Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, galera

Estou pretendendo montar um PC gamer. O propósito dele é para jogar e utilizar para trabalho, dia-a-dia.

Meu Monitor atualmente: https://www.ASUS.com/br/Displays-Desktops/Monitors/TUF-Gaming/TUF-GAMING-VG24VQE/

E essas seriam as peças que eu estou considerando até o momento:

Processador: AMD Ryzen 7 5800X 3.8 GHz 8-Core

Placa de vídeo: Gigabyte GeForce RTX 3080 Ti 12 GB Gaming OC

Placa-mãe: ASUS ROG STRIX B550-F GAMING ATX AM4

Memória: Corsair VENGEANCE RGB PRO (Preto) 32 GB (2x16 GB) DDR4-3600

Sei do preço atual e por enquanto isso não é o maior empecilho.

Preciso, por favor, de dicas para os Coolers, gabinete e fontes.
E se posível a substituição de alguma(s) peça(s) para melhorar a compatibilidade e/ou uma redução de preço sem perder o "poder de fogo" da configuração.

Desde já agradeço quem puder disponibilizar um tempo para me ajudar.

Postado

Você tem certeza que não tem um limite pro orçamento? O que vai fazer com esse PC? Jogar? Porque se for, sinceramente vai estar jogando um bom dinheiro no lixo.

Postado
55 minutos atrás, Marcelo Rossini disse:

Bom dia, galera

Estou pretendendo montar um PC gamer. O propósito dele é para jogar e utilizar para trabalho, dia-a-dia.

Meu Monitor atualmente: https://www.ASUS.com/br/Displays-Desktops/Monitors/TUF-Gaming/TUF-GAMING-VG24VQE/

E essas seriam as peças que eu estou considerando até o momento:

Processador: AMD Ryzen 7 5800X 3.8 GHz 8-Core

Placa de vídeo: Gigabyte GeForce RTX 3080 Ti 12 GB Gaming OC

Placa-mãe: ASUS ROG STRIX B550-F GAMING ATX AM4

Memória: Corsair VENGEANCE RGB PRO (Preto) 32 GB (2x16 GB) DDR4-3600

Sei do preço atual e por enquanto isso não é o maior empecilho.

Preciso, por favor, de dicas para os Coolers, gabinete e fontes.
E se posível a substituição de alguma(s) peça(s) para melhorar a compatibilidade e/ou uma redução de preço sem perder o "poder de fogo" da configuração.

Desde já agradeço quem puder disponibilizar um tempo para me ajudar.

No lugar do Ryzen 7 5800X eu pegaria um Ryzen com vídeo integrado, assim, se, eventualmente, der algum B.O. na sua RTX 3080, pelo menos sem imagem no PC você não fica.

A fonte, pelo que dizem as especificações da NVIDIA, tem que ser de 750W. Mas, segundo um artigo daqui do fórum mesmo, eles pedem uma fonte de potência mais alta do que o necessário porque calculam não somente o consumo da GPU, mas também de outros periféricos possíveis que o usuário venha a colocar no PC. Veja o artigo completo aqui: 

A potência da RTX 3080 TI é de 350W. Então, ela combinada com um Ryzen 5 5600G consome 415W (350 da RTX 3080 TI e 65 do Ryzen), isso ao usar a potência máxima de ambos os dispositivos. Temos ainda mais 235W disponíveis, se levarmos em consideração uma Corsair CX650 80 Plus.

E você não especificou o armazenamento que pretende usar no seu PC. O que tem em mente neste segmento?

Postado

@Pepse

Não é que não tenha um limite, mas eu já estou ciente que essa configuração beira os 15k, por isso pedi auxilio, para otimiza-la, ver o que da para enxugar.
A prioridade seria para jogar sim, mas usa-lotambém no dia-a-dia e trabalho, além do fato de que não pretendo trocá-lo em pouco tempo, a intenção é montar uma máquina para durar.

@RonaldoDuarte11
HD: Seagate BarraCuda 2TB 3.5" 7200RPM 2TB
SSD: SanDisk SSD PLUS 480GB 

Postado
43 minutos atrás, RonaldoDuarte11 disse:

A fonte, pelo que dizem as especificações da NVIDIA, tem que ser de 750W. Mas, segundo um artigo daqui do fórum mesmo, eles pedem uma fonte de potência mais alta do que o necessário porque calculam não somente o consumo da GPU, mas também de outros periféricos possíveis que o usuário venha a colocar no PC. Veja o artigo completo aqui:

Nesse caso é necessário, as RTX 3000 possuem picos de energia absurdamente gigantescos, uma 3090 conseguiu desarmar uma fonte de 1000W.

Postado
39 minutos atrás, Pepse disse:

Nesse caso é necessário, as RTX 3000 possuem picos de energia absurdamente gigantescos, uma 3090 conseguiu desarmar uma fonte de 1000W.

Obrigado pelo toque, é vivendo e aprendendo. 

Postado
3 horas atrás, RonaldoDuarte11 disse:

Ryzen 5 5600G

Seria melhor um 5700g pois esse 5600g ele é parecido com um 3600 e sinceramente não combina com uma RTX 3080

@Marcelo Rossini eu aconselho pegar um 5700x, mas como o amigo falou acima seria bom um com vídeo integrado, se der algum problema com sua gpu pelo menos você não fica sem, mas minhas recomendações são:

Ryzen 7 5700x 

ASUS rog atrix b550

RTX 3080ti 

Corsair VENGEANCE RGB PRO (Preto) 32 GB (2x16 GB) DDR4-3600

Watercooler Lian li galahad 240mm

Xpg core reactor 750w 

Lian li lancool ll 

(Obs: essa b550 está num preço bem alto mas é uma ótima placa-mãe, se quiser economizar um pouco daria pra pegar uma x570 plus) 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!