Ir ao conteúdo

Upgrade em computador antigo para uma MSI A320M-A PRO MAX

Ir à solução Resolvido por Brunemanuel,

Posts recomendados

Postado

Boa tarde a todos.

Meu sogro pediu para dar uma atualizada no computador que ele utiliza para trabalhar, principalmente office, internet e you tube. É uma máquina antiga que há alguns anos dei uma melhorada para dar uma sobrevida, mas acho que chegou ao limite. A configuração atual é:

- Phitronics G31VS-M (LGA 775 com BIOS da ASRock G31M-VS com XEON MOD)

- XEON L5420

- 2x 2GB DDR2 800

- ATI Radeon HD 3470

- SSD Kingston A400, 120GB, SATA

- HD 500GB

- Cooler Master MWE V2, 450W, 80 Plus Bronze

Ele me pediu para gastar por volta de R$1.000,00.

Boletei a placa-mãe MSI A320M-A Pro Max + Memória Corsair Vengeance LPX 8GB, 3200MHz por R$458,82.

Para processador pensei em comprar na Terabyte a APU Athlon 3000g com Cooler por R$ 399,07 (frete incluído) totalizando 857,89, ou o Ryzen 3 2200G também com cooler, usado, por R$ 500,00 totalizando 958,82.

Entretanto há outras opções de processadores mais atuais que cabem no orçamento como o Ryzen 3 4100 por R$ 513,04 ou outros Ryzen sem vídeo usados, pensei até no Ryzen 5500 por R$609,62 de usuário novo no aliexpress (se precisar atualizar BIOS tenho um 200ge que poderia usar), mas teria que usar a HD 3470, só para dar vídeo, e aí logo que der comprar alguma placa de vídeo melhor.

Será que essa placa de vídeo anciã funcionaria nesta plataforma nova? Melhor ir no mais barato e em uns anos pra frente fazer outro upgrade?

Ele queria uma máquina que vá durar bastante tempo para essas tarefas básicas.

Valeu, pessoal.

Postado

@rvon Se o objetivo é longevidade, recomendo uma combinação de processadores mais atuais com um chipset mais atual também. A  MSI A320M-A Pro Max teoricamente suporta processadores da série 5000 com atualização de BIOS (BIOS BETA LANÇADA ESSE MÊS!). Eu comprei esta mesma placa-mãe porque estava muito barata, vou usar um Ryzen 5600G nela, que deve chegar esta semana. No meu caso é provisório, futuramente vou pegar uma B550 pra por no lugar dela, mas assim que montar e testar volto aqui pra falar se funcionou bem.

• Curtir 1
Postado

Obrigado pela resposta @Brunemanuel.

O preço desta placa-mãe é o que realmente está proporcionando o upgrade dentro do orçamento. Só o Ryzen 5600G já o estouraria, então acabei escolhendo essa placa com esse chipset e tentar pegar uma memória e um processador que tenham maior longevidade. 

Estou tendendo a pegar o Ryzen 3 4100, e torcer para funcionar certinho com a BIOS beta e a HD 3470 rodar nela de boa.

Fico aguardando seu relato da experiência com o 5600G, vai ser de boa valia!

Postado

Legal, bom saber.

Vou no Ryzen 3 4100, é o mais atual que encaixa melhor no orçamento.

• Curtir 1
  • 2 semanas depois...
Postado

Os componentes chegaram e hoje usei o Athlon 200GE para atualizar a BIOS, nem usei a Vega integrada, já deixei a HD 3470 plugada para ver se ela ia funcionar e para meu alívio funcionou normalmente.

Entretanto, após a atualização troquei o processador para o Ryzen 3 4100 e ao tentar ligar o computador não deu POST, e só ficava tela preta. Retornei com o 200GE e verifiquei a atualização da BIOS e estava tudo correto. Então para ver se o problema era a HD 3470 coloquei de volta o Ryzen e uma GeForce 7200GS, mais velha de guerra que essa Radeon, e para minha surpresa o POST aconteceu sem problemas!

Alguém já teve esse problema da placa de vídeo funcionar com um processador e com outro não? Alguma ideia de como fazer a HD 3470 funcionar com o Ryzen 3 4100, apesar de fraca a 7200GS é bem pior que ela.

A BIOS está em modo legacy (CSM) e o Secure Boot desativado, senão não dá vídeo, com nenhuma das duas placas.

Obrigado pela ajuda.

4100.jpg

Postado

Só finalizando.

Consegui fazer a HD 3470 rodar com o Ryzen 3 4100. Como ela funcionava com o Athlon 200GE, resolvi forçar fisicamente a placa de vídeo a rodar como PCI-e 4x (já que com esse processador só ativa esse barramento). Então cobri com fita os conectores deixando somente os primeiros 21 pinos do PCI-e. E para minha surpresa funcionou! Acredito que essa Radeon deve estar com algum problema para rodar com a banda completa de 16x. 

O computador ficou muito bom, assim que der atualizarei a placa de vídeo para uma mais recente.

HD3470.gif

cpu-z.JPG

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...