Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá para todos! Gostaria de conselhos em uma montagem do pc mais barato possível (com placa de vídeo onboard) mas espaço para incluir uma se necessário (upgrades tb se possível) e memória de pelo menos 16gb. 

O notebook de minha irmã pifou e ela quer continuar jogando Mir4, um jogo que tem como requisito:

Requires a 64-bit processor and operating system

Processor: Intel® Core™ i5-6200U 2.3Hz

Memory: 16 GB RAM

Graphics: Nvidia GTX 950 / AMD Radeon 560

DirectX: Version 11

Network: Broadband Internet connection

Storage: 10 GB available space

Existe alguma montagem que fique em torno de R$1.500? Pode ser tudo AMD. claro, eu vou montar mas seria legal um gabinete com espaço de ventilação bom... e se desse um SSD de 500gb.

Agradeço e aguardo recomendações se possível!

PS: Sem monitor ou mouse ou teclado.

Postado

Boa tarde, campeão!!

Impossível, a não ser que importe peças do Aliexpress, o que não tenho certeza se te recomendo. Se topar isso, consegue uma coisinha ou outra.

Até tentei montar uma APU AMD usada aqui de cabeça, mas o valor passa um tanto.

Postado
1 hora atrás, Fernanda Penna Campos Abreu disse:

Existe alguma montagem que fique em torno de R$1.500? Pode ser tudo AMD. claro, eu vou montar mas seria legal um gabinete com espaço de ventilação bom... e se desse um SSD de 500gb.

Com R$1.500 você mal compra uma placa de vídeo que atenda os requisitos, vai precisar de mais uns R$3.000 pro restante do PC.

Postado

quais recomendações maios baratas do mundo para um pc desse jeito e que possa ter upgrade? R$2,500?

Amd eh mais barato que intel, né? Agradeço! esqueçam o valor, quero orçamento mais em conta possível se der, obrigada 🙂 Pergunto pois não sei quais placas-me precisam de quais placas de vídeo e processadores e se é possível ter uma on-board e depois comprar uma placa dedicada..

Exemplo, quando montei meu pessoal: (precos Kabum na época)

Placa-Mãe Gigabyte GA-AB350M-DS3H V2, AMD AM4, mATX, DDR4 : R$ 623,41

Processador AMD Ryzen 5 1600, Cache 19MB, 3.2GHz (3.6GHz Max Turbo), AM4 - YD1600BBAFBOX : R$ 917,53

Fonte Corsair CV450, 450W, 80 Plus Bronze - CP-9020209-BR : R$ 396,35

Memória Geil EVO Potenza AMD, 16GB (2x8GB), 3200MHz, DDR4, CL16 - GAPB416GB3200C16ADC : R$ 652,82

Gabinete Gamer Corsair Carbide Series Spec Delta RGB, Mid-Tower, 3 Fans, Vidro Temperado, Preto - CC-9011166-WW : : R$ 517,53

acho ele muito bonito e bom espaco pra coolers, mas existem maiores um pouco do mesmo jeito, ele eh bem pequeno.. não ligo e até prefiro sem rgbs, etc

isso tudo sem placa de vídeo ficou: 3.107,64 e acredito q essa placa não tenha vídeo on-board... isso está bom demais? existe mais barato? 

Obrigada!

@João Vinãs EC por favor! sei q viajei na maionese com valores pois tudo aumentou demais.. se tiver recomendações de usados mas q vão durar bem e não estragar em um mês (scams), agradeço e muito!

Postado

Bom dia, campeão!!

Já vou partir para um esquema mais custo/benefício, em sua analogia ele está quase zero por mais de R$: 3000,00. 

Dá para conseguir bem mais desempenho com esse valor, vamos lá:

placa-mãe:

- Gigabyte B450M S2H

* Barata que vai te suprir, marca renomada, já com dissipador no VRM e boa margem de upgrade

(R$:389,90)

CPU:

- Ryzen 5 1400 usado

*Processador bem capaz para o que você busca

(R$: 450,00 usado no MercadoLivre)

RAM:

- 8GB (2x4GB) DDR4 3200mhz+ - marca de escolha

*O suficiente para seu uso, lembre-se de usar em dual channel (2 pentes)

(R$: 119,00 ~130,00 cada)

VGA:

- Radeon RX6400 - fabricante de preferência

(R$: 1100,00)

FONTE:

-Corsair CV550

* Fonte de qualidade que está em promoção, na dúvida sempre Corsair. eficiencia 80 plus bronze, se te é um critério.

