Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, recentemente meu PC vem tendo uns problemas, quando estou mexendo nele a tela dele congela e apenas o mouse fica mexendo, não sei o por que disso estar acontecendo... Queria ajuda.

• 3 semanas depois...
Postado

Bom dia, 

Não sou Técnico de Informação, mas vou tentar ajudá-lo ao máximo com o meu mínimo conhecimento.

ANTES DE TENTAR RESOLUCIONAR O PROBLEMA, SEMPRE CRIE UM PONTO DE RESTAURAÇÃO DO WINDOWS POR SEGURANÇA. 

Primeiramente vamos verificar e identificar o problema através dos sintomas.

- Verifique se após o congelamento você consegue ativar o Caps LockNum Lock e Scroll Lock no teclado, observe e veja se os LEDs dos respectivos botões irão acender.

2º - Verifique se o seu mouse funciona e se o cursor se move na tela.

3º - Verifique se o LED do HD no gabinete está: piscando, aceso fixamente ou totalmente apagado.

4º - Verifique se os seus periféricos desligam após alguns segundos depois do congelamento e veja se posteriormente sua máquina encerra automaticamente.

Após estes passos podemos ter uma noção da origem e causa do problema:

A) Caso você consiga utilizar seus periféricos e a luz do HD está piscando, pode ser um sinal de que o problema esteja no Sistema Operacional: algum arquivo corrompido, configuração errada e outros.

B) Caso você não consiga utilizar seus periféricos e a luz do HD está acesa fixamente ou totalmente apagada e a sua máquina encerra automaticamente, pode ser sinal de que o problema esteja no Hardware, mais especificamente na Placa-Mãe.

Se o seu problema for A, tenho algumas dicas para ajudar com o Sistema Operacional.

1º - Procure pelo Prompt de Comando e o execute como Administrador e insira os seguintes comandos no cmd, um de cada vez:

A) sfc /scannow

B) DISM /Online /Cleanup-Image /ScanHealth

C) DISM.exe /Online /Cleanup-image /Restorehealth

Esses comandos irão verificar a existência de algum erro ou arquivo(s) corrompido(s) e irão repara-los automaticamente.

2º - Procure pelo Prompt de Comando e o execute como Administrador e insira os seguintes comando no cmd

A) powercfg -duplicatescheme e9a42b02-d5df-448d-aa00-03f14749eb61

Este plano possui ajustes para eliminar pequenas ou micro latências associadas aos planos de energia pré definidos do Windows, ele foi projetado para maximizar o desempenho do Windows 11 ou 10.

Agora procure pelas seguintes opções e siga os passos:

Escolher um Plano de Energia ➡ Ocultar Planos Adicionais ( Aqui selecione o plano de Desempenho Máximo) ➡ Alterar Configurações do Plano ➡ Alterar Configurações de Energia Avançadas ➡ Disco Rígido ➡ Desligar Disco Rígido após ➡ Configuração (Minutos): aqui coloque 0 (zero).

3º - Procure pela opção Desfragmentar e Otimizar Unidades, selecione seu HD e clique na opção Otimizar. Não é recomendando desfragmentar seu SSD usualmente, pois não é necessária a otimização da velocidade de acesso e ele irá gerar gravações aleatórias desnecessárias na unidade SSD e também reduzir a vida útil.

4º - Vá na barra de pesquisa e digite: msconfig, aqui você terá acesso a configurações do sistema como inicialização e serviços. Faça um teste e inicialize o Windows somente com os serviços necessários seguindo estes passos: Serviços ➡ Ocultar todos os serviços Microsoft ( Se tive algum que você tenha certeza que vá usar, pode deixar ligado ) ➡ Desativar tudo ➡ Aplicar ➡ OK. Agora se algum aplicativo estiver atrapalhando os serviços do Windows, este não será executado. Para verificar se está tudo certo, pressione Ctrl + Shift + Esc, vá em Inicializar e verifique se todos os serviços estão desabilitados, caso tenha algum que você queira e precise inicializar, clique nele e o habilite.

5º ( Windows 10 ) -  Pesquise por Aplicativos em Segundo Plano e desmarque a opção Permitir a Execução de Aplicativos em Segundo Plano, novamente, caso tenha algum(s) aplicativos(s) que vá usar, desmarque todos e habilite este(s).

6º - Use o comando "Win"+"Ctrl"+"Shift"+"B" para resetar a placa gráfica. A imagem do PC irá piscar brevemente, o que indica o reinício dos gráficos. Em seguida, tente usar o computador de novo normalmente. O comando "Alt"+"Tab" pode ser necessário para obter a imagem de volta. Caso a falha seja por um erro apenas da placa de vídeo, o funcionamento deverá ser reestabelecido.

Existem aplicativos que fazem a limpeza total dos drivers de vídeo e resquícios de arquivos de sua GPU, possa ser que também seja seu problema.  Procure pelo Display Driver Uninstaller (DDU), este é um excelente programa e ele vai garantir que todos os arquivos e entradas no Registro do Windows sejam eliminados antes da instalação de um novo driver de vídeo. Recomendo criar um ponto de restauração em seu computador antes de usar o aplicativo. Sempre que for mexer em registro e utilizar estes aplicativos que mexem mais a fundo em seu computador, crie um ponto de restauração.

Agora vá no site da respectiva marca de sua GPU e instale o Driver mais recente.

7º - Procure por Verificar se há Atualizações ➡ Opções Avançadas ➡ Ative a opção Receba atualizações para outros produtos Microsoft quando você atualizar o Windows. Agora volte e atualize seu Windows e outros Drivers.

8º - Procure pela Limpeza de Disco ➡ Limpar Arquivos do Sistema e faça a limpeza.

digite %temp% e exclua todos os arquivos da pasta, depois pressione Win + R e digite TEMP e exclua tudo na pasta.

9º - Agora também podemos restaurar o Windows pelo próprio sistema ou também podemos formatar com uma Mídia de Instalação do Windows ( Recomendado ), na segunda opção pode-se fazer uma instalação limpa excluindo todas as partições de seu HD ou SSD.

Se o seu problema for B, tenho algumas dicas para talvez ajudar com o Hardware.

Recomendo sinceramente que tente fazer uma ATUALIZAÇÃO de BIOS, possa ser que a empresa de sua respectiva placa tenha alguma atualização específica para a correção deste tipo de problema (congelamentos e travamentos).

Você pode utilizar um limpa contato somado de um pincel específico e limpar os Slots da Placa-Mãe e também passar uma borracha nas memórias (não curto muito), de preferência aquelas borrachas brancas de escola, NÃO USE EM HIPÓTESE ALGUMA AQUELAS BORRACHAS VERMELHAS/AZUIS. 

Mas provavelmente seu problema pode ser na Placa-Mãe: algum capacitor estufado ou queimado, problema no soquete da CPU, slot(s) queimado(s), problemas relacionados a calor ou curtos-circuitos, mas pode ser também que seja algum problema no chipset já que este gerencia o fluxo de dados entre o processador, memória e periféricos. Acho menos provável mas pode ser que seja algum problema relacionado ao CMOS.

Bem, no meu caso era Placa-Mãe, eu troquei a CPU, RAMs, fonte, HDs e SSD, atualizei Windows, desatualizei Windows, troquei de Windows e ainda usei a máquina sem GPU Dedicada e mesmo assim o problema persistiu.

Você tem que ver bem onde seu problema se encaixa: Windows ou Hardware.

A troca da minha Placa-Mãe resolveu o problema para mim.

Então é isso, qualquer coisa é só falar, espero ter ajudado. 😉

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...