Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Aqui em casa eu tenho Clamper em tudo.

Um de 5 tomadas nos aparelhos da sala e outro no PC.

O pocket de uma tomada na geladeira, e um de duas tomadas na TV e aparelho da operadora no quarto.

Compre o Clamper, fique mais tranquilo e seja feliz. 😁

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Alexandre Faustino Machado disse:

Então, aqui na minha casa especificamente no meu quarto, a tomada é de 3 buraquinhos mas ja foi aberta e nela n chega o terra. Minha duvida é, eu utilizar um filtro de linha comum e um clamper teria diferença?

Aqui nesta thread recente foi explicado com bastante detalhe o que deve ser feito em caso de ainda não ter aterramento

Aqui uma continuação do trabalho que foi feito pelo Faller há anos, mas eu fiz com muito menos capricho pois usei fotos piores e tenho menos conhecimento, mas ainda assim vale a pena ver

Resumindo: pra quem não tem aterramento o ideal é utilizar um filtro de linha (ou melhor dizendo, uma extensão com microdisjuntor) e a parte do DPS fica por conta do iClamper pocket/fit pois o mesmo não tem capacitores Y que irão prejudicar ainda mais seu neutro.

Os modelos Computer Protector Pro que não são vendidos mais, fabricados pela Clamper, tinham só capacitores X e indutores no estágio de filtragem, o que resolvia o problema de quem não tinha aterramento na questão de "vazar" pro neutro, além de contar com chave microdisjuntora. Mas é passado, não existe mais

O ideal é você ter a chave microdisjuntora + varistores + indutores + capacitores + fusiveis termicos e tanto quanto componentes úteis para filtragem e proteção (via varistor MOV, centelhador a gás, etc) no mesmo dispositivo (na mesma carcaça)

Como isso não é possível para quem não tem aterramento na data que estou escrevendo essa mensagem, a situação encontrada que eu acho "menos pior" é utilizar um iPocket descartável e uma régua com proteção por microdisjuntor gangorra rearmável

Clamper é o mais decente mesmo, principalmente o iClamper 8 que até o ano de 2021 eu abri 2 modelos (joguei 200 reais no lixo pois eu fiz uma destruição total dele para ver tudo) o barramento do iClamper 8 em 2021 continuava decente, a construção decente, só pecando pelo microdisjuntor que dizem eles por falta de peças no mercado tinham de trocar a marca, ora utilizando 250VAC 15A ora utilizando 250VAC 10A, ambos de marcas diferentes, sendo algumas marcas visivelmente bem menos decentes que outras.

Enfim, casa sem aterramento acho melhor só Clamper iPocket/Fit na tomada mesmo. 

2 horas atrás, Rafael Tuco disse:

Aqui em casa eu tenho Clamper em tudo.

Um de 5 tomadas nos aparelhos da sala e outro no PC.

O pocket de uma tomada na geladeira, e um de duas tomadas na TV e aparelho da operadora no quarto.

Compre o Clamper, fique mais tranquilo e seja feliz. 😁

geladeira moderna e outros equipamentos como TV e videogame já hoje em dia capacitores X e Y para filtragem, mesmo com bom aterramento não vejo necessidade de usar em toda casa filtro de linha dessa configuração. Como você mencionou que usa o Pocket na geladeira e outro na TV do outro quarto, ambos não tem estágio de filtragem, acho que você fez a escolha certa. 

Em relação a usar um INTELBRAS Eps 302 ou Eps 301 ele é o único além do Clamper que tem fusível térmico acoplado aos varistores, mas tem capacitor Y... o Faller chegou comentar sobre o EPS 302 e 301, onde a etapa de filtragem não é completa, mas nem por isso podemos ignorar que de fato "é um filtro de linha". Em relação a filtragem, o 

Faça aterramento e aí você tem mais opções, além de evitar morte de alguém. Sem aterramento para quebrar galho use um iPocket/Fit mesmo. Ou esse aqui

Se alguém quiser me doar um iClamper 8 2022 para eu abrir eu aceito, ou alguém abre e tire fotos para vermos o microdisjuntor, barramento e etc. 

Não compre o Pocket ou Fit de 2 pinos a não ser que você vá usar ele para ligar carregador de celular ou notebook 2 pinos (carregador original 2 pinos existe ainda, não é ilegal, depende da construção do fabricante) em uma tomada exclusiva quando for carregar o mesmo. Nunca utilize 2 pinos para fazer gambiarra porque você ainda não fez aterramento

Nós sempre contamos e esperamos que isso é transitório e você irá fazer um aterramento o mais rápido possível

O filtro mais completo que já existiu da Clamper foi esse aqui

iZPSCAy.jpg

Completo não pelo contador de surtos, isso era apenas um plus, ele tinha indutor, proteção pra telefone, proteção cabo rede coaxial(TV/internet/parabólica/etc,etc) 

Tinha indutor, capacitores X, chave microdisjuntora de boa qualidade...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...