(R$:339,00)

GABINETE:

-Redragon Grapple

* Bom gabinete, com boa ventilação e espaço para fans e em bom preço promocional atualmente.

(R$:309,00)

ARMAZENAMENTO:

-Armazenamento é algo pessoal, então vou sugerir um SSD de 240GB

Resumindo, você chega nos R$: 3000,00 bem redondos com o dobro do desempenho em jogos por incluir uma placa de vídeo decente, em comparação com APU. Vai poder jogar qualquer jogo da atualidade que quiser. Bem enxuto mas sem perder qualidade nas peças.

Gabinete Corsair em comparação com esse Redragon não vai ter diferença, só estética, não é indispensável. Pode fazer a troca da RAM de 2x4 para 2x8 também sem problemas, só vai gastar mais. Jogo para rodar em GTX 950 dificilmente vai usar mais que 8GB, mas o papo muda com essa RX 6400.

Boa sorte, tens a faca e o queijo na mão!

Postado
1 hora atrás, João Vinãs EC disse:

GABINETE:

-Redragon Grapple

* Bom gabinete, com boa ventilação e espaço para fans e em bom preço promocional atualmente.

(R$:309,00)

Não sei da onde boa ventilação o gabinete com a parte da frente fechado vai puxar ar da onde

• Curtir 1
Postado

@Felipez661

Olá, colega.

O gabinete é apenas uma sugestão, ele também não é o que parece, existem boas entradas de ar nas laterais que facilitam bem a passagem do ar, não comprometendo a ventilação como acontece na maioria dos casos. Ainda reparei que temos um sisteminha ali bem eficiente que acumula pouca poeira, diferente dos convencionais com entrada de ar embaixo. O material também não parece frágil como em outros da mesma categoria, lembra muito o NZXT H500.

Também tive esse medo (por senso comum), mas isso é coisa de 5 ou 6 anos atrás, hoje em dia a grande maioria consegue ter um vidro temperado frontal sem lesar a ventilação.

Pode ir de Grapple sem medo!

Postado

Vou concordar com@Felipez661.

Opte por gabinete MESH.

Esses gabinetes com frente fechada em plástico/acrílico/vidro (mesmo tendo furações na lateral da tampa frontal para a passagem do ar) tem um PÉSSIMO fluxo de ar, e a chance de ter problemas de temperatura é enorme.

Deixo abaixo algumas recomendações.

Galax Nebulosa, Mancer Anubis, Silverstone Fara R1 Pro, Montech X3 Mesh e Pichau Gadit X.

• Curtir 1
Postado

Concordo com o colega @Felipez661 sobre o gabinete, eu não usararia.

2 horas atrás, João Vinãs EC disse:

FONTE:

-Corsair CV550

* Fonte de qualidade que está em promoção, na dúvida sempre Corsair. eficiencia 80 plus bronze, se te é um critério.

(R$:339,00)

Essa fonte não vale esse preço, até R$250-280 valeria, por mais que isso não. A construção interna dela é bem básica, nível fonte de R$250 reais mesmo, por R$330 dá pra pegar uma XPG Pylon 450W com uma contrução consideravelmente superior. Corsair já foi referência em fontes há uma decada atrás quando tinha seus produtos fabricados pela Seasonic, hoje é só mais uma, então a frase "na dúvida sempre Corsair" não vale mais.

CPU:

- Ryzen 5 1400 usado

*Processador bem capaz para o que você busca

(R$: 450,00 usado no MercadoLivre)

Investimento em processador de 1ª geração Ryzen também não vale a pena, o desempenho em jogos de um 1400 está muito atrás de um Core i3 10100F que novo entre R$450 e R$500. Até um Ryzen 3 4100 vai ter mais desempenho que um Ryzen 5 1400, e as vezes é encontrado novo também por R$500, porém é necessário ter uma placa-mãe com BIOS atualizada pra roda-lo.

