Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal, boa noite!

Estou com uma dor de cabeça e não consigo resolver, comprei um kit de memórias 2x 8GB DDR3 1866mhz e coloquei no PC da minha esposa, é um FX-8320E + GA-970A-DS3P (rev.2.1) + GTX 960.

Eu comprei o kit no aliexpress como novo, eu resetei a BIOS tirando a bateria mas não da vídeo, tentei cada pente em cada slot da placa e nada, ao colocar uma memória nova com uma antiga, o PC da boot, mas só reconhece o pente novo mas fica na frequência do antigo, que é 4GB 1600 MHz, eu consegui colocar os 2 pentes novos, mas, em canais diferentes, um no slot 1 e o outro no 3, mas o PC reconhece os 2 pentes mas somente 8GB e a 1600Mhz. Queria uma luz, até achar alguém com uma config que eu possa testar.

Postado

Parece incompatibilidade com a placa-mãe, tente procurar quais os tipos de memórias que ela suporta, incluindo a velocidade 

Postado

É necessário verificar sempre se o seu proessador e a placa-mãe suportam a velocidade da memória. Recomendo colocar memórias de mesma frequência, senão sempre vai operar na menor frequência instalada. Segue infos no site da placa-mãe:

4 x DDR3 DIMM sockets supporting up to 64 GB of system memory*
* Due to a Windows 32-bit operating system limitation, when more than 4 GB of physical memory is installed, the actual memory size displayed will be less than the size of the physical memory installed.
** Using a AM3+ CPU for up to 64GB of system memory support.

Dual channel memory architecture

Support for DDR3 2000(O.C.)/1866/1600/1333/1066 MHz memory modules*
* To support a DDR3 1866 MHz (and above) memory, you must install an AM3+ CPU first.

Postado

@TheCortines Vai continuar rodando em 1600mhz, por que sua MB seta a frequência automaticamente, normal até aí.

Veja na BIOS se consegue alterar para 1866 por lá.

*Já teve caso dessa placa também não dar boot quando o usuário colocava 1866, então vai ter que testar.

Em 08/06/2022 às 22:31, TheCortines disse:

um no slot 1 e o outro no 3,

Está certo, para usar 2 módulos de memórias em placas com 4 slots você usa em A1/B1 ou A2/B2 

veja no manual da sua placa qual a sequencia correta para Dual Channel.

Em 08/06/2022 às 22:31, TheCortines disse:

mas o PC reconhece os 2 pentes mas somente 8GB e a 1600Mhz.

ok, explique melhor. 

Reconhece os 2 pentes de 8,  16gb no total então?

Segundo o manual da sua placa, ela tem Perfil XMP para memórias, então para rodar em 1866mhz basta você entrar na BIOS e ativar lá. 

Postado

Retificando pessoal, eu comprei o kit 2x4GB e não tinha percebido agora já era. Mas pelo menos era para as memórias funcionarem a 1866Mhz.

@Alex Weiss Consegui fazer dar boot, mas somente em 1600, não aparece a opção de XMP, quando coloco manualmente a 1866Mhz a BIOS informa que algo deu errado e pede para alterar.

Quando uso o PC fica dando tela azul de memory management, já voltei para o kit de memórias antigo e continua dando isso.

Usei o AIDA 64 para fazer estresse de cada componente.

CPU, RAM, SSD e GPU. Todos separados não dá tela azul, quando coloco para estressar todos juntos da a tela azul.

Acho que o problema pode ser a placa-mãe, comprei ela usada e ela veio com a placa de som com defeito, não sei se isso ja era algum sinal, eu tenho uma outra placa aqui que vou fazer o teste para ver se da o mesmo problema, porém é uma GA-78LMT-USB3.0, ela só suporta até 1600 mas se funcionar ta bom.

• Curtir 1
Postado

@Alex Weiss Te falar que ta complicado o pc tava funcionando fiz o teste completo por quase 1 hora com o AIDA em todos os componentes, quando fui jogar deu problema, a tela apagou e o PC reiniciou apitando como se fosse memória, resetei a BIOS e foi mas toda hora um problema diferente, agora simplesmente da erro de disco ao dar boot no SSD, vou ter que formatar 🥵

Postado

@TheCortines Bah te de dando trabalho esse bicho...   

Windows corrompido também pode causar alguns rebosteio para usuários,  uma formatação/instalação limpa nova do Windows pode vir a ser útil mesmo. Assim também podendo testar se não era o Windows o problema, se após a instalação limpa os problemas continuarem, descartemos o problema no sistema. 

Crie imagem do Windows sempre como indicado, utilizando a ferramenta Media Creation  Tool,  evite utilizar imagens ISO disponíveis na internet, afinal não se sabe o que pode conter dentro delas..

Qual a marca e modelo da fonte desse pc?

Postado

@TheCortines O Windows corromper a BIOS acho difícil mas o contrario sim, algum/alguns erro na hora de iniciar e no decorrer do uso, contribuem para o Windows não rodar direito..

Experimente trocar a pilha da placa-mãe. Se ela estiver falhando também causa perda dos parâmetros salvos como ex: ordem de boot 

Não podendo descartar também que seja defeito em placa,  se após a formatação e teste com outra pilha não surtir efeito, recomendo que leve para uma assistência.

1 hora atrás, Alex Weiss disse:

Qual a marca e modelo da fonte desse pc?

• Curtir 1
Postado

@Alex Weiss Então eu ja troquei a placa-mãe, é outra, antes estava dando tela azul, desse vez foi outra coisa, me desculpa a fonte é  uma Redragon 500W. Muito estranho isso cara troco de placa-mãe e continuo com problemas, memória não porque deu em 2 kits diferentes sendo um novo. Eu coloquei agora o FX-6300 que eu tinha aqui pra ver se vai acontecer o mesmo problema, mais tarde volto com algum resultado.

• Curtir 1
Postado

@Alex Weiss Agora na hora de instalar o Windows fica dando tela azul critial process died, será o SSD? As únicas coisas que tem em comum da outra placa-mãe, são fonte, SSD, memória RAM (testei 2 kits) e processador (testei 2), agora não sei mais.

• Curtir 1
Postado

@Alex Weiss @ViniciãoC @Ian F Pessoal venho agradecer a ajuda de vocês, eu fiz os testes e aparentemente descobri os culpados, sim, culpados.

O principal era o adaptador de VGA para HDMI que usava, ele estava causando algum problema na placa de vídeo, quando forçava mais a placa de vídeo dava a tela preta e acabava apresentando problemas o PC.

O segundo problema era a porta USB que eu estava usando para gravar o windows no pendrive estava dando algum problema, tinha vezes que eu conseguia instalar o windows e outras que não, troquei de pendrive e estava dando o mesmo problema, ai tentar em outra porta funcionou de primeira consegui instalar e jogar, mas ai logo depois ao jogar dava o problema citado acima, logo parece que consegui resolver o problema, agradeço pois graças a vocês que eu consegui resolver muito obrigado.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...