Ir ao conteúdo

As diferenças de SSD e NVMe

Ir à solução Resolvido por Alex Weiss,

Posts recomendados

Postado

Olá!
Sigo o fórum já faz um tempo, mas quis fazer uma conta só pra tirar uma dúvida recorrente minha.

Eu simplesmente não consigo entender a relação e as diferenças de SSD/NVMe/M.2 e afins.

Eu vou comprar essa placa-mãe: "Gigabyte H510M H, DDR4, Socket LGA1200, M-ATX, Chipset Intel H510" com um i511400f.

Essa placa tem entrada M.2, mas eu achei várias pessoas na internet falando que não tem muita diferença pra um SSD.

Eu vou comprar um SSD de 1TB junto com a placa, mas eu simplesmente não sei se é melhor comprar um NVMe (NVMe é a mesma coisa que M.2?) e se for, não sei qual comprar. Li pessoas falando que um M.2 SATA é a mesma coisa que um SSD, enfim, realmente estou confuso.

Em resumo:

Alguém pode por favor me explicar as diferenças de  M.2/SSD/NVMe ? Uma recomendação de um que posso comprar pra essa placa? Vale a pena pegar um desses nv1 que tem quase o mesmo preço de um SSD normal? M.2 é a entrada?

Enfim, eu tô bem perdido nisso tudo. Ainda tem o lance de PCIe que eu sinceramente nem sei o que é. Já vi varios vídeos mas simplesmente não entra na minha cabeça.

Desde já agradeço!

• Solução
Postado

@BL4CK0UT1996 bom dia, simplificando bastante

SSD sata III - de 2,5polegadas são aqueles SSD ligados em cabo sata e alimentados pela fonte, em média sua velocidade fica nos 500mb/s por conta da velocidade da porta se limitar nisso. 

SSD M.2 Sata - é o SSD que você conecta na placa-mãe, no Slot M.2 porém ele vai funcionar na mesma velocidade de um SSD sata III ou seja máximo de 500mb/s +-.   A vantagem é que fica discreto e dispensa o uso de cabos.

SSD M.2 NVMe - utiliza também o slot M.2 porém sua velocidade de operação pode chegar até os 3500mb/s +- em alguns modelos. Todavia a placa-mãe deve possuir compatibilidade do slot M.2 para NVMe caso contrário não funcionará.  A vantagem é a maior velocidade que oferece. 

As diferenças de um NVMe para um Sata vai ser a velocidade, em Load do Windows na média 1seg a menos de carregamento.  

Porém no dia dia a velocidade só é percebida quando se precisa mover um arquivo MUITO grande, para demais funções será quase imperceptível a diferença, e isso também é afetada pelo conjunto [placa-mãe e processador] 

Todavia hoje os preços não tornam interessante a compra do SSD M.2 sata, sendo que os NVMe ao meu ver estão com bons preços, então se sua placa-mãe oferece o suporte para NVMe, será uma melhor escolha.

18 minutos atrás, BL4CK0UT1996 disse:

Vale a pena pegar um desses nv1

sim

19 minutos atrás, BL4CK0UT1996 disse:

Ainda tem o lance de PCIe que eu sinceramente nem sei o que é.

Placas mãe de determinadas gerações são compatíveis com PCIe 3.0, as mais novas estão vindo com PCIe 4.0

[O processador também deve ter essa compatibilidade para que funcione, ou seja se placa-mãe for 4.0 o processador também deve ser, se você quiser usufruir dessa velocidade]

Todavia, nada impede que você use um kit compatível com pcie 4.0 combinado com NVMe de pcie 3.0, essa tecnologia é retro compatível, e vai apenas limitar a velocidade em 3.0. 

Por exemplo, uma H510 utiliza Pcie3.0 então não faz sentido querer comprar um NVMe 4.0 pois vai funcionar na velocidade de 3.0...  

Você pode ver mais nesse artigo

https://www.kingston.com/br/blog/pc-performance/pcie-gen-4-explained

Postado

Cara, sua resposta foi fenomenal, mais do que eu esperava. Muito obrigado mesmo, me ajudou muito.
Só quero tirar mais umas pequenas dúvidas;

Então poso dizer que NÃO VALE A PENA comprar um "SSD M.2 Sata" pra velocidade? Pois, já que ele usa a porta SATA e a velocidade dele é limitada a de um SSD comum, o único ganho mesmo vai ser na organização (que não me importa muito). Correto esse pensamento?

A placa-mãe que vou comprar tem uma entrada para "Conector NVMe PCIe Gen3 x4 22110 M.2".

Então, o NVMe que eu tenho que comprar teria que ser um "NVMe M.2 22110"? Eu só vejo 2280 nas lojas, mas pelo que entendi, isso é uma medida, certo? Esse 2280 não encaixaria na minha placa,é isso?
Valeu mesmo cara

@Alex Weiss (Esqueci de te marcar na minha resposta aí em cima)

• Curtir 1
Postado
6 minutos atrás, BL4CK0UT1996 disse:

Então poso dizer que NÃO VALE A PENA comprar um "SSD M.2 Sata" pra velocidade? Pois, já que ele usa a porta SATA e a velocidade dele é limitada a de um SSD comum, o único ganho mesmo vai ser na organização (que não me importa muito). Correto esse pensamento?

Exatamente

7 minutos atrás, BL4CK0UT1996 disse:

A placa-mãe que vou comprar tem uma entrada para "Conector NVMe PCIe Gen3 x4 22110 M.2".

Então, o NVMe que eu tenho que comprar teria que ser um "NVMe M.2 22110"? Eu só vejo 2280 nas lojas, mas pelo que entendi, isso é uma medida, certo? Esse 2280 não encaixaria na minha placa,é isso?

O 2280 encaixa sim, essa placa-mãe oferece suporte para 2260/2280/22110

https://www.gigabyte.com/br/Motherboard/H510M-H-rev-10-11/sp#sp

gsdgsgdg.thumb.PNG.fb9cedf030dd8883d5a5d475e9692eaf.PNG

9 minutos atrás, BL4CK0UT1996 disse:

mas pelo que entendi, isso é uma medida, certo?

sim, são os padrões de medida para SSD M.2

Postado

@BL4CK0UT1996 22110 = 22mm por 110mm. 

Então se um slot M.2 é compatível com 110 é muito provavelmente compatível com M.2 menores.

Postado

@MrNobody Ahhh sim, entendi, então se cabe 22110 também caberia os tamanhos menores!
Valeu mesmo.

@Alex Weiss Beleza, entendi. Valeu mesmo cara, sanou todas minhas dúvidas. Muito obrigado.
Vou comprar essa placa mesmo, ela tá num precinho legal e vou procurar um SSD M.2 NVMe pra colocar o sistema operacional.
Valeu!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...