@Fernanda Penna Campos Abreu consegui dar uma enxugada aqui nas opções e minha sugestão é:

Intel Core i3 10100F - R$469

MSI H510M-A PRO - R$537

Geil Evo Potenza 8GB 2666MHz (x2) - R$380

ASUS Phoenix GTX 1650 GDDR6 - R$1.615

Redragon RGPS 500W - R$280

SSD WD Blue SN570 500GB - R$380

Gabinte Galax Nebulosa - R$300

EDIT: O total deu por volta de R$4.000, é o que posso recomendar pra você jogar bem.

• Curtir 1
Postado

@GuilhermeGB

Olá, colega

Gabinete é questão de opinião, já tive a oportunidade de testar esse Redragon aqui em montagem para clientes e me supreendi com o resultado, por isso recomendo.

Compreendo sua troca para intel, alguém precisava mesmo dar essa opção, mas sobre fonte, entendo sua opinião pela Corsair e discordo, só que essa fonte RGPS da Redragon é uma m... não achei que recomendaria uma dessas ao falar mal da Corsair. O que também me intriga... Você usa uma CX550 no PC da sua assinatura, se a Corsair não vale nada, por que?

RGPS = Total desperdício de dinheiro, não passou pelos testes de qualidade do meu setor técnico e não só teve retorno de clientes como parou de funcionar do nada em nosso servidor aqui. Fiquei sem entender nadinha.

(Segue foto abaixo)

Sobre a placa-mãe que você sugeriu, tem a Biostar B560MX-E PRO exatamente no mesmo preço e muito mais completa na TB.  ...?

Comparação de GTX 1650 e RX 6400 xt:

GTX 1650 vs RX6400: 

RAM você sugeriu trocar 6 por meia dúzia, e ainda sugeriu um modelo ruim. A marca Geil é boa mas essa memória ai é CAS 19, é possível encontrar outra em CL16 nos mesmos 2666Mhz, o que nem compensa se pensar em futuros upgrades. Melhor uma memória de frequência mais alta e latência mais baixa por quase o mesmo valor dessa. Péssima recomendação, mesma porcaria que as Husky.

VGA você trocou 6 por meia dúzia também e pagando mais caro, RX 6400 tem o mesmo desempenho que a 1650 custando uma boa grana a menos. ...?

O SSD WD é legal, nem vi a promoção, vou comprar. Valeu pela sugestão!

Sua analogia chegou próxima demais a minha em desempenho, com um chipset bem básico, memória ruim  e mesmo assim você conseguiu gastar R$:1000,00 a mais.

1 semana de uso. Puff!

WhatsApp Image 2022-05-20 at 14.24.04.jpeg

WhatsApp Image 2022-05-20 at 14.24.14.jpeg

Postado

Se quer algo mais barato possível e que ainda te permitirá upgrades futuramente, esse é o melhor custo-benefício:

Processador 4600G, por 899 reais

Placa-mãe B450m S2H, por 389 reais

Memória 8Gb 3200Mhz, por 219 reais

SSD 500Gb WD Blue, por 339 reais

Fonte Redragon 500W, por 279 reais

TOTAL 2.125 reais 

Obs: se puder compre 2 pentes de memória para fazer dualchannel pois isso melhora bastante o desempenho do vídeo integrado. Se não for possível comprar agora, pode ir usando ele em single channel e daki a alguns meses quando puder compre esse outro pente de memória DDR4.

Postado

@Shelby_  Está aí, "Redragon RGPS 500W - R$280".

A linha CV da Corsair é de entrada, bem próxima das VS, mas para criticar a Corsair inteirinha, achei que ele citaria uma marca ou fonte melhor. Fiquei decepcionado com a recomendação de RGPS no lugar. kkkk.

1 hora atrás, GuilhermeGB disse:

Concordo com o colega @Felipez661 sobre o gabinete, eu não usararia.

Essa fonte não vale esse preço, até R$250-280 valeria, por mais que isso não. A construção interna dela é bem básica, nível fonte de R$250 reais mesmo, por R$330 dá pra pegar uma XPG Pylon 450W com uma contrução consideravelmente superior. Corsair já foi referência em fontes há uma decada atrás quando tinha seus produtos fabricados pela Seasonic, hoje é só mais uma, então a frase "na dúvida sempre Corsair" não vale mais.

