Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Salve!! Tenho um notebook acer aspire 5 core i5, que originalmente possuia 8gb de ram. Fiz um upgrade acrescentando mais 16gb de ram, totalizando 20gb( 4 gb sao da placa). Com isso a memória foi dividida em 10 gb para o sistema e 9.9 gb para a GPU, no entanto, quando estou jogando Valorant ou Gta V, o computador só usa no maximo 1240 mb(1.2gb) da GPU. alguém da comunidade porque desse problema. Nem queria usar os 9.9, mas usando 4 gb ja tava bom.

Fiz alguns teste e percebi que meu notebook, esta usando somente a memória dedica( segue a foto).

20220726_201244.jpg

Postado

Você está fazendo confusão aqui. Primeiramente, sua GPU está usando 854MB de memória, como é mostrado na sua foto, acredito que os 1200 que se refere é a frequência da memória, esse valor não tem nada a ver com a quantidade. Se está rodando a 1200MHz quer dizer que você tem memória RAM de 2400MHz, tudo normal. Segundo, uso de memória não quer dizer mais desempenho, os jogos só usam o que eles precisam, e a memória só é ocupada por texturas, shaders, etc. CS:GO/Valorant são jogos baseados em uma engine antiga, além de ser feito para ter a maior compatibilidade possível com hardwares mais fracos, então o uso de memória desse tipo de jogo é bem mais baixo mesmo

Postado
5 minutos atrás, Vitor Harter disse:

@GuilhermeGB obrigado pela disposição, referente aos 1.2gb que falei, é que chegou a atingir em algum momento. Pelo que parece não o Computador não esta compartilhando a memória. 

Você mexeu em alguma coisa pra reservar 10GB para seu vídeo integrado? Se sim, isso é desperdício de recurso pelos seguintes motivos:

1-A memória RAM reservada para o vídeo integrado não poderá ser utilizada pelo PC, mesmo que não esteja sendo utilizada pelo chip gráfico.

2-Mesmo quando a quantidade de memória reservada para o vídeo integrado é pequena, ele sempre pegará espaço emprestado da memória RAM quando estiver livre.

3-E absolutmanete impossível um gráfico integrado Intel de um notebook usar 10GB de memória de vídeo, já vai ser muito difícil você usar mais do que 2GB, até porque os jogos que ele consegue rodar são muito leves e exigem pouca memória. Com relação aos 10GB, os jogos que conseguem usar essa quantidade geralmente são os AAA mais atuais e ainda em resoluções muito altas, como 4K, por exemplo.

Postado
1 minuto atrás, Vitor Harter disse:

@GuilhermeGB não fiz nd, quando coloquei a ram da fez sozinho.

entendo, mas nem digo usar os 10, mas não chega nem a dois como tu disse. Certo, então valeuu pela informações. 

Ah sim, agora entendi a situação, quando eu respondi não tinha carregado essa última imagem que você postou. Mas essa situação aí é aquilo que eu disse pra você, o Windows disponibiliza uma parte da memória RAM para que o chip gráfico consiga utilizar, mesmo que não esteja reservado exclusivamente pra ele. Essa quantidade depende do total de RAM que você tem disponível, como você tem bastante, ele está disponibilizando 10GB.

Mesmo quando você tem uma placa de vídeo dedicada, como é meu caso, o Windows também disponibiliza uma quantidade de RAM que pode ser acessada caso a memória dedicada seja totalmente utilizada, mas nesse caso haverá penabilidade de desempenho devido a enorme diferença de velocidade entre a memória de vídeo dedicada de uma placa de vídeo (na casa dos 200~400GB/s) e a memória RAM do PC (na casa dos 30~50GB/s). Como você pode ver aqui no meu print, como eu tenho 16GB de RAM, minha placa de vídeo poderia usar até 8GB dela caso ela use totalmente os 6GB quer ela tem exclusivamente pra ela:

Screenshot_26.png.6fb0462ad4f537115f1f8aa733956098.png

Postado

@GuilhermeGB compreendo!! O que achei estranho é que acusa por exemplo 85% de uso da gpu, mas marca no msi 800mb, e no gerenciador de tarefa marca 0,8gb/9.9gb , teria que marca então 10% mais ou menos. Como se não estivesse ativado o compartilhamento, entende. Mas deve ser a placa grafica que é fraca mesmo, valeuuu. 

Postado
11 horas atrás, Vitor Harter disse:

@GuilhermeGB compreendo!! O que achei estranho é que acusa por exemplo 85% de uso da gpu, mas marca no msi 800mb, e no gerenciador de tarefa marca 0,8gb/9.9gb , teria que marca então 10% mais ou menos. Como se não estivesse ativado o compartilhamento, entende. Mas deve ser a placa grafica que é fraca mesmo, valeuuu. 

Não, você está confundindo novamente, o uso da GPU é uma coisa, o uso da memória de vídeo é outra. O uso da GPU se refere à carga aplicada no processador gráfico, a memória de vídeo apenas auxilia o processador gráfico servindo como memória cache/armazenamento temporário para dados utilizados durante a renderização. Você pode ter seu processador gráfico rodando a 100% e mesmo assim estar ocupando apenas 10% da memória disponível, ou vice-versa também (o que seria péssimo), pois nem todos os jogos precisarão alocar a mesma quantidade de memória de vídeo.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...