas da placa-mãe são em 3.. existe alguma maneira de resolver isso? estou batendo a cabeça aqui... me ajudem por favor!

Postado

Por falta de suporte da sua placa-mãe você só conseguirá controlar a velocidade por meio de placa controladora externa. Existe uma maneira de controlar a velocidade mesmo tendo apenas três pinos, mas a placa-mãe precisaria fornecer esse suporte na BIOS, coisa que acho muito difícil ter na sua.

• 2 anos depois...
Postado

@GuilhermeGB Guilherme, cá estou eu 2 anos depois e te pergunto: qual controladora faz esse controle externo? Eu busquei aqui e só achei algumas que o controle só tem opções de mudar a cor das fans, tô atrás de uma dessa que você comentou.

@leolichewitz Faz bastante tempo, mas nunca é tarde pra quem quer ajudar. Sobre o suporte na BIOS da placa-mãe que o Guilherme comentou, todas as X99 tem suporte a alteração de velocidade na BIOS. Elas vem com uma função chamada Smart Fan ativada por padrão, tem escrito no manual delas, só desativar e configurar manualmente os valores. Porém, algumas X99 tem um problema na BIOS onde mesmo se você desativar a opção SmartFan, ele não desliga, só testando pra saber.

Aqui na minha X99-PR9, é assim, estava nas configurações do super I.O. Desativei e configurei manualmente e nada da velocidade mudar, meu problema é o CPU Fan disparado e todos os outros fans rodam no mínimo. Busquei em tudo quanto é fórum e achei num fórum chinês alguém com o mesmo problema e a solução seria atualizar a BIOS da placa-mãe. De cara pensei que era muito trabalho só pra mexer em velocidade de fan, mas como sou técnico, aceitei o desafio. Minha regravadora CH341A quebrou, então tô esperando uma nova chegar pra caso der ruim, eu recuperar o chip de BIOS. Futuramente posto o resultado, quem sabe não ajude outros jovens que ainda estão comprando Kit Xeon em meio essa crise financeira que nunca termina.

Postado

Em geral as X99 tem PWM no conector CPU_FAN, mas nem todas tem nos SYS_FAN, então o que pode fazer pode é usar uma controladora ARGB com HUB PWM integrado e ligar o cabo PWM da controladora no CPU_FAN, assim a curva de fans do BIOS controla a  fan do air cooler e as fans do gabinete como se fossem uma só.

A outra opção é usar um "fan controller", uma placa que permite reduzir manualmente a rotação (RPM) das fans através de redução de tensão (V) que é feito por um potenciômetro, mas é a redução é para um valor fixo, coisa "old school".

D_NQ_NP_883394-CBT75830754498_042024-O.w

Fan-controller-pci-pwm-controle-de-temperatura-hub-

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...