Investimento em processador de 1ª geração Ryzen também não vale a pena, o desempenho em jogos de um 1400 está muito atrás de um Core i3 10100F que novo entre R$450 e R$500. Até um Ryzen 3 4100 vai ter mais desempenho que um Ryzen 5 1400, e as vezes é encontrado novo também por R$500, porém é necessário ter uma placa-mãe com BIOS atualizada pra roda-lo.

@Fernanda Penna Campos Abreu consegui dar uma enxugada aqui nas opções e minha sugestão é:

Intel Core i3 10100F - R$469

MSI H510M-A PRO - R$537

Geil Evo Potenza 8GB 2666MHz (x2) - R$380

ASUS Phoenix GTX 1650 GDDR6 - R$1.615

Redragon RGPS 500W - R$280

SSD WD Blue SN570 500GB - R$380

Gabinte Galax Nebulosa - R$300

EDIT: O total deu por volta de R$4.000, é o que posso recomendar pra você jogar bem.

Postado

@João Vinãs EC

Realmente não havia visto nas recomendações.

Mas das linhas VS, CV e CX da Corsair (Linhas de entrada) a única que se sobressai da XPG Pylon é a CX.

VS é um modelo bem básico, não muito recomendado para PC com esse foco (Games)…E a CV nada mais é que a VS mas com selo 80+ Bronze.

O real problema da Corsair é o valor alto, assim sendo vantajoso optar por marcar de qualidade similar, mas com valor bem mais em conta.

Postado

Concordamos Sr.@Shelby_.

Mas levo a Corsair como a melhor fabricante de fontes hoje. É muito difícil bater a qualidade das fontes intermediarias/topos de linha da marca, que estão sempre entre as melhores e nunca me deixaram na mão. Sem contar no Feedback dos clientes aqui que é sempre muito positivo para elas. Já o preço é tenso.

Discordo plenamente do companheiro que disse que não são mais referencia, aparentemente para ele são as RGPS, mesmo tendo uma CX em casa, bem no escurinho. 

🤫👀

Postado

Compreendo sua troca para intel, alguém precisava mesmo dar essa opção, mas sobre fonte, entendo sua opinião pela Corsair e discordo, só que essa fonte RGPS da Redragon é uma m... não achei que recomendaria uma dessas ao falar mal da Corsair. O que também me intriga... Você usa uma CX550 no PC da sua assinatura, se a Corsair não vale nada, por que?

RGPS = Total desperdício de dinheiro, não passou pelos testes de qualidade do meu setor técnico e não só teve retorno de clientes como parou de funcionar do nada em nosso servidor aqui. Fiquei sem entender nadinha.

Você está distorcendo totalmente o que eu disse. Primeiro que em momento algum falei que a Corsair é uma marca ruim, só disse que não é nenhum alecrim dourado, não dá pra comprar fonte da Corsair cegamente como você deu a entender. A RGPS é "tão boa" quanto uma Corsair da linha CV ou VS, mas é muito mais em conta. Eu não gosto de recomenda-la, mas a Terabyte não tem opções melhores de fonte barata.

Sobre a placa-mãe que você sugeriu, tem a Biostar B560MX-E PRO exatamente no mesmo preço e muito mais completa na TB.  ...?

Ah mano, você vem falar mal de Redragon e depois recomenda Biostar????? Sem comentários kkkkkkkk.

Sobre a troca de placa de vídeo, talvez você não saiba, mas a RX 6400 não entrega esse mesmo desempenho em PCI-Express 3.0. Fora o fato de que é uma placa totalmente capada, não tem codecs de vídeo, fora a largura de banda baixíssima que prejudica bastante o desempenho da placa de vídeo quando é necessário fazer swap com a RAM, mesmo se você usa-la num sistema PCI-Express 4.0. Existem jogos aí que você tem sérios problemas de stuttering depois de ultrapassar os 4GB de VRAM, coisa que não acontece numa GTX 1650, ela só perde desempenho mesmo, mas sem suttering.

RAM você sugeriu trocar 6 por meia dúzia, e ainda sugeriu um modelo ruim. A marca Geil é boa mas essa memória ai é CAS 19, é possível encontrar outra em CL16 nos mesmos 2666Mhz, o que nem compensa se pensar em futuros upgrades. Melhor uma memória de frequência mais alta e latência mais baixa por quase o mesmo valor dessa. Péssima recomendação, mesma porcaria que as Husky.

