Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lentidão extrema para iniciar PC após upgrade


Posts recomendados

Boa tarde, 

 

recentemente decidi fazer um (pequeno) upgrade no meu PC.  

Anteriormente funcionava com um B450 Gaming X da Gigabyte e um Ryzen 5 3500.

Fonte 500w 80 Plus bronze 

2 SSD , um de 1 tb da NETAC e um de 240 da Kingston.

2 X 8 RAM XPG 

E uma placa de vídeo 1650 de 4g.

 

Decidi trocar a placa-mãe para uma AORUS B450 pro wifi e mudei o processador pra um Ryzen 5 3600. 

 

Fiz toda a instalação das peças e limpeza e liguei. Ligou normal, verifiquei a funcionalidade de tudo (na mesa) e até aí tudo ok. Montei no gabinete, liguei, e em primeiro momento achei que estava agarrando na tela da placa-mãe, só ficava a logo da aorus com as opções de boot e etc, e não saia dali. 

Reiniciei, mesma coisa. 

Decidi formatar. Formatei, aparentemente tudo bem... vida que segue. Desliguei o PC, no outro dia, travado na mesma tela. Percebi que ele não estava travado e sim demorando uma eternidade pra passar daquele ponto. Cerca de 20/30 min ele ligou, extremamente lento, uso de 100% do SSD, tarefas simples como abrir o navegador custam mais de 5 min, e não abaixa o uso do disco por nada .

 

Vocês teriam uma ideia do que possa ser e/ou o que fazer para resolver ? 

Já mudei memória virtual, desabilitei opções de update do windows, desabilitei Sysman/superfatch.... e nada resolveu . 

Parece que as vezes ele inicia normal, e as vezes extremamente lento

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott sim. Cheguei até a fazer o procedimento da retirada de bateria pois achei que estava travado e não entrava na BIOS, quando na verdade , ele estava lento até mesmo ora entrar na BIOS....

@FoxBlack retirei o de 240, está rodando somente o de 1 tb. Esqueci de colocar essa informação.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott é o antigo, só que antes funcionava normal. 

Eu tirei o de 240 achando q o problema era ele por ser mais velho e etc. 

eu não consigo entender porque na hora que eu formato ele funciona normal, daí eu desligo o PC e ele começa a travar inteiro.

 

E tem mais uma coisa, depois que eu formatei, eu reiniciei ele por diversas vezes, ele iniciou normalmente, mas quando eu volto com exemplo, 2 horas desligado, começa o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mariana Rosa Ta com cara de alguma coisa de energia. Do que eu tenho de experiência em notebooks as vezes você troca a bateria ou tenta fazer alguma manutenção em alguma parte da placa lógica e acaba mudando alguma coisa que vai pro SSD. Fazendo isso ele corrompe o sistema todo que ta instalado. O problema acontece com os 2 SSD? Eu testaria os dois pra ver se existe a possibilidade de o problema estar acontecendo somente em 1. As vezes pode ser o cabo da fonte ou o cabo sata que estão com defeito. Se houver um problema isolado no SSD da pra tentar inverter os cabos (colocar o cabo sata que esta no SSD de 240 no SSD de um tera e vice versa). Se não for nenhum desses componentes deve ser alguma coisa da sua placa-mãe

Se tiver outro computador ou notebook daria pra por eles conectados a essas outras máquinas e rodar um crystal disk info e disk mark pra ver o desempenho dos SSD

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LNPott sim, temperatura entre 40 e 50.

Sem o SSD tudo funciona. E se eu formato o restante também funciona (até desligar e ficar desligado por 1h ou mais) que é quando começa o problema.

@EllowRain eu não sei, a fonte e relativamente nova uso ela há menos de 1 ano. As peças que eu troquei estavam sendo usadas em outro PC aqui em casa e n tinha nenhum tipo de problema. Não sei mais o que fazer não 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EllowRain diretamente no meu PC não, eu coloquei em uma case externa e rodei em outro PC. O da Kingston está  dando 82% saudável E O Da netac está 100%. O estranho é que agora eu conectei eles no outro PC q estava funcionando normalmente pelo adaptador de HD externo e o PC está travando. O mouse não responde direito, e daí eu retiro e volta volta funcionar normalmente. Ue.

@EllowRain é a energia mesmo . 

Desliguei todas as fans e os leds, RGB e afins, e liguei ele somente com um dos monitores e tcharan.... ele ligou de primeira. 

Pelo jeito antes a fonte segurava, mas agora ela está sobrecarregada e não tá conseguindo sustentar tudo . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual a fonte atual ?

A mudança não foi tão drástica., mudou a placa-mãe e o processador de um Ryzen 5 3500  para um Ryzen 5 3600

Ou seja, era pra fonte aguentar de boa.

* Pode ser a fonte., ou pode ser a placa-mãe.

- Já tive um caso, em que a fonte estava funcionando, mas a energia não circulava de forma adequada pelos circuitos da placa-mãe e não alcançava todos os componentes de forma adequada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@FoxBlack éuma fortrek 500w 80plus bronze. 

só pode ser a fonte, além de ter ligado agora e etc, essa placa e processador estavam funcionando neste outro PC (com uma outra configuração é uma fonte de 750w), a mudança foi que agora a placa-mãe da aorus também tem led e etc e a placa antiga n tinha nada.... não sei se justifica mas é isso. @EllowRain é a energia mesmo . 

Desliguei todas as fans e os leds, RGB e afins, e liguei ele somente com um dos monitores e tcharan.... ele ligou de primeira. 

Pelo jeito antes a fonte segurava, mas agora ela está sobrecarregada e não tá conseguindo sustentar tudo . 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mariana Rosa Recomendo usar uma calculadora de potência pra saber quanto você precisa. Se você trocou a fonte também existe uma probabilidade boa de o problema ser ela. Eu tentaria testar outra fonte no computador pra ter certeza e dae trocar de fonte se ela for o problema de fato. Quando morava em uma cidade que não conhecia nínguem pra pegar uma fonte emprestado eu fui em uma loja de informática com o computado, expliquei a situação pro cara e paguei 20 pila pra usar uma fonte por 3 minutos. Bem no fim que o problema não era a fonte mas eu não precisei comprar outra só pra saber depois que não era ela o problema


https://outervision.com/power-supply-calculator

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mariana Rosa Se reduzindo a carga ele funciona quase certeza que é a fonte. Mas ainda pode ser a placa-mãe... Tenta ligar o pc com os leds desligados e dae ligar um stresse de placa de vídeo e um stresse de cpu ao mesmo tempo. Só faça isso se a fonte for de confiabilidade ok. Se for bomba melhor nem ariscar. Isso vai fazer o consumo energético aumentar significativamente e é capaz de desligar alguma coisa. 

Se desligar o problema é 99% da fonte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!