Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um Ryzen 5 1500x (primeira geração), placa ab350 da gigabyte e memórias hyperx savage (DDR4). Tecnicamente todos são possuem suporte para rodar com memórias até 2666MHz, mas quando eu troco o perfil da memória na BIOS para os que já vem pre definidos (tanto 2400MHz quanto o de 2666MHz) o pc não da boot (não chega nem na parte da BIOS), dá 3 bips rápidos e reinicia ficando nesse loop. Só volta a iniciar quando reseto a BIOS e ele volta pra frequência base de 2133MHz. Alguém tem alguma ideia de como resolver?

Postado

Apesar de estar na especificação que consegue atingir tal frequência, acontece e muito de não ser regra. Assim como às vezes até mesmo consegue ultrapassar as especificações.

Tudo isso depende da qualidade do IMC do seu processador e os chips de memória da RAM, claro que o chipset e a placa-mãe como um todo também tem um papel importante no resultado final. Um nome muito usado para descrever isso é loteria do silício, onde deixa claro que mesmo que pegue dois processadores do mesmo modelo, por exemplo, não vão ser exatamente iguais na prática. Um poderá ter mais capacidade para subir clocks e estabilizar tensões do que o outro.

O que você pode fazer é configurar a memória manualmente folgando os timings e aumentando a tensão para conseguir estabilizar ela. Acredito que, o mais provável, seja que os perfis pré-definidos da placa-mãe estejam um pouco agressivos.

Se for do seu interesse, recomendo que você pesquise sobre os timings da RAM no YouTube. Assim, entenderá melhor sobre o que estou dizendo. Depois que você tiver isso em mente acredito que conseguirá atingir melhores resultados.

Boa sorte. 👍

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...