A RAM está perfeitamente adequada para o preço, se você achar uma outra RAM de R$190 com as tais especificações que você diz, a opção será bem-vinda. Talvez você não saiba também, mas esse Core i3 10100F é limitado a 2666MHz, não adianta você colocar RAM de 3200MHz aí que não vai rodar.

Sua analogia chegou próxima demais a minha em desempenho, com um chipset bem básico, memória ruim  e mesmo assim você conseguiu gastar R$:1000,00 a mais.

Bom, eu só vi blá blá blá, não vi você recomendar nada melhor dentro do preço, só uma configuração ultrapassada com processador usado de 2017 que custa o mesmo que um processador mais recente e que é vendido novo, e placa de vídeo com sérios problemas de desempenho quando usada em conjunto com a própria configuração sugerida.

Discordo plenamente do companheiro que disse que não são mais referencia, aparentemente para ele são as RGPS, mesmo tendo uma CX em casa, bem no escurinho. 

🤫👀

Não tenho nada no escurinho, minha CX550 está aqui pra todo mundo ver, por isso mesmo coloquei na minha assinatura, e digo que é uma excelente fonte, sempre recomendo ela quando a pessoa tem orçamento disponível para investir. Talvez você queira dar uma olhada nesse ranking de fontes feito pela comunidade do fórum Linus Tech Tips, veja a diferença de posição entre um Corsair CX550 moderna e uma Corsair CV550, não dá nem pra colocar as duas no mesmo barco. A CV550 está lá no Tier D junto com Gamdias Kratos E1, um modelo vendido por R$200 na Terabyte, enquanto a CX550 é considerada uma das melhores opções do Tier B, junto com fontes como a Cooler Master MWE Gold, EVGA Supernova, Seasonic Core GC, etc.

https://linustechtips.com/topic/1116640-psu-tier-list-rev-148/

• Curtir 1
Postado

Boa tarde a todos, gostei demais da troca de ideias de vocês.

O que seria uma marca de fonte boa e confiável hoje em dia? Meus parâmetros eram Cooler Master e Corsair...

Postado

@GuilhermeGB

Bom dia, campeão!!

Você disse que não era referência, apesar de ser. E que a frase clássica "na dúvida sempre Corsair" não era mais válida, apesar de ser. RGPS não é nada comparada a nenhuma das corsair, pode ser a que você escolher na comparação. Isso porque tive muitos retornos dela em apenas uma semana de uso dos meus clientes, e outras em um mês. No dia em que defendi e questionei, a minha do meu próprio servidor pessoal deu o mesmo problema e fiquei quietinho... hahahahah. Já a CV550 nunca me trouxe esse tipo de problemas de retorno ou defeitos assim em tão pouco tempo, nesse caso o Y da equação é a durabilidade, e o X é que a CV leva e por isso é a melhor.

Bem simples de entender, se você tivesse recomendado uma fonte similar não só em preço como em durabilidade, eu teria caído do cavalo, mas foi por essa droga que você criticou a minha sugestão de Corsair? porque fazer toda aquela demagogia e no fim escolher isso?? O que virá a seguir? KCAS 600w no lugar de Corsair? hahahahah

1450487308_UntitledDesign.thumb.png.96c20cb97aa947f8933bf155dd33b56b.png

Sobre a RX, entendo que se não fosse capada seria ainda melhor que a GTX 1650, é realmente uma pena XD. Tenho uma chegando, com expectativas de ser hoje. vou comparar os dois modelos assim que passar pela pesquisa do meu setor técnico. EU QUERO PODER DE FOGO E FPS SENDO MAIS BARATA. Se eu não tiver isso, volto e me retrato.

Aliás, você prefere MSI (que também só dá b.o por aqui e não trabalhamos) H510 simplinha a uma Biostar topo de linha B560MX? Não faz sentido se limitar, é uma boa placa, já fizemos testes aqui sobre ela, e o custo/benefício é inalcançável em AM4. 

