Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudar o single channel para dual channel


Ir à solução Resolvido por Shelby_,

Posts recomendados

Olá, minha dúvida é o seguinte: Tenho um pc á alguns meses com um 5600G, B450M aorus m e dois pentes de 8Gb 2666Mhz em single channel (nos dois últimos slots). Eu gostaria de colocar as memórias em dual channel para ter mais performance, mas estou com dúvida se, ao colocar com 1 slot de diferença (para colocar em dual channel), eu preciso fazer alguma alteração na BIOS? Ou é só desligar o pc, colocar as memórias em 2 e 4 por exemplo e depois ligar normalmente? Caso queira tirar dúvidas: aqui está o manual: https://download.gigabyte.com/FileList/Manual/mb_manual_b450-aorus-m_1001_pt.pdf?v=efb3da16da994a14913a60cca9cfff3a

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

Não há necessidade alguma de atualizar a BIOS.

Como você mesmo falou, basta desligar o PC, alocar os pentes nos Slots A2 e B2 e pronto.

(Dependendo da MB, a nomenclatura do slot é diferente, então basta instalar no 2ª e 4ª Slot, da esquerda para a direita).

 

Baixe o CPU-Z e na aba Memory, em Channel # deve informar DUAL ou 2 x 64-Bit

 

24 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

Dual channel é quando você usa dois slots de memória da placa-mãe, independente de quais sejam.

 

Se equivocou na informação.

Quando se há 4 slots de RAM, para ativar o Dual Channel, deverá instalar nos slots A2 e B2 (Padrão de quase todas as MB).

Se instalar no A1 e A2, B1 e B2 ou A1 e B2 não irá funcionar em DUAL CHANNEL.

Então há slots específicos a se colocar e não em qualquer slot.

 

As fabricantes costumam diferenciar os canal dos Slots de RAM por cor, para facilitar para o usuário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, Shelby_ disse:

Se equivocou na informação.

Quando se há 4 slots de RAM, para ativar o Dual Channel, deverá instalar nos slots A2 e B2 (Padrão de quase todas as MB).

Se instalar no A1 e A2, ou B1 e B2 não irá funcionar em DUAL CHANNEL.

Na verdade é uma questão um pouco mais complexa. Com dois módulos de memória na placa eles vão se comunicar revezando informações, o Dual Channel faz com que sejam ao mesmo tempo.

 

Me expressei mal mesmo no comentário acima, peço desculpas, para não confundir ninguém já editei meu comentário.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!