Já fiz a minha recomendação, por R$:3000,00. só mudaria o processador por um Ryzen 3 4100, o que não mudaria o preço e subiria o demais o desempenho, e recomendo a RAM Crucial Balistix 3000mhz em CAS 16 (2x8GB), em preço bem próximo tendo latência muito mais baixa e possibilidade de usufruir delas em um futuro upgrade no seu caso, já que vão travar em 2666mhz no i3 (o que também não se aplica no Ryzen que estou sugerindo), que era o que você deveria ter sugerido. Onde então eu tenho um desempenho superior ao da sua recomendação em todos os sentidos (placa-mãe, processador e RAM, FONTE e VGA) e mais confiabilidade que a sua RGPS da Redragon, ainda não passando dos R$: 3000,00, ou seja, máquina melhor em desempenho e confiabilidade de fonte, além da maior possibilidade de upgrades futuros pela placa-mãe não ser de entrada e um PREÇO muito menor que o sugerido por você.

Sobre a RAM também, lembre-se do que você diz na sua assinatura " LEMBRE-SE QUE CUSTO-BENEFÍCIO NÃO É O MESMO QUE CUSTO BAIXO." Não vale a pena a diferença de 40 reais para pegar essa droga aí.

Xeque mate, você não consegue subir sua config para superar a minha nem seu chipset para ups futuros, pois subiria ainda mais seu preço e a diferença aumentaria ainda mais a distancia entre nós em custo/benefício.

Achamos o X da equação e ela acabou.

Postado

@João Vinãs EC cara, eu realmente passaria longe do local onde você trabalha depois do tipo de comportamento você tem demonstrado aqui, muita arrogância pra uma pessoa só, e ainda trata as coisas como se fosse um jogo ou uma competição, até meme você se deu o trabalho de fazer. Eu simplesmente fiz um comentário sobre as suas sugestões para trazer mais informações para o tópico e você me devolve um "textão" criticando de forma totalmente imatura tudo que eu recomendei, sendo que poderia simplesmente colocar seu ponto sem a necessidade de tentar me ofender. Não tem sentigo algum levar uma discussão como você, não será agregado nenhum tipo de conhecimento aqui. É tipo jogar xadrez com um pombo, ele vai derrubar todas as peças, ca*ar no tabuleiro e sair por aí de peito estufado. Boa sorte na vida, parceiro.

• Curtir 2
Postado

@GuilhermeGB

Não é nada pessoal, colega. Você só criticou minha montagem com outra frágil demais e eu te dei os pontos em réplica, não saí da cordialidade em que você me replicou de primeira. Devolvi no mesmo teor, vai chorar quando atiro em você também?

Só te repliquei com uma configuração melhor e mais barata, não precisa chorar e sair correndo, basta superar em montagem. Tem tudo a ver com o tópico, pois você criticou a minha montagem e eu provei o contrário em réplica.

Como disse você e eu te DEVOLVO: "Bom, eu só vi blá blá blá, não vi você recomendar nada melhor dentro do preço".

Sobre você "passar longe do meu local de trabalho", isso não é um insulto para mim, minha empresa definitivamente não precisa de você como cliente. Já prestamos serviços para muitas empresas por todo estado de SP e já temos internet fibra em muitas cidades, porque acha que você nos faria alguma diferença? Isso também não é nada referente ao assunto, só vença a minha configuração. Já pensei em muitas saídas pra você nesse meio tempo e inclusive também já pensei nas possíveis réplicas que posso te dar. Sua capacidade de montagem está muito atrás, nem tenho certeza se é ao menos técnico na área.

Não gostou do que eu disse? então siga seu próprio conselho, pare de blá blá blá e sugira algo melhor, e dessa vez, ao menos tenta não passar dos R$: 3500,00.

Aguardo ansioso por sua réplica.

A competição nesse caso é saudável e também não é pessoal, ajuda a chegarmos na melhor alternativa de montagem para o usuário. Tem seu lado bom, não precisa fugir dela.

Postado

@João Vinãs EC peço desculpas, parece que você está perdendo seu sono pensando em possíveis réplicas para dar continuidade a discussão, não queria te preocupar a esse nível. tecnologia é apenas meu hobby, participar aqui das discussões do fórum é apenas um passa-tempo. Mesmo assim sinto que sua reputação está em jogo e que você me vê como uma certa ameaça, algo difícil de acreditar considerando a incrível experiência profissional que você diz ter. Talvez seja insegurança? Bom, no fim das contas não faz diferença alguma pra